Eleitas melhores do ano pela Federação Internacional de Vela, ex-rivais no esporte e amigas desde a infância levam também o troféu do Prêmio Brasil Olímpico 2014.
Assista ao vídeo da premiação clicando na imagem. |
O discurso não estava pronto. A escolha, diante de adversárias tão fortes como Ana Marcela Cunha, tricampeã da Copa do Mundo de maratonas aquáticas; e Mayra Aguiar, judoca campeã mundial, foi considerada uma surpresa pelas parceiras.
- Não foi um ano perfeito. Seria assim se a gente tivesse conseguido ganhar tudo com muita distância. Foi excelente, mas a gente não está sobrando, nossas disputas foram muito apertadas e acho que temos que trabalhar muito para tentar se manter na frente. Acho que vai ser muito difícil a gente conseguir repetir esse resultado em 2015, mas a gente tem mais estímulo com esses prêmios que ganhamos. Temos que pensar no agora para poder chegar bem nos Jogos de 2016 - disse Martine.
Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, ela não nega o desejo de aumentar a coleção de medalhas olímpicas da família. Mas procura manter os pés no chão e os ouvidos abertos para o pai. Ouve todas as dicas, guarda os ensinamentos e elogia a ética o espírito esportivo daquele que funciona como seu espelho. Se conseguirá fazer com Kahena uma dupla tão afiada, vitoriosa e duradoura como foi a de Torben com Marcelo Ferreira, Martine prefere deixar claro que os ingredientes existem.
- É difícil comparar, são pessoas diferentes. Em qualquer time o convívio conta muito, porque a gente passa meses fora, 24h por dia, sete dias por semana muito próximas uma da outra.O convívio é muito intenso. O segredo para dar tão certo a nossa parceira é porque Kahena é muito fácil de lidar. Tem um temperamento forte e isso conta na hora da competição, tem muita garra, muita vontade de ganhar. E acho que ela é muito parecida comigo, porque também não gosta de perder. Então, a gente fica chateadas junto, felizes junto. A química é tudo numa dupla e desde 2009 senti essa química com ela. Kahena se propôs a começar com muita garra e isso fez diferença. A gente gosta das mesmas coisas. Em viagens a gente cozinha e é fácil porque ela gosta das mesmas comidas que eu, das mesmas músicas.
E de fazer trilhas, de pedalar ao ar livre. Costumam chegar um pouco antes das competições para poderem aproveitar essas atividades juntas.
- Nós sempre fomos muito amigas, curtimos estilos de vida iguais e isso dá supercerto. Aí apareceu essa classe nova, que é veloz e tem que ter química e sintonia. Eu não estaria fazendo essa campanha sem Martine, porque ela é uma velejadora incrível. Você não é nada se não tiver seu companheiro, a gente é um barco. Não sei o que seria de mim sem Martine. Você não ganha sozinha. É é uma honra enorme representar as mulheres da vela - afirmou Kahena.
Herdeira de Claudio Kunze, também campeão mundial, Kahena diz que as duas estão preparadas para lidar com a pressão que aumentará depois de uma temporada marcada por seis conquistas (venceram também as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil e o evento-teste para as Olimpíadas do Rio).
- Meu pai é um grande velejador e me ajudou muito a continuar na campanha, sempre me apoiou e está todo orgulhoso (risos). E dá palpite. Pai é pai (risos). E o pai da Martine, além de ser um ídolo, está sendo um grande técnico da seleção, fazendo parte do time. Tudo juntou e está dando certo. Eu e Martine não sentimos essa coisa de pressão. Vamos fazer o nosso melhor, mas é claro que uma medalha de ouro não seria mal. Depois de um ano como este, a gente sabe que a expectativa vai aumentar. Vai ser normal e temos que lidar com isso até 2016.
Fonte: Globo Esporte
--------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
MARTINE GRAEL / KAHENA KUNZE E ARTHUR ZANETTI VENCEM O PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO
JORNAL NACIONAL: Velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze são eleitas melhores do mundo
Torcida: Martine Grael e Kahena Kunze concorrem amanhã ao Prêmio de Melhores do Ano
Com a medalha de ouro do Mundial, Martine e Kahena desembarcam no Rio sob aplausos
CAMPEÃS MUNDIAIS! FOTOS DA VITÓRIA DE MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE
É OURO!!! MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO CAMPEÃS MUNDIAIS
Assista ao vídeo com Torben, Martine e Kahena no Esporte Espetacular
MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO OURO NO AQUECE RIO
VITÓRIA! Aquece Rio: Martine e Kahena faturam o título na 49erFX
Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança na Classe 49erFX, no Aquece Rio
Niterói recebe Delegação Brasileira de Vela
Rio Yacht Club é avaliado esta semana pelo COB como base da seleção para os Jogos de 2016
Espírito de grupo: velejadoras se unem por nova medalha feminina nos Jogos
Rio Yacht Club, de Niterói, um dos mais tradicionais clubes náuticos do país, será a base principal da Equipe Brasileira de Vela
Assista à matéria do Bom Dia Brasil com Torben e Martine Grael
Torben Grael admite que lixo em raia olímpica pode definir medalha nos Jogos de 2016
Seleção Brasileira de Vela é apresentada em Niterói
CBVela e COB apresentam nesta terça a equipe que disputa o Evento Teste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.