domingo, 21 de dezembro de 2014

VERÃO SERÁ DE MUITO CALOR E CHUVA: saiba como Niterói se preparou para o verão



Meteorologistas preveem temperaturas elevadas para este verão, que também deve ser marcado por temporais, sempre no fim das tardes. Foto: Douglas Macedo
 
De acordo com institutos de meteorologia, estação promete ser mais quente em 2015, com muitas pancadas de chuva
 
A estação mais quente que começou oficialmente neste sábado, às 21h03 pelo horário brasileiro de verão, promete ser de muito mais calor do que se esperava. De acordo com o instituto Clima Tempo, teremos mais temperaturas elevadas do que o normal e a chuva deve ser bastante irregular no país. Ainda de acordo com o instituto, em janeiro, teremos mais chuva sobre o Sudeste e Mato Grosso do Sul. Com o alerta, banhistas na região fluminense planejam mais atividades nas áreas litorâneas.
 
“Mesmo fora do verão nós já temos que ter muitos cuidados. Sempre que dá estamos com óculos escuros e passamos o protetor solar para evitar queimaduras na pele. E é claro que roupas leves sempre ajudam a manter um clima mais refrescante. Agora, já para curtir, não existe outra opção melhor do que curtir as praias. Itacoatiara e Camboinhas são as nossas preferidas. Além da diversão, esses lugares deixam a gente mais relaxado”, afirma a estudante de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF) Brunna Spindola, 20 anos, acompanhada do namorado, Igor Pestana, de 21 anos, também estudante de estatística.
 
A mesma opinião tem a estudante de Nutrição Izabella Moreira, de 20 anos. Segundo ela, além de beber bastante líquido e se hidratar, vale a pena incluir na alimentação, saladas e frutas, muitas frutas.
 
“Para aliviar esse o calor só mesmo muito líquido e curtir locais em que houver água em abundância para se refrescar. Com temperaturas mais elevadas, sem dúvidas que vou voltar mais vezes à praia”, disse enquanto apreciava a paisagem de Icaraí.
 
O Clima Tempo explica que no último verão houve um bloqueio oceânico no Pacífico Sul que impediu a passagem das frentes frias sobre a América do Sul. Neste próximo verão não teremos bloqueios tão fortes assim. As frentes frias passarão e avançarão até o Sudeste e eventualmente até o Nordeste, provocando mais chuva do que no começo deste ano de 2014. O instituto esclarece ainda que isso não significa que o problema da falta d’água nos grandes reservatórios será resolvido.
 
O mesmo entendimento também tem a Somar Meteorologia. Segundo o instituto, esperam-se períodos úmidos alternados com períodos secos e quentes no Rio de Janeiro, sendo que o fim da estação apresentará maiores défices hídricos (menos chuva) e temperaturas mais elevadas.
 
Ainda de acordo com a Somar, as chuvas deverão ocorrer, na sua maioria, em forma de pancadas de final de tarde, sem grandes períodos completamente fechados ou chuvosos. Já a temperatura ficará ligeiramente acima da média do período, exatamente pela maior irregularidade nas chuvas.
 
Verão começa com instabilidade – O tempo firme e o calor estão com os dias contados no Estado do Rio de Janeiro. Com o avanço da frente fria, áreas de instabilidade começam a ganhar força e vão provocar chuva de forma abrangente, segundo o Clima tempo. As pancadas devem acontecer principalmente entre a tarde e a noite e há o risco de chuva forte.
 
Durante este sábado e domingo, o céu ficará carregado de nuvens e a chuva se espalha por todo o Estado. As pancadas ocorrem principalmente entre a tarde e a noite. Com a maior quantidade de nuvens no céu, a tendência é de queda de temperatura ao longo das tardes, mas não a ponto de provocar frio. Ainda de acordo com o instituto, a expectativa para o Natal também é instabilidade.
 
A estação acabará no dia 20 de março às 19h45, no horário de Brasília

Fonte: O Fluminense


------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Sobre o Verão
Verão chega e promete agitar a orla niteroiense
Esporte cada vez mais presente no cotidiano de Niterói
---------------------------------------------------------

SAIBA COMO NITERÓI SE PREPAROU PARA O VERÃO DE 2014-2015 E PARA OS PRÓXIMOS

Sobre a Defesa Civil
Defesa Civil de Niterói lança site e página em rede social

Niterói Mais Verde: controle da ocupação desordenada das encostas
Fazendinha, no Sapê, recebe as primeiras ações integradas dos programas Niterói + Verde e Morar Melhor

Parques
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA
NITERÓI SEM QUEIMADAS: prevenção ao fogo em vegetação
Queima irregular de lixo provoca incêndio no Fonseca
Guarda Ambiental de Niterói controla incêndio no Parque da Cidade
Novos focos de incêndio no Parque da Cidade
Prefeitura de Niterói e Bombeiros combatem fogo em mata do Parque da Cidade
Guarda Ambiental atua junto com Bombeiros no combate a incêndios em Niterói
Danos causados pelo fogo nas encostas de Niterói (sobrevoo de 10/02/2014)
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor

Gestão de Encostas
Gestão dos rios de Niterói: a emergência e o "passo a frente"
Melhoria na infraestrutura urbana de comunidades
Prefeitura assina primeiro contrato de obra contemplada pelo financiamento do BID
Niterói: R$ 370 milhões para Habitação e R$ 25 milhões para Contenção de Encostas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.