A Linha 3, entre as duas cidades, será o primeiro percurso intermunicipal feito por metrô no Estado do Rio de Janeiro e deve transportar 350 mil pessoas por dia
A expectativa do Governo do Estado é que seja realizada nos primeiros meses de 2014 a licitação para as obras da Linha 3 do Metrô, será o primeiro percurso intermunicipal feito por metrô no Rio de Janeiro e vai agilizar o deslocamento de pessoas que circulam entre Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos.
A conexão entre as cidades será feita pelo sistema de monotrilho, que deverá transportar aproximadamente 350 mil passageiros por dia. Cerca de 1,7 milhão de pessoas serão beneficiadas pelo projeto de mobilidade urbana.
Estão previstas 14 estações ao longo de um percurso de cerca de 22 quilômetros: Araribóia, Jansen de Mello, Barreto e Pátio, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.
Recursos – Em setembro, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, anunciou a liberação de recursos, no valor de R$ 2,57 bilhões, para a implantação da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 - Mobilidade Grandes Cidades.
Contorno complicado - Nos próximos anos, a ligação entre Niterói e São Gonçalo também deverá ficar mais fácil para quem utiliza carro ou ônibus. O trecho inicial da duplicação da Avenida do Contorno, no Barreto, que já está em obras, tem previsão de conclusão até junho de 2014. Já o segundo trecho, que vai até o viaduto do Barreto, será finalizado no início de 2015.
A obra de duplicação da Avenida do Contorno tem como objetivo desafogar o trânsito na região, por onde circulam, diariamente, cerca de 90 mil veículos, com a ampliação que compreende três faixas mais um acostamento, totalizando quatro faixas em cada sentido.
Com dois quilômetros e meio de extensão na rodovia e mais 450 metros do viaduto, a duplicação da avenida está orçada em aproximadamente R$ 26,7 milhões.
O traçado da Avenida do Contorno trilhará próximo ao viaduto do Barreto e ao Cemitério do Maruí. Quatro faixas atuais serão usadas no sentido Niterói e outras quatro pistas serão construídas na direção de São Gonçalo.
Fonte: O Fluminense
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Saiba mais sobre projetos de mobilidade para Niterói:
2014: o ano destinado as obras da TransOceânica
A conexão entre as cidades será feita pelo sistema de monotrilho, que deverá transportar aproximadamente 350 mil passageiros por dia. Cerca de 1,7 milhão de pessoas serão beneficiadas pelo projeto de mobilidade urbana.
Estão previstas 14 estações ao longo de um percurso de cerca de 22 quilômetros: Araribóia, Jansen de Mello, Barreto e Pátio, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.
Aguardada por muitos anos, projeto que deve sair do papel no início do ano irá beneficiar moradores de Niterói e São Gonçalo. Ilustração/Palácio Guanabara |
Recursos – Em setembro, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, anunciou a liberação de recursos, no valor de R$ 2,57 bilhões, para a implantação da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 - Mobilidade Grandes Cidades.
Contorno complicado - Nos próximos anos, a ligação entre Niterói e São Gonçalo também deverá ficar mais fácil para quem utiliza carro ou ônibus. O trecho inicial da duplicação da Avenida do Contorno, no Barreto, que já está em obras, tem previsão de conclusão até junho de 2014. Já o segundo trecho, que vai até o viaduto do Barreto, será finalizado no início de 2015.
A obra de duplicação da Avenida do Contorno tem como objetivo desafogar o trânsito na região, por onde circulam, diariamente, cerca de 90 mil veículos, com a ampliação que compreende três faixas mais um acostamento, totalizando quatro faixas em cada sentido.
Com dois quilômetros e meio de extensão na rodovia e mais 450 metros do viaduto, a duplicação da avenida está orçada em aproximadamente R$ 26,7 milhões.
O traçado da Avenida do Contorno trilhará próximo ao viaduto do Barreto e ao Cemitério do Maruí. Quatro faixas atuais serão usadas no sentido Niterói e outras quatro pistas serão construídas na direção de São Gonçalo.
Fonte: O Fluminense
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Saiba mais sobre projetos de mobilidade para Niterói:
2014: o ano destinado as obras da TransOceânica
A preocupação é.....para onde vai esse mundo de gente? Para o Rio? Se o objetivo é esse, o ideal seria ter um terminal de Barcas em São Gonçalo e mais um terminal no Rio ( em outra localidade que não a praça xv ). Fizeram um estudo de para onde é o principal destino dos trabalhadores de São Gonçalo? É Niterói?
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