A PRIORIDADE DE NITERÓI SÃO AS CICLOVIAS.
Veja abaixo as fotos da manifestação organizada por ciclistas de Niterói para denunciar a falta de respeito dos motoristas à ciclofaixa da Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. O mesmo problema ocorre em várias partes da cidade, principalmente onde foram implantadas as ciclofaixas.
A prioridade do Programa Niterói de Bicicleta é implantar ciclovias segregadas e protegidas dos outros veículos, de forma a dar segurança aos ciclistas. As antigas ciclofaixas serão alteradas aos poucos.
As novas ciclovias poderão ser eventualmente implantadas num primeiro momento como ciclofaixas e depois serão elevadas a ciclovias.
Isso ocorre principalmente no caso das obras de recapeamento e novas pavimentações. O problema é que a fonte de recursos das referidas obras é o governo do estado. A segregação das ciclovias precisa ser feito após a conclusão dessas primeiras obras e, como são implantadas com recursos do orçamento municipal, são projetadas e licitadas em separado.
A pintura das faixas para os veículos precisa ser feita logo após o recapeamento e a pavimentação e, nesse momento, é necessário demarcar já as ciclovias, mesmo que inicialmente como ciclofaixas. Em seguida, elas receberão a proteção e serão segregadas. As obras de implantação das primeiras ciclovias segregadas iniciam-se a partir de janeiro.
CICLOVIAS X CICLOFAIXAS
É importante esclarecer que as ciclofaixas não são consideradas as melhores soluções pela equipe do Niterói de Bicicleta. Realmente, ciclovias são muito mais seguras do que as ciclofaixas e por esse motivo são consideradas como prioridade. Mas, é preciso ressaltar que as ciclofaixas são alternativas recomendadas para alguns casos. Ao contrário do que alguns têm afirmado, as ciclofaixas não são "ilegais". São previstas como uma das modalidades de vias para bicicletas no Código de Trânsito (CTB) e utilizdas em muitas cidades. Mas, repetimos: ciclofaixas não são a nossa prioridade!
No caso específico da Avenida Amaral Peixoto, como reivindicam corretamente os usuários de bicicletas, a Prefeitura de Niterói vai implantar uma separação física para proteger a ciclovia dos demais veículos.
Axel Grael
Fotos de Luciana Carneiro
-----------------------------------------
Motoristas desrespeitam ciclofaixa na Avenida Ernani do Amaral Peixoto
Ciclistas têm que desviar da via por conta dos carros estacionados. Foto Júlio Silva |
O ato tem o apoio da Prefeitura pelo Plano Niterói de Bicicleta. Foto: Júlio Silva |
Faixa exclusiva para ciclistas é usada para embarque e desembarque de pessoas e ‘corredor’ de motociclistas. Em alguns casos, o ciclista precisou passar pela pista dos carros
A ciclofaixa implantada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, desde o último dia 9, não vem sendo respeitada pelos motoristas. Durante o dia, a faixa exclusiva para ciclistas é usada por motoristas que param sobre a via à espera de passageiros, e por motociclistas, que a utilizam para cortar os carros, levando risco para quem trafega de bicicleta. À noite, o estacionamento no local é feito sem nenhum acatamento a nova regra. Ontem, a equipe de reportagem de O FLUMINENSE flagrou várias irregularidades no local.
A infração mais comum observada foi a parada indevida dos carros sobre a ciclofaixa para deixar ou pegar passageiros durante vários minutos. Em alguns casos, o ciclista que trafega pela via precisou passar pela pista dos carros para continuar seguindo o caminho. A faixa também está sendo utilizada pelos condutores de motos para praticarem o conhecido “corredor” – quando o sinal fecha ou há engarrafamento as motos passam pelo espaço em alta velocidade. Durante a noite, a faixa é completamente negligenciada por diversos veículos, que estacionam no local, como antes da implantação da ciclovia.
O estacionamento à esquerda da avenida, no sentido da mão da via, onde fica a ciclofaixa, demarcada na cor vermelha, está completamente proibido em todos os horários. Para a fiscalização da ciclovia, a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) disponibiliza um agente em permanente ronda pelos quarteirões que abrangem a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, “para justamente flagrar esse tipo de ação”, diz a nota. Somente na última terça, 18 veículos foram autuados ou removidos por parada irregular na via. Vagas – Ainda de acordo com a NitTrans, foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marquês de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, nove para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.
Protesto por mais respeito ao espaço destinado às bicicletas.
Cerca de 20 ciclistas participaram ontem de um protesto em defesa do respeito à ciclofaixa recém-implantada no lado esquerdo de toda a extensão da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. No local, os manifestantes disseram que motoristas invadem a ciclofaixa, pondo em risco a vida de quem passa pelo lugar, exclusivo para bicicletas, skates, patins e outras rodas movidas por propulsão humana. O ato tem apoio da Prefeitura pelo Plano Niterói de Bicicleta. O coordenador do projeto, Argus Caruso Saturnino, participa da ação e dialoga com entidades em defesa das bicicletas e boas condutas no tráfego. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e resumos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“O objetivo é mostrar à população que precisamos do espaço livre para os ciclistas. A Prefeitura faz a sua parte, mas de nada adianta se os motoristas não tiverem educação. Muitos carros estão sendo multados e rebocados”, conta, adiantando que, dentro de dois meses, o local se transformará em uma ciclovia. Ou seja, ganhará separação física do resto da pista. Além desta avenida, a Rua Timbiras, em São Francisco, e a Avenida Acúrcio Torres, em Piratininga, terão ciclovias.
Segundo Rafaela Gimenes, do Movimento Massa Crítica (MC) ou Bicicletada, os carros passam pelo local: “E se o ciclista buzinar, ainda pode ter problema. Os pedestres também insistem em ficar em cima da ciclofaixa e não entendem que precisamos passar. Até entendo que falta informação nesse caso, mas quanto aos motoristas, não. Se dirigem sem saber regras de trânsito, não deveriam ter tirado a sua carteira de habilitação, assim como também defendo que os ciclistas precisam saber dos seus direitos e deveres”, analisa.
Argus conclui ainda que, apesar de alguns pedestres não notarem a faixa, não são nem de longe o foco : “Na verdade conforme o CTB, é dever dos ciclistas protegerem os pedestres e obrigação dos carros priorizarem as bicicletas”, diz.
A infração mais comum observada foi a parada indevida dos carros sobre a ciclofaixa para deixar ou pegar passageiros durante vários minutos. Em alguns casos, o ciclista que trafega pela via precisou passar pela pista dos carros para continuar seguindo o caminho. A faixa também está sendo utilizada pelos condutores de motos para praticarem o conhecido “corredor” – quando o sinal fecha ou há engarrafamento as motos passam pelo espaço em alta velocidade. Durante a noite, a faixa é completamente negligenciada por diversos veículos, que estacionam no local, como antes da implantação da ciclovia.
O estacionamento à esquerda da avenida, no sentido da mão da via, onde fica a ciclofaixa, demarcada na cor vermelha, está completamente proibido em todos os horários. Para a fiscalização da ciclovia, a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) disponibiliza um agente em permanente ronda pelos quarteirões que abrangem a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, “para justamente flagrar esse tipo de ação”, diz a nota. Somente na última terça, 18 veículos foram autuados ou removidos por parada irregular na via. Vagas – Ainda de acordo com a NitTrans, foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marquês de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, nove para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.
Protesto por mais respeito ao espaço destinado às bicicletas.
Cerca de 20 ciclistas participaram ontem de um protesto em defesa do respeito à ciclofaixa recém-implantada no lado esquerdo de toda a extensão da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. No local, os manifestantes disseram que motoristas invadem a ciclofaixa, pondo em risco a vida de quem passa pelo lugar, exclusivo para bicicletas, skates, patins e outras rodas movidas por propulsão humana. O ato tem apoio da Prefeitura pelo Plano Niterói de Bicicleta. O coordenador do projeto, Argus Caruso Saturnino, participa da ação e dialoga com entidades em defesa das bicicletas e boas condutas no tráfego. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e resumos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“O objetivo é mostrar à população que precisamos do espaço livre para os ciclistas. A Prefeitura faz a sua parte, mas de nada adianta se os motoristas não tiverem educação. Muitos carros estão sendo multados e rebocados”, conta, adiantando que, dentro de dois meses, o local se transformará em uma ciclovia. Ou seja, ganhará separação física do resto da pista. Além desta avenida, a Rua Timbiras, em São Francisco, e a Avenida Acúrcio Torres, em Piratininga, terão ciclovias.
Segundo Rafaela Gimenes, do Movimento Massa Crítica (MC) ou Bicicletada, os carros passam pelo local: “E se o ciclista buzinar, ainda pode ter problema. Os pedestres também insistem em ficar em cima da ciclofaixa e não entendem que precisamos passar. Até entendo que falta informação nesse caso, mas quanto aos motoristas, não. Se dirigem sem saber regras de trânsito, não deveriam ter tirado a sua carteira de habilitação, assim como também defendo que os ciclistas precisam saber dos seus direitos e deveres”, analisa.
Argus conclui ainda que, apesar de alguns pedestres não notarem a faixa, não são nem de longe o foco : “Na verdade conforme o CTB, é dever dos ciclistas protegerem os pedestres e obrigação dos carros priorizarem as bicicletas”, diz.
Fonte: O Fluminense
---------------------------------------------------
Ciclofaixa no lugar de vagas ‘chapa branca’
Carro ocupa todo o espaço da faixa exclusiva para ciclistas Márcio Alves / Agência O Globo |
Marcio Menasce
Amaral Peixoto ganha pista exclusiva para ciclistas, mas motoristas ainda não respeitam novas regras
NITERÓI - A Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, ganhou um espaço exclusivo para ciclistas. A ciclofaixa foi instalada na última segunda-feira e segue ao longo da via, pelo lado esquerdo, entre a Praça da República e a esquina com a Avenida Visconde do Rio Branco. O trecho é o mesmo onde órgãos públicos ocupavam vagas reservadas por portarias municipais, como mostrou O GLOBO-Niterói, na edição de 1º de dezembro. Com a nova ciclofaixa, a via perdeu todas as vagas disponíveis para estacionamento no lado esquerdo, mas motoristas ignoram a preferência dos ciclistas.
De acordo com a NitTrans, órgão municipal que regulamenta o trânsito na cidade, junto à calçada do lado direito foram mantidas 18 vagas para a 76ª DP (Centro) e nove para a Câmara Municipal. Além disso, foram criadas outras 34 para o sistema Niterói Rotativo, uma para deficientes físicos e uma para idosos. Antes da instalação da faixa exclusiva, a via contava com 127 vagas. Destas, apenas 23 ficavam disponíveis para a população em geral. As demais eram reservadas para pontos de táxi, órgãos públicos que têm a avenida como endereço, descarga de mercadorias e uma pequena parcela para idosos e deficientes. A NitTrans afirmou que as portarias que destinavam vagas para os órgãos públicos serão revogadas.
A equipe de reportagem percorreu todo o trecho da via e flagrou exemplos de desrespeito aos ciclistas. Na altura da Praça da República, carros e motos invadiam a cliclofaixa constantemente e chegavam a formar fila sobre a pista de bicicletas quando o sinal de trânsito fechava para eles. Mais adiante, a partir do cruzamento com a Rua Visconde de Sepetiba, havia diversos carros e até caminhões estacionados sobre a ciclofaixa. Os ciclistas que se arriscavam a passar pelo local eram obrigados a transitar pela pista de circulação de carros, para desviar dos veículos parados irregularmente.
Wesley Loreto Lopes, que usa a bicicleta para trabalhar como entregador, afirmou que passa pela avenida todos os dias e que nem todos os motoristas estão respeitando o espaço dos ciclistas:
— Está perigoso passar por aqui.
Surpreendido dentro do carro estacionado sobre a faixa, o motorista Alexandre Magno tentou justificar a infração e lamentou a falta de vagas na via.
— Numa pista do tamanho desta, a prefeitura não pode botar um espaço para estacionar? Eles só querem saber de multar. Não sou só eu que estou errado, tem outros carros parados na faixa porque não há outro lugar onde estacionar — disse ele.
A NitTrans informou que três agentes atuam diariamente na via para orientar o trânsito e três reboques ficam à disposição para remover os veículos estacionados em local proibido.
Vagas disponíveis durante período natalino
Até o dia 30 de dezembro, ruas do Centro e de Icaraí ganharam mais vagas para estacionamento para facilitar o acesso de clientes ao comércio para as compras de Natal. No Centro, fica permitido o estacionamento em ambos os lados da Rua Visconde de Itaboraí, entre as ruas São João e Saldanha Marinho; e da Rua Evaristo da Veiga, entre a Avenida Amaral Peixoto e a Rua Coronel Gomes Machado. Na Rua Professor Manoel de Abreu, fica permitido estacionar no lado esquerdo. Em Icaraí, o estacionamento também está liberado nos dois lados da Rua Coronel Moreira César, entre Álvares de Azevedo e Mariz e Barros; da Lopes Trovão, entre Mem de Sá e Roberto Silveira; da Presidente Backer, entre Gavião Peixoto e Roberto Silveira; e da Álvares de Azevedo, entre Moreira César e Roberto Silveira e nas ruas Comendador Queiroz, Castilho França.
Fonte: O Globo Niterói
fiscalização....só isso....e tem que fiscalizar não só os motoristas...mas ensinar os ciclistas a pedalar...porque nos dois lados tem gente fazendo besteira
ResponderExcluirAos ciclistas de Niteroi, parabéns pela iniciativa..
ResponderExcluirAxel, precisamos da separação física o quanto antes e uma campanha de esclarecimento tanto aos motoristas quanto p/ ciclistas me parece urgente... faixas ao longo das principais vias da cidade, em todas as regiões, pode ser um bom começo.
ResponderExcluirUso a bicicleta como meio de transporte e também para o lazer. Além disso, também tenho carro, pois preciso dele para percorrer grandes distâncias com a família e, as vezes, sozinho...Acho que as ruas, são feitas para que todos possam transitar, o que nos falta, é educação, respeito pelo próximo!
ResponderExcluir