Fiscalização será intensificada com vistoria de itens obrigatórios de segurança e documentação de embarcações. Foto: Divulgação/Palácio Guanabara |
As ações de fiscalização se dará nas embarcações encontradas nas praias, rios e lagos durante o verão para vistoriar itens obrigatórios de segurança e documentação
Até o dia 16 de março, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) vai intensificar a fiscalização em rios, praias e lagoas de todo o estado. O objetivo da Operação Verão é vistoriar itens obrigatórios de segurança e a documentação das embarcações. A operação, coordenada pelo Comando da Marinha, acontece em todo o território nacional.
O comandante da Capitania dos Portos, capitão de mar e guerra Paulo César Colmenero, explicou que o objetivo da operação é garantir a segurança das navegações, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica a partir dos navios.
“O verão é o período do ano em que aparece o maior fluxo de embarcações de esporte, recreação e turismo náutico, por isso decidimos reforçar o trabalho de fiscalização”, disse.
De acordo com Colmenero, caso os inspetores da capitania encontrem qualquer tipo de irregularidade, o proprietário ou responsável pela embarcação será multado. “A pessoa será notificada e receberá um auto de infração. Ela também está sujeita a multa e a penalidades que podem ir desde a suspensão temporária até a cassação definitiva da habilitação,” explicou.
Segundo o Comando da Marinha, os principais aspectos verificados são a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, o material de salvatagem (coletes e boias), os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Os agentes vão fiscalizar também se as embarcações estão respeitando os limites para navegação, com o objetivo de “garantir a integridade física dos banhistas”.
A corporação informou também que o reforço no trabalho da capitania, durante o período da Operação Verão, inclui ações participativas com entidades náuticas e colônias de pescadores; apoio a eventos esportivos e culturais; bem como a execução de palestras educativas para divulgar as principais normas de segurança da navegação. Guarda-vidas - Na orla de todo o Estado do Rio, até março, também haverá o reforço de 50% no efetivo do Corpo de Bombeiros, que conta com 900 guarda-vidas. Os militares contam com o auxílio de equipamentos como jet-skys, botes aquáticos, quadriciclos, lanchas e helicópteros.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.