domingo, 8 de maio de 2016

NITERÓI SUSTENTÁVEL: Barreto terá ciclovia e uma nova praça


Linha férrea dará lugar a uma ciclovia com árvores de ambos os lados
Foto: Douglas Macedo

Edital para revitalização de parte do bairro foi lançado neste mês. Intervenções estão orçadas em mais de R$ 700 mil.

Pamella Souza

Depois de um processo de degradação ao longo dos últimos 40 anos, a Rua General Castrioto, no Barreto, na Zona Norte, se transformará em uma espécie de boulevard. O projeto da Prefeitura de Niterói pretende revitalizar a via, com a implantação de uma ciclovia de 360 metros e a construção de uma nova área de convivência em um espaço atualmente abandonado.

A via também ganhará nova iluminação, pavimentação e arborização. O investimento é de pouco mais de R$ 710 mil. De acordo com a Prefeitura de Niterói, o edital de licitação para o início das obras foi lançado no último dia 3 e o pregão deverá ocorrer no final deste mês.

Os antigos trilhos de trem, que já não são utilizados há anos, darão lugar a uma ciclovia, beneficiando e estimulando o transporte alternativo. Contribuindo para o replantio e sustentabilidade, a área exclusiva para ciclistas terá árvores de ambos os lados.

Passando pela General Castrioto, a ciclovia ligará a Rua Doutor March e a Avenida Benjamin Constant, que passa por um processo de duplicação atualmente. O objetivo da obra é melhorar a mobilidade, acessibilidade e circulação no interior do bairro. Além disso, a via vai ganhar nova pavimentação e melhorias em iluminação, uma das maiores reclamações de pedestres.

Uma praça também será construída na Rua General Castrioto, entre a Travessa Vinte e Dois de Maio e Rua Assis Vasconcelos, em frente ao Colégio Pedro II. O espaço de lazer contemplará uma área de convivência com mesas e bancos, piso intertravado, academia para terceira idade, brinquedos para crianças, além de um palco, para futuros eventos culturais que serão realizados no local.

Segundo moradores do Barreto, as transformações podem valorizar ainda mais o bairro e a troca dos antigos trilhos de trem pela ciclovia é mais uma motivação para deixar o carro em casa e utilizar o transporte alternativo. “Trabalho no Centro de Niterói e, com essa ciclovia, posso fazer esse trajeto de bicicleta sem ter que me preocupar com os carros invadindo o espaço. Acho que essa ciclovia pode beneficiar muito os moradores daqui. Vai ser muito bom”, disse o comerciante Paulo Victor Morais, de 31 anos.

Segundo ele, a área onde será construída a praça estava abandonada e se tornará mais uma opção de lazer para os moradores da Zona Norte. “Esse lugar aqui ficava vazio e nada era investido nele. Só tinha mato crescendo e mais nada. As crianças terão um novo lugar para brincar e se distrair. O bairro estava precisando disso”, declarou Paulo.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura seguirá ampliando a sua malha cicloviária







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.