segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Nova barca que fará a linha Praça XV-Praça Arariboia chega ao Rio e deve operar em fevereiro



Nova embarcação conta com dois mil lugares e vai operar na linha Praça XV- Arariboia. Foto: Marcelo Feitosa
 
Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, com o governador Pezão, com o cônsul da China, o comandante do navio e outras autoridades. Foto: Axel Grael.

"Pão de Açúcar" desce lentamente do convés do navio ao mar. Foto: Dayse Monassa.

Guindastes do navio erguem a "Pão de Açúcar" que encontrava-se pronta para chegar à Baía de Guanabara pela primeira vez. Foto: Axel Grael.


Chailon Conceição

Embarcação Pão de Açúcar com capacidade para transportar até 30 mil passageiros por dia é a primeira das nove novas barcas que irão reforçar a frota em 2015

A barca Pão de Açúcar e mais quatro trens chineses desembarcaram nesta segunda-feira no Porto do Rio. A nova embarcação, conta com dois mil lugares e vai operar na linha Praça XV- Arariboia. Essa é primeira das nove novas embarcações que irão reforçar e renovar a frota da CCR Barcas em 2015, com capacidade para transportar 30 mil passageiros por dia. O tempo de travessia também será reduzido de 18 para 10 minutos. O governador Luiz Fernando Pezão acompanhou a chegada da barca e afirmou que o novo catamarã deverá estar em funcionamento dentro de 60 dias.

“Final de fevereiro está previsto a gente fazer a travessia dessa conquista para o Estado. Há mais de 50 anos que não se comprava uma nova barca. A gente ainda vai colher muitos frutos dos investimentos que nós fizemos na compra de trens e barcas. Quando nós assumimos, eram 330 mil a 380 mil passageiros que utilizavam os trens da Supervia, hoje já são cerca de 680 mil. A população quer mais conforto e dignidade. Em 2015, vamos ter muitas entregas. Atualmente são 24 barcas em circulação, nós compramos mais 9 - sete produzidas na China e duas no Ceará. Estamos comprando ainda mais quatro para fazer o ramal da Ilha de Paquetá e Cocota”, explica Pezão.

Sobre as novas barcas:

"... o novo catamarã deverá estar em funcionamento dentro de 60 dias".
"O tempo de travessia também será reduzido de 18 para 10 minutos".
"Atualmente são 24 barcas em circulação, nós compramos mais 9 - sete produzidas na China e duas no Ceará. Estamos comprando ainda mais quatro para fazer o ramal da Ilha de Paquetá e Cocota".
"A embarcação fabricada na China é equipada com ar condicionado, bicicletário, janelas panorâmicas, 100% de acessibilidade, dois andares – com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos".
"Se hoje temos 12 mil assentos nos horários de pico, passaremos a ter 24 mil lugares com as sete embarcações em operação. O tempo de travessia de 18 minutos passará para 10 minutos".
"...investimento de R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais – para atender a Linha de Ilha Grande - o Governo do Estado já concluiu a licitação para compra de mais quatro barcas para operar na linha Paquetá e Cocotá".


A embarcação fabricada na China é equipada com ar condicionado, bicicletário, janelas panorâmicas, 100% de acessibilidade, dois andares – com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos -, além de possuírem dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.

A atual secretária de Transportes, Tatiana Carius, falou sobre a necessidade de reduzir o tempo de travessia: “Desde 2011 o Governo do Estado iniciou uma licitação para compra de novas embarcações para melhorar o dia a dia da população que sai de Niterói e São Gonçalo em direção ao Rio. A gente vai ampliar a oferta de lugares. Se hoje temos 12 mil assentos nos horários de pico, passaremos a ter 24 mil lugares com as sete embarcações em operação. O tempo de travessia de 18 minutos passará para 10 minutos. É uma redução importante para o usuário”.

Para renovar a frota de embarcações, além do investimento de R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais – para atender a Linha de Ilha Grande - o Governo do Estado já concluiu a licitação para compra de mais quatro barcas para operar na linha Paquetá e Cocotá.

Trens - Os quatro trens chineses que também desembarcaram nesta segunda no Porto do Rio, se juntarão as outras 50 composições chinesas que já circulam nos ramais da SuperVia no Rio.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.