quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Após mais um prêmio, Martine e Kahena comemoram química perfeita


Eleitas melhores do ano pela Federação Internacional de Vela, ex-rivais no esporte e amigas desde a infância levam também o troféu do Prêmio Brasil Olímpico 2014.


Assista ao vídeo da premiação clicando na imagem.
A afinidade era natural desde a infância. Cresceram como rivais na classe Optmist, mas sempre foram amigas fora da água. Em 2009, perceberam que dividindo um mesmo barco, mesmo que por uma competição, poderiam ir longe. Venceram o Mundial Junior na classe 420 e logo em seguida tomaram caminhos diferentes. Martine Grael continuou nas regatas, enquanto Kahena Kunze decidiu dar uma pausa para fazer faculdade de Engenharia Ambiental. Há dois anos, resolveram unir forças novamente para encarar a campanha olímpica na 49erFX. A química estava lá, intacta. E endossada pelo título mundial - o primeiro da história da vela feminina brasileira na história do campeonato - conquistado nesta temporada na Espanha. Depois de terem sido escolhidas pela Federação Internacional como as melhores velejadoras de 2014, levaram também o Prêmio Brasil Olímpico 2014.

O discurso não estava pronto. A escolha, diante de adversárias tão fortes como Ana Marcela Cunha, tricampeã da Copa do Mundo de maratonas aquáticas; e Mayra Aguiar, judoca campeã mundial, foi considerada uma surpresa pelas parceiras.
- Não foi um ano perfeito.  Seria assim se a gente tivesse conseguido ganhar tudo com muita distância. Foi excelente, mas a gente não  está sobrando, nossas disputas foram muito apertadas e acho que temos que trabalhar muito para tentar se manter na frente.  Acho que vai ser muito difícil a gente conseguir repetir esse resultado em 2015, mas a gente tem mais estímulo com esses prêmios que ganhamos. Temos que pensar no agora para poder chegar bem nos Jogos de 2016 - disse Martine.




Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, ela não nega o desejo de aumentar a coleção de medalhas olímpicas da família. Mas procura manter os pés no chão e os ouvidos abertos para o pai. Ouve todas as dicas, guarda os ensinamentos e elogia a ética o espírito esportivo daquele que funciona como seu espelho. Se conseguirá fazer com Kahena uma dupla tão afiada, vitoriosa e duradoura como foi a de Torben com Marcelo Ferreira, Martine prefere deixar claro que os ingredientes existem.
- É difícil comparar, são pessoas diferentes. Em qualquer  time o convívio conta muito, porque a gente passa meses fora, 24h por dia, sete dias por semana muito próximas uma da outra.O convívio é muito intenso. O segredo para dar tão certo a nossa parceira é porque  Kahena é muito fácil de lidar. Tem um temperamento forte e isso conta na hora da competição, tem muita garra, muita vontade de ganhar.  E acho que ela é muito parecida comigo, porque também não gosta de perder. Então, a gente fica chateadas junto, felizes junto. A química é tudo numa dupla e desde 2009 senti essa química com ela. Kahena se propôs a começar com muita garra e isso fez diferença. A gente gosta das mesmas coisas. Em viagens a gente cozinha e é fácil porque ela gosta das mesmas comidas que eu, das mesmas músicas.

E de fazer trilhas, de pedalar ao ar livre. Costumam chegar um pouco antes das competições para poderem aproveitar essas atividades juntas.

- Nós sempre fomos muito amigas, curtimos estilos de vida iguais e isso dá supercerto. Aí apareceu essa classe nova, que é veloz e tem que ter química e sintonia. Eu não estaria fazendo essa campanha sem Martine, porque ela é uma velejadora incrível. Você não é nada se não tiver seu companheiro,  a gente é um barco. Não sei o que seria de mim sem Martine. Você não ganha sozinha. É é uma honra enorme representar as mulheres da vela - afirmou Kahena.

Herdeira de Claudio Kunze, também campeão mundial, Kahena diz que as duas estão preparadas para lidar com a pressão que aumentará depois de uma temporada marcada por seis conquistas (venceram também as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil e o evento-teste para as Olimpíadas do Rio).

- Meu pai é um grande velejador e me ajudou muito a continuar na campanha, sempre me apoiou e está todo orgulhoso (risos). E dá palpite. Pai é pai (risos). E o pai da Martine, além de ser um ídolo, está sendo um grande técnico da seleção, fazendo parte do time. Tudo juntou e está dando certo. Eu e Martine não sentimos essa coisa de pressão. Vamos fazer o nosso melhor, mas é claro que uma medalha de ouro não seria mal. Depois de um ano como este, a gente sabe que a expectativa vai aumentar. Vai ser normal e temos que lidar com isso até 2016.

Fonte: Globo Esporte


--------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

MARTINE GRAEL / KAHENA KUNZE E ARTHUR ZANETTI VENCEM O PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO
JORNAL NACIONAL: Velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze são eleitas melhores do mundo
Torcida: Martine Grael e Kahena Kunze concorrem amanhã ao Prêmio de Melhores do Ano
Com a medalha de ouro do Mundial, Martine e Kahena desembarcam no Rio sob aplausos
CAMPEÃS MUNDIAIS! FOTOS DA VITÓRIA DE MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE
É OURO!!! MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO CAMPEÃS MUNDIAIS
Assista ao vídeo com Torben, Martine e Kahena no Esporte Espetacular
MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO OURO NO AQUECE RIO
VITÓRIA! Aquece Rio: Martine e Kahena faturam o título na 49erFX
Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança na Classe 49erFX, no Aquece Rio
Niterói recebe Delegação Brasileira de Vela
Rio Yacht Club é avaliado esta semana pelo COB como base da seleção para os Jogos de 2016
Espírito de grupo: velejadoras se unem por nova medalha feminina nos Jogos
Rio Yacht Club, de Niterói, um dos mais tradicionais clubes náuticos do país, será a base principal da Equipe Brasileira de Vela
Assista à matéria do Bom Dia Brasil com Torben e Martine Grael
Torben Grael admite que lixo em raia olímpica pode definir medalha nos Jogos de 2016
Seleção Brasileira de Vela é apresentada em Niterói
CBVela e COB apresentam nesta terça a equipe que disputa o Evento Teste








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.