terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governador de Maryland é recebido pelo prefeito de Niterói em seminário no Museu de Arte Contemporânea


Evento integra a cooperação técnica entre o estado americano e o governo fluminense para recuperação ambiental da Baía de Guanabara e saneamento dos municípios do entorno

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, sediou, na manhã desta quinta-feira (5.12), seminário com a participação de uma comitiva do governo do estado de Maryland. O evento integra a cooperação técnica entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a cidade do Nordeste dos Estados Unidos para a recuperação ambiental da Baía de Guanabara e saneamento dos municípios do entorno.

O prefeito e o vice-prefeito participaram do seminário, que também contou com a presença do governador de Maryland, Martin O’Malley. A formalização da cooperação técnica oficializa as ações do programa de fortalecimento da governança e a gestão da Baía de Guanabara, que conta com suporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com a parceria, o Estado do Rio irá se inspirar no modelo implementado por Maryland, que lidera um bem-sucedido programa de despoluição e ações de recuperação do ecossistema da Baía de Chesapeake, considerado um exemplo nas áreas de governança e gestão integrada entre os governos federal, estaduais e locais. Detalhes da execução deste trabalho foram apresentados no seminário pelo secretário do Meio Ambiente do Estado de Maryland, Robert Summers.

Niterói sediou o evento por ser um dos 15 municípios localizados no entorno da Baía de Guanabara, assim como São Gonçalo, Itaboraí e cidades da Baixada Fluminense. Também participaram o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; o especialista de Águas e Saneamento do BID, Fernando Bretas; e o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos; e representantes da Universidade de Maryland.




O prefeito deu as boas-vindas à comitiva internacional e destacou a importância da integração das cidades do entorno para a recuperação da Baía de Guanabara.

“Os investimentos que foram implementados na recuperação da Baía de Chesapeake são tão expressivos quanto os que são realizados pelo Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, mas acredito que temos que debater a estratégia de governança do programa de Maryland para integrar os municípios com o Estado. Esse esforço é fundamental para devolver a Baía de Guanabara à população e recuperar esse patrimônio natural do Rio de Janeiro. O seminário é uma reunião importante para trocarmos experiências e ao mesmo tempo conhecer os erros e acertos de programas similares aos que estão sendo desenvolvidos para a Baía de Guanabara”, disse Neves.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que o estado de Maryland tem uma experiência de gestão e recuperação de baía bem avançada. “Eles são um exemplo de boa gestão de baía. Nós já avançamos muito, com o fechamento de todos lixões, e a ampliação do saneamento de 12% para 40%, mas ainda assim as ações não estão tão coordenadas como devem ser. Por isso, essa experiência de Maryland será discutida para podermos trocar e avançar ainda mais”, afirmou Minc.

Antes de chegar ao MAC, o governador Martin O’Malley fez um passeio de barco pela Baía de Guanabara acompanhado do secretário Carlos Minc e de parte da comitiva americana, e depois visitou as instalações do Projeto Grael, em Jurujuba.

Fotos: Péricles Rodrigues

Fonte: Prefeitura de Niterói

-----------------------------------------------------------------
Saiba mais em:
Rio assina acordo com norte-americanos para despoluir a Baía de Guanabara
Governador de Maryland, Martin O'Malley, visita o Projeto Grael
Estados do Rio e Maryland se unem para despoluir Baía de Guanabara
RJ e Maryland debatem, em Niterói, cooperação para a despoluição da Baía de Guanabara
Rio assina acordos de cooperação com Estado de Maryland
Governador de Maryland, Martin O'Malley, estará em Niterói na quin




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.