domingo, 28 de dezembro de 2014

INCÊNDIO DESTRÓI VEGETAÇÃO EM ÁREA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA, NO ENTORNO DA LAGOA DE ITAIPU


No início da tarde de hoje, por volta de 13:00, fomos informados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, sobre a ocorrência de um incêndio no Setor Lagunar (entorno da Lagoa de Itaipu) do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Acionamos os Bombeiros através do Cel. Fábio Meirelles, comandante do Comando de Bombeiros de Área da Região Metropolitana (CBA-IX) - do quartel dos Bombeiros de Charitas. Foram também acionados a Defesa Civil de Niterói e a Administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), vinculado ao INEA - Instituto Estadual do Ambiente.

Helicóptero atua no combate ao incêndio no entorno da Lagoa de Itaipu. Ao fundo, a Serra da Tiririca, cujos limites do Parque Estadual abrange o entorno da Lagoa de Itaipu. Foto do Corpo de Bombeiros, enviada pelo Cel. Fábio Meirelles.

O 3 GBM (Corpo de Bombeiros) assumiu o comando da operação disponibilizando equipes de terra que logo verificaram a dimensão do incêndio. O 3 GBM mobilizou então o GOA (apoio aéreo) e GAM (grupo especializado do Corpo de Bombeiros para ações ambientais).

As equipes de terra, com apoio de helicópteros, combateram o incêndio por toda a tarde, sendo que por volta de 19:15, as equipes foram desmobilizadas, mantendo-se ainda no local uma equipe de monitoramento.

O calor intenso e o dessecamento da vegetação fazem com que o risco de incêndios aumente muito. É preciso uma redobrada atenção e evitar-se a prática de queimadas, queima de lixo e de soltura de balões. Todas estas ações são ilegais, sujeitando os seus responsáveis ao enquadramento na Lei de Crimes Ambientais. É importante salientar também que as queimadas podem causar problemas de saúde e atingir áreas residenciais e ameaçar os moradores e o seu patrimônio.

Mais uma vez, agradecemos à atuação do Corpo de Bombeiros que mais uma vez deu rápida resposta a mais uma situação de emergência devido à  incêndios em vegetação em Niterói.

Axel Grael
Vice-Prefeito de Niterói





------------------------------------------------------

Incêndio assusta moradores do entorno da Lagoa de Itaipu

Incêndio na região de Itaipu. Foto do leitor Gustavo Sambati
 
Incêndio na região de Itaipu. Foto do leitor Gustavo Sambati

Incêndio atingiu região de mata na orla da Lagoa de Itaipu e chamas podiam ser vistas de longe. Foto da leitora Adriana Engelbart
  
Beatriz Cruz e David Tavares

Chamas teriam sido provocadas pelas altas temperaturas somadas a baixa umidade relativa do ar. Bombeiros de Itaipu e São Gonçalo estiveram no local para combater o fogo
 
Um incêndio atingiu parte da vegetação do entorno da Lagoa de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, na tarde deste domingo, 28. Moradores da região passaram momento de tensão com medo de terem suas casas atingidas pelo fogo, que começou por volta das 12h30, e foi preciso cerca de cinco horas para ser controlado. Pessoas que faziam trilha próximo ao local e alguns moradores da região relataram que as chamas se espalharam com o vento e que a fumaça tomou conta do local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel de Itaipu e de São Gonçalo estiveram no combate.
 
Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas teriam sido provocadas pela alta temperatura e baixa umidade do ar, condições climáticas características deste período do ano, em que há muito calor.
 
“Os moradores estão assustados, a sensação que dá em olhar tudo isso é que o fogo parecia estar fora de controle”, disse Gustavo Sambati, morador da região.
 
Mais cedo, pessoas que faziam trilha próximo ao local, no Morro das Andorinhas, também foram surpreendidas com as chamas.
 
“Percebi o foco de incêndio enquanto fazia uma trilha ecológica com o meu namorado. O grande volume de fumaça chamou minha atenção e vi também que as chamas estavam avançando rapidamente. Fiquei preocupada com o risco de o fogo atingir as casas que estão próximas à mata”, contou a jornalista Adriana Engelbart, de 41 anos.
 
Os termômetros da região marcavam 41 graus e a sensação térmica passava dos 45.

Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE INCÊNDIOS E QUEIMADAS


INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO EM NITERÓI:

DEFESA CIVIL DE NITERÓI

PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS

DANOS AMBIENTAIS E À SAÚDE CAUSADOS PELAS QUEIMADAS:
 
 

CAUSAS DOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
 
 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE QUEIMADAS
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.