quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim será entregue em agosto



O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou as obras da Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim
Foto: Divulgação / Alexandre Vieira


Local abrigará três órgãos: Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Departamento de Fiscalização de Posturas

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na manhã desta quarta-feira (25) as obras da Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim, no Barreto, na Zona Norte da cidade. A previsão é que o equipamento seja inaugurado em agosto. Orçada em R$ 14,4 milhões, a Cidade da Ordem Pública, que está sendo construída no terreno onde funcionava o 4º GCAM do Exército, abrigará três órgãos: Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Departamento de Fiscalização de Posturas. A obra se encontra na fase da laje e das paredes internas. Após isso, serão feitos o acabamento e as instalações elétricas.

Na Guarda Municipal haverá estande de tiro; canil com capacidade para até dez cães; consultório veterinário e ambulatório; um auditório com capacidade para 350 pessoas; alojamentos masculino e feminino; refeitório com capacidade para 114 pessoas; duas salas de aula que comportarão 50 pessoas em cada; salas do departamento de ensino,da corregedoria, do inspetor-geral e do de dia, e da ouvidoria; depósito de mercadorias apreendidas; almoxarifado; setor de comunicações; Coordenadoria de Trânsito; setor de planejamento; RH; arquivo; 13 banheiros; e depósito de lixo.

A Secretaria de Ordem Pública contará, além dos gabinetes do secretário e dos subsecretários administrativo e operacional, com salas de monitoramento, logística, de reunião e de apoio, Coordenadoria de Inteligência, arquivo e oito banheiros.

Já o Departamento de Fiscalização de Postura terá recepção, salas de fiscais, do diretor e de reunião, cartório, arquivo, copa, sete banheiros e depósito de lixo.

Rodrigo Neves destacou a importância da Cidade da Ordem Pública para Niterói:

"Este projeto é sonhado há muitos anos pela Guarda Municipal, que nunca teve uma sede, uma estrutura de formação. Não tenho dúvidas de que esse equipamento será o melhor centro de formação de uma guarda municipal no Estado do Rio de Janeiro. Além dos alojamentos, terá salas de aulas, auditório para 350 pessoas, canil, estande de tiro, uma estrutura de refeitório. Tudo à altura do que desejamos para a Guarda Municipal de Niterói, que é torná-la a melhor do país. Por outro lado, esse local ficou abandonado por mais de 15 anos, degradando o bairro do Barreto. Na medida que vamos ter aqui um equipamento de segurança e de ordem pública, não tenho dúvidas que irá contribuir para requalificar do ponto de vista urbano o bairro", declarou.

O secretário municipal de Ordem Pública, Gílson Chagas, disse que a Guarda Municipal de Niterói vem passando por mudanças importantes nestes últimos três anos.

"A Guarda está em uma sede acanhada e, em menos de quatro anos, tivemos uma mudança enorme na corporação. A expectativa dos nossos guardas para a inauguração deste equipamento é grande e, com certeza, ele será o melhor do Brasil. Nossa Guarda era patrimonial e hoje é cidadã, mais próxima da população, trabalhando com ordem pública. A nova sede será uma mudança de paradigma e uma justa homenagem ao coronel Marcus Jardim. Vamos qualificar os nossos guardas e realizar a especialização deles em meio ambiente, trânsito, socorro de emergência e oferecer vagas também para outras guardas municipais para que se utilizem de nossas estruturas" , disse.

O inspetor-geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, afirmou que a nova sede será aberta para a população.

"Vamos abrir espaço para a população. Teremos aqui vários projetos sociais, colônia de férias para crianças. Todos terão acesso, sem restrição nenhuma. A comunidade do Barreto pode contar conosco, estamos à disposição", declarou.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, afirmou que o equipamento vai melhorar a sensação de segurança na região.

"O local onde será a Cidade da Ordem Pública era um espaço abandonado, as pessoas passavam aqui com medo de serem assaltadas. Já com a obra, isso está mudando e, quando estiver tudo pronto, vai ajudar na segurança. O ir e vir da Guarda Municipal vai dar sensação de segurança para a população", salientou.

Fonte: O Fluminense



-----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Gilson Chagas: "Queremos fazer da Guarda Municipal de Niterói a melhor do país"










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.