terça-feira, 10 de maio de 2016

OBRAS DO MAC SERÃO CONCLUÍDAS ESTE MÊS




09/05/2016 - Em visita na tarde desta segunda-feira (09/05) nas obras de revitalização do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, o prefeito reafirmou que as intervenções estarão concluídas ainda este mês.

Com investimentos de R$ 7 milhões, o museu vai se tornar mais moderno, sustentável e com inovações que incluem um sistema de ar condicionado eficiente, impermeabilização da cobertura do prédio, limpeza e pintura da fachada e da rampa; troca de carpete (indicado pelo Iphan), reforma dos banheiros, uma nova recepção e loja, nova iluminação em LED para o espelho d’água e prédio, com projeto de Peter Gasper, nova sinalização interna, substituição das grades da entrada por vidro, deixando ainda mais bela a fachada do MAC, que poderá ser admirada por pedestres e transeuntes das vias do Mirante da Boa Viagem.

O prefeito confirmou que, no dia 28 de maio, será realizado um evento internacional no museu em parceria com a Louis Vuitton, que vai trazer 500 convidados para assistir ao desfile e ao lançamento da marca em 2016. Para o segundo semestre, uma campanha será divulgada no mundo todo, em cidades como Tóquio, Pequim, Moscou, Paris, Londres e Nova York, e, em todos esses locais, haverá divulgação de Niterói e do MAC, que, segundo o prefeito, vai trazer uma repercussão internacional muito positiva para Niterói e resultados em termos de visitação e do conhecimento do museu e do turismo da cidade.

Com as obras, o MAC torna-se uma "referência em acessibilidade, sustentabilidade e modernidade".


O chefe do Executivo municipal disse também que, no início de junho, será realizado um grande evento de abertura do museu, que terá exposições patrocinadas pela Louis Vuitton pelos próximos 12 meses.

"A obra está entrando na reta fina, conforme planejamento. Nosso objetivo desde o início da estruturação do projeto era dotar o MAC de uma infraestrutura compatível com o status do museu, que tem projeção internacional. O MAC é uma das obras-primas do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, gênio que teve capacidade de projetar uma obra com essa beleza, que se integra extraordinariamente à paisagem. O museu completa 20 anos agora em setembro. Ele precisava desta primeira reforma geral, com expressivo investimento da Prefeitura e do governo federal com objetivo de torná-lo referência em acessibilidade, sustentabilidade e modernidade. O MAC faz 20 anos em 2016, mas quem está ganhando um presente muito especial é a cidade e o Brasil, já que o museu hoje é parte do patrimônio cultural do país, tombado pelo Iphan", salientou.

O deputado federal e agora presidente da Comissão de Cultura da Câmara Federal Chico D´Angelo acompanhou o prefeito na visita e elogiou a qualidade da obra.

"Essa obra tem um bom gosto incrível e vai dar uma nova vida ao MAC. O museu é referência no Brasil, e a obra vai jogá-lo em uma dimensão ainda maior. Acho que essas intervenções no MAC botam mais orgulho em quem vive na cidade", afirmou.

O presidente da FAN (Fundação de Artes de Niterói), André Diniz, disse que o MAC terá padrão internacional.

"Com esse volume de investimentos, a partir de 2016, o MAC será um museu de padrão internacional, que não vai dever em nada aos de outros países em termos de referência em acessibilidade, imagem e preservação", declarou.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.