sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Senado aprova liberação de recursos do BID para Niterói


Comunidade de São José, Zona Norte de Niterói. Foto de Axel Grael

Comissão de Assuntos Econômicos deu sinal verde para financiamento de aproximadamente R$ 65 milhões na tarde desta quarta-feira (18.12).

O senado brasileiro aprovou, na tarde desta quarta-feira, 18.12, o financiamento de aproximadamente R$ 65 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações de mobilidade urbana e infra-estrutura em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010 em Niterói. A aprovação pelo senado era a última etapa a ser cumprida para a assinatura do financiamento e a consequente liberação dos recursos por parte da instituição internacional.

O prefeito de Niterói, ressaltou a importância dos recursos para a implantação de projetos de melhoria urbana.

“É a primeira vez, nos últimos 40 anos, que Niterói terá acesso a um financiamento internacional. Com esses recursos, vamos investir em obras de melhorias em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010, especialmente as obras de contenção de encostas, e melhoria do sistema de tráfego da cidade, com a implantação de um Centro Operacional de Trânsito, dez Centros de Controle de Tráfego por Área (CTAs), modernização do sistema semafórico e monitoramento de cruzamentos e acessos da cidade por meio de câmeras .”

Rodrigo Neves antecipa que, após a conclusão da modernização do sistema de tráfego, a estimativa é de melhorar em 30% o fluxo de trânsito em toda a cidade.

“Nosso sistema será totalmente informatizado, com sinais com “no break” e totalmente automático, permitindo alterações imediatas de acordo com a situação do trânsito.”

O prefeito revelou, ainda, que as obras de contenção de encostas deverão beneficiar pelo menos três comunidades: São José, Gerônimo Afonso e Morro do 340.

Rodrigo Neves explicou que o financiamento junto ao BID havia sido proposto em 2007, ainda na gestão do prefeito Godofredo Pinto, mas que a proposta acabou não sendo concluída em 2008 e, por fim, acabou ficando paralisada pelos quatro anos seguintes pela situação da prefeitura, que estava inscrita no Cadastro Único das Cidades (Cauc).

“Participei de entendimentos com a direção do BID em financiamentos e projetos do estado. Esse bom diálogo com técnicos e direção da instituição facilitou o nosso entendimento já à frente da prefeitura com a sede do banco em Washington. Após recebermos as missões do BID, negociamos com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e, finalmente contamos com o apoio do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, senador Lindberg Farias e do senador Francisco Dornelles, outro integrante da comissão.

O prefeito de Niterói explicou que a liberação dos recursos internacionais, que deve ocorrer em janeiro de 2014, mostram o resgate da credibilidade da nova gestão da prefeitura.

“Esses recursos, diante da grave crise financeira herdada serão fundamentais para a execução dos nossos projetos. Conseguir esse financiamento é um resgate da credibilidade e mostra a responsabilidade fiscal da nova gestão”.

Rodrigo Neves também elogiou a atuação de seu vice-prefeito, Axel Grael, coordenador do Escritório Geral de Projetos (EGP) do município.

“É preciso destacar de modo especial a atuação do Axel Grael na coordenação do EGP Niterói para detalhamento das propostas e aprovação dos projetos.”

A assinatura do financiamento com o BID deve ocorrer nos próximos dias.

Fonte: Prefeitura de Niterói

------------------------------------
Saiba mais:

Conheça o escopo do PROJETO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INCLUSÃO SOCIAL DE NITERÓI (PRODUIS), a ser financiado pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento
  • URBANIZAÇÃO DE COMUNIDADES E INCLUSÃO SOCIAL: serão implantadas obras de urbanização, contenção de encostas e implantação de equipamentos comunitários nas seguintes localidades: São José, Jerônimo Afonso e Igrejinha (Caramujo).
  • TRÂNSITO: implantação de um CCO - Centro de Controle Operacional, que comandará 10 CTA - Controle de Tráfico de Área. Com os CTA's, o sistema semafórico da cidade será modernizado, permitindo que haja sincronização dos sinais e que a periodicidade dos semáforos ajustados para cada hora do dia.
CTA - Comando de Transporte de Área

  • PARQUE DAS ÁGUAS: investimento em infraestrutura e melhoria do acesso. O Parque das Águas localiza-se no Centro de Niterói e, por falta de infraestrutura adequada, praticamente não recebe qualquer visitante.
  • FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL:
    • Capacitação de pessoal
    • Implantação de um sistema de georeferenciamento
    • Aquisição de equipamentos
 Axel Grael

Um comentário:

  1. Pendotiba precisa de um Centro de treinamento de mão de obra e cursos técnicos para seus jovens e trabalhadores em geral.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.