domingo, 8 de dezembro de 2013

Ciclofaixa que será implantada amanhã é o primeiro passo para ciclovia na Av. Amaral Peixoto.


Avenida Amaral Peixoto ganha ciclofaixa

A faixa específica começa na altura da Câmara de Vereadores e termina na Rua Luiz Leopoldo Fernandes. Foto: Mariana Pimenta

Estacionamentos e pontos de táxi na principal via da cidade serão extintos, nesta segunda, com a implantação da faixa.

Os ciclistas de Niterói ganham mais uma opção de mobilidade a partir desta segunda-feira, com a implementação de uma ciclofaixa ao longo de toda a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, segundo informou a Prefeitura. A mudança integra o projeto do Programa Niterói de Bicicleta e da Niterói Transporte e Trânsito S/A (NitTrans) de expansão de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias que ligam as principais ruas do Município.

A implantação da ciclofaixa é a primeira medida. No início de 2014, o Programa Niterói de Bicicleta a transformará em ciclovia, com separação das faixas de automóvel. Axel Grael.


A faixa específica começa na altura da Câmara Municipal de Vereadores e termina na Rua Luiz Leopoldo Fernandes. Ela funcionará 24 horas por dia e vai extinguir e proibir o estacionamento de veículos do lado esquerdo da avenida, ficando os motoristas sujeitos à multa em qualquer horário que ocuparem estes antigos espaços. Além disso, também deixarão de existir as vagas para carros de órgãos federais, estaduais e municipais, bem como o ponto de táxi, localizado no início da Amaral Peixoto.

De acordo com a NitTrans, ainda não foi decidido para qual lugar será transferido o ponto de táxi, pois o órgão busca um novo ponto bem localizado. Mas estuda-se a possibilidade de levá-lo para a Rua da Conceição.

As intervenções para a instalação da ciclofaixa na avenida começaram na madrugada da última sexta-feira.

Combate – Para impedir as infrações, a NitTrans dispõe de uma equipe de agentes para circular nos trechos que correspondem às ciclofaixas, autuando ou rebocando quem estiver cometendo irregularidades.

Os motoristas que invadem o espaço destinado ao trânsito de bicicletas estão sujeitos à autuação por infração prevista no Artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de multa de R$ 191,54. O rigor da punição leva em conta o risco iminente de atropelamento pelo carro que transitar pelo local.

Fonte: O Fluminense

-----------------------
Leia também:
Avenida Amaral Peixoto tem mais da metade das vagas reservadas

Programa Niterói de Bicicleta:
www.facebook.com.br/niteroidebicicleta
Passeio de bicicleta marca o encerramento da Semana da Mobilidade de Niterói
Semana da Mobilidade de Niterói e as Ciclovias Temporárias
Começa a implantação da ciclovia na Rua Timbiras, São Francisco
Por uma vida mais saudável e rápida: Vá de Bike!
Uso da bicicleta aumentou 85% no Rio nos últimos oito anos

Saiba mais sobre os Encontros do Programa Niterói de Bicicleta:Programa Niterói de Bicicleta reuniu cerca de 50 interessados em ciclovias
Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
NITERÓI DE BICICLETA: participe do II encontro do Plano Cicloviário Participativo
Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
Programa Niterói de Bicicleta reuniu cerca de 50 interessados em ciclovias
Programa Niterói de Bicicleta: urbanista, velejador e ciclista, que já deu a volta ao mundo pedalando, será o responsável
Prefeitura promove o I Workshop do Programa Niterói de Bicicleta
Axel Grael visita ciclovias no Rio e fala sobre o uso de bicicletas em Niterói

Saiba mais sobre a importância e o potencial das ciclovias como opção de mobilidade:História das bicicletas e ciclovias de Copenhague
Copenhague: a cidade da bicicleta
História das ciclovias holandesas
Carros saindo de cena?
Britânicos querem tornar carros obsoletos até 2030: 80% dos deslocamentos serão por bicicleta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.