Governadores reafirmam a amizade e a parceria entre os estados do Rio de Janeiro e Maryland. Foto Eny Miranda. |
Governadores assinam convênios. Foto Bruno Eduardo Alves |
Conversando com os governadores antes do ato de assinatura. Foto Bruno Eduardo Alves |
Discurso do governador Sérgio Cabral. Foto Bruno Eduardo Alves. |
Discurso do governador Martin O'Malley. Foto Bruno Eduardo Alves |
Axel Grael confraterniza com membros da delegação do governador O'Malley: ao meu lado, Debora Fajer-Smith, presidente do "Sister State Program" do Governo de Maryland. Foto Bruno Eduardo Alves |
Convênio firmado com estado americano é voltado para a recuperação e limpeza da Baía de Guanabara
O Governo do Estado do Rio assinou, nesta quarta-feira (4/12), um convênio de cooperação com o Estado de Maryland, nos Estados Unidos, para a realização de um projeto para compartilhar experiências entre os estados, em governança e sistemas tecnológicos, e na recuperação e limpeza da Baía de Guanabara. No evento, realizado no Palácio Guanabara, o governador Sérgio Cabral recebeu o governador americano Martin O'Malley.
Na ocasião, foram assinados também um memorando de entendimento entre o Departamento de Negócios e Desenvolvimento Econômico de Maryland, o Bio Maryland Center e o Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro. O objetivo é fomentar pesquisa, treinamento e intercâmbio profissional e científico. Outro documento assinado pelas autoridades foi uma declaração reafirmando a amizade entre o Estado do Rio de Janeiro e o Estado de Maryland.
– Estes convênios dão continuidade a outros e eles têm repercutido na vida real das pessoas, com melhorias, por exemplo, na questão ambiental. Nós estamos aprendendo muito com a experiência de Maryland com a despoluição da baía de Chesapeake e vamos agora incrementar este convênio, ampliando para a educação, para a questão biotecnológica, que é muito importante, e também para a saúde. É muito importante trocar experiências entre os estados, além de estimular negócios entre empresários cariocas e empresários americanos. Isto é muito positivo – disse o governador.
Durante o evento, o governador de Maryland agradeceu a hospitalidade e parabenizou o Governo do Rio pelo sucesso da política das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
– A parceria que os dois estados mantêm há 15 anos está produzindo muitas colaborações positivas, não só em comércio e na criação de empregos, mas também em desafios que vamos enfrentar, como a recuperação das baías de Guanabara e de Chesapeake. Existem muito poucos lugares neste planeta tão vivos e vibrantes quanto o Estado do Rio de Janeiro. O que o governador Sérgio Cabral foi capaz de fazer aqui, restaurando a Segurança Pública em tantas comunidades, estimulando a classe média a crescer, fazendo tantos progressos em tão pouco tempo, é uma inspiração. É por isto que queremos mais parcerias com o Rio de Janeiro e que as nossas parcerias fiquem mais fortes sempre – afirmou O´Malley.
Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, muitos dos projetos que foram desenvolvidos para a despoluição da Baía de Chesapeake, em Maryland, são bem-sucedidos e têm potencial para serem replicados na Baía de Guanabara. Alguns deles são experiências específicas em aspectos como tratamento de esgoto, de resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas.
– Estamos com uma grande expectativa para esta cooperação com o Estado de Maryland. A despoluição da Baía de Chesapeake é uma experiência de sucesso que pode nos ajudar muito a avançar na despoluição da Guanabara. Alguns técnicos já estiveram aqui e com isto vamos desenvolver principalmente uma estrutura de governança para a Baía de Guanabara, que possa coordenar todo o trabalho, para potencializar investimentos e resultados – disse Marilene.
Nesta quinta-feira (5/12), o governador de Maryland vai a São Gonçalo visitar o Hospital do Trauma, que teve profissionais treinados por membros do Hospital Johns Hopkins, de Maryland, por meio de convênio assinado com o Governo do Estado em 2011.
Fonte: Portal do Governo do Estado do RJ
Saiba mais sobre a organização Companheiros das Américas e a parceria Rio de Janeiro-Maryland:
Governador de Maryland, Martin O'Malley, estará em Niterói na quinta
RJ e Maryland debatem, em Niterói, cooperação para a despoluição da Baía de Guanabara
Maryland - estado irmão do Rio de Janeiro - avança em políticas públicas para a sustentabilidade
Em recepção para o governador Sérgio Cabral, o governador de Maryland cita o Projeto Grael em seu discurso
Direção do Comitê Rio de Janeiro-Maryland divulga release
Rio de Janeiro e Maryland assinam acordo que inclui cooperação em esportes náuticos
Governador Sérgio Cabral discursou ontem para empresários americanos convidando-os a investir no RJ
Projeto Grael recebe a delegação do secretário de Estado John McDounagh, de Maryland (EUA)
Governador de Maryland se solidariza com o Rio de Janeiro. (da época dos desastres naturais causados pelas chuvas de 2010.)
Filha de Kevin Costner visita o Projeto Grael
Em 2007, Niterói e Annapolis - Capital da Vela nos EUA - tornaram-se cidades-irmãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.