Reunião no INEA. |
O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, reuniram-se nesta sexta-feira (20/12) com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que apresentou projetos de requalificação urbana e de modernização do sistema de transportes do município. De acordo com os projetos, a cidade será a primeira do país a dispor de um sistema de Buses with a High Level of Service (BHLS), o mais moderno metrô de superfície, integrado a dois corretores exclusivos de BRT com 8,9 quilômetros, 13 estações e um terminal, e ainda um sistema de VLT.
Na parte urbanística, Niterói terá um parque litorâneo com extensão da Ponta D’Areia a Boa Viagem integrando o Caminho Niemayer. No transcurso onde serão revitalizados 101 mil metros quadrados de praças, construídos outros 155 mil metros quadrados de áreas de lazer e renovado todo o sistema de serviços subterrâneo, incluindo a rede aérea de energia, haverá ainda uma nova estação intermodal de transportes, a Esplanada Arariboia, uma marina para 150 embarcações e uma Vila de Pescadores.
- Por esses projetos, Niterói definitivamente deixará de ser a velha ex-capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, com uma infraestrutura comparada a de modernas cidades no exterior – disse Marilene Ramos.
Todos os projetos terão de passar pelos trâmites do licenciamento ambiental, que incluem Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e audiências públicas. Rodrigo Neves destacou aspectos como a revitalização da frente marítima da cidade, incluindo 5,5 quilômetros da orla, e a requalificação dos espaços públicos, com implantação de completa infraestrutura, inclusive de saneamento, entre as principais vantagens do ponto de vista ambiental.
Na reunião, que contou com as presenças do vice-prefeito, Axel Grael, e de técnicos da prefeitura e do Inea, foi discutida ainda a destinação adequada do lixo da cidade para a central de tratamento de resíduos de Alcântara, em São Gonçalo, e a completa recuperação da área dos morros do Bumba e do Céu, já totalmente desocupadas.
Fonte: INEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.