sábado, 20 de dezembro de 2014

Espaços ao ar livre tornam Niterói especial.


Natasha Borges pratica vôlei de praia nas areias de Icaraí. Foto: Lucas Benevides


Ana Paula Soares

Niterói reserva espaços abertos que são um deleite aos moradores da cidade

A Cidade Sorriso conquista pelos seus espaços ao ar livre e ótimos ambientes de lazer para seus moradores ou quem vem visitá-la. Desde o Parque da Cidade, em São Francisco, até o pátio do Museu de Arte Contemporânea, na Boa Viagem, as pessoas têm à disposição áreas construídas pelo homem que convivem em harmonia com a beleza natural estonteante da cidade. Isso sem falar das praias da Região Oceânica, que são berço de convivência da “geração saúde”, através de esportes, nas águas ou na montanha, como surf e, claro, o slackline e o ioga. Já as praias da Zona Sul são conhecidas pela prática de esportes como vôlei, peteca, stand up paddle, caminhada, corrida, futebol de areia e circuitos.

A estudante de Educação Física Natasha Borges, de 25 anos, está de segunda a sexta-feira nas areias de Icaraí, a partir das 6h30, para treinar vôlei de praia. De família fã de esportes, ela começou aos 12 anos e não parou mais. Já disputou campeonatos com equipes de base, mas, hoje, busca se recolocar na equipe nacional para entrar no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

“Venho de Pendotiba há três anos e marco nesse horário porque meu técnico já tem hora marcada depois das 8h30. Comecei jogando em quadras e não gostei. Tenho pavor de lugar fechado. Preferi vir para a praia. Aqui, vejo pessoas se exercitando, belas paisagens, um clima que me deixa relaxada. É a melhor forma de treinar e começar meu dia”, revela Natasha, que ainda faz estágio duas vezes por semana na escolinha do técnico à noite, também na Praia de Icaraí.

Os três amigos e estudantes Tamires Souza, Raphael Matta e Fernando Botelho aproveitam as férias do colégio para caminhar no calçadão de Icaraí. Chegam ao local às 8h30, às vezes com uma turma ainda maior, para fazer a atividade e colocar o papo em dia.

“Temos caminhado praticamente todos os dias enquanto estamos de férias. A paisagem é ótima, mesmo a água da baía não sendo limpa. Venho à noite também para correr sozinho. Me sinto parte de uma comunidade. As pessoas aqui de Icaraí falam ‘bom dia’, ‘boa noite’, ou simplesmente te dão um sorriso. É prazeroso”, comenta Raphael.

Alguns hábitos são difíceis de serem perdidos, ainda mais quando eles fazem bem. Esse é o caso do gonçalense Thiago Gomes, que, quando trabalhava em Icaraí, aproveitava o tempo de almoço para dar uma volta na praia. Dessa vez, o motivo é mais nobre: Thiago está levando seu filho de 2 anos nas areias pela segunda vez.

“Adoro brincar com ele na areia. Nos divertimos, curtimos o Sol e a brisa da manhã. Iago fica imitando minhas ‘bananeiras’ e aproveita para correr. Parece mesmo que ele se sente mais livre”, conta Thiago.

No parque - Quem curte muito o Campo de São Bento são as mamães, que encontram no local um ótimo espaço de lazer para os filhos, em contato com vários tipos de árvores e alguns animais locais, como as garças, que visitam o lago central do parque, em Icaraí. Uma das que não abre mão do passeio com as duas filhas – Carolina, de 2 anos, e Camila, de 4 meses –, pelo menos três vezes por semana, é Paula Amorim Politi, de 33.

“É intrínseco ao ser humano o contato com a natureza e acho que isso faz muito bem às meninas, que podem brincar, se desenvolver, conhecer novas crianças e fazer amizades. Eu mesma já fiz amigos aqui. Às vezes, elas estão em casa agitadas e, quando venho para cá, elas voltam para casa tranquilas”, assume Paula.

Uma das vistas mais deslumbrantes que Niterói reserva é a do Parque da Cidade, em São Francisco. A dica é tomar um café da manhã ou ver o pôr do sol no local.

Já na Região Oceânica, a “moça dos olhos” é a Praia de Itacoatiara, uma das mais belas do Estado do Rio de Janeiro. O paraíso preferido dos surfistas.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Verão chega e promete agitar a orla niteroiense
Esporte cada vez mais presente no cotidiano de Niterói
Skate Park de São Francisco também abrigará atividades ligadas a cultura urbana
Treinão de Polo Aquático movimenta Praia de Itaipu neste sábado









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.