segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Terminal Pesqueiro Público de Niterói é inaugurado no Barreto






Prefeito participou da solenidade com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella

O prefeito de Niterói, participou nesta segunda-feira (16.12), ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, da solenidade de inauguração do Terminal Pesqueiro Público de Niterói e da nova sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, localizados na Avenida do Contorno, no bairro do Barreto. A estrutura, que custou cerca de R$ 10 milhões, abriga um cais com 95 metros de extensão e dispõe de amplas instalações, como área de desembarque de pescado, de comercialização e de conservação. A estimativa é que mais de 15 mil pescadores sejam beneficiados e que 500 pessoas circulem pelo local diariamente.
 
O terminal foi construído em uma área de aproximadamente 7,2 mil metros quadrados, tem capacidade para movimentar 25 toneladas/dia de pescado, que poderão chegar a 120 toneladas/dia futuramente. O terminal deve gerar em torno de 50 empregos diretos e vai começar a operar na safra da sardinha até 15 de fevereiro de 2014.
 
Rodrigo Neves destacou que o Terminal Pesqueiro de Niterói é mais uma obra reivindicada há anos que saiu do papel.


“Estamos fechando o ano com chave de ouro com a inauguração do primeiro terminal público de pesca. Este ano foi da retomada, da reabertura de equipamentos. Conseguimos reabrir o Hospital Getulinho, que já atendeu a 70 mil crianças; inauguramos a obra do mergulhão, que foi um problema sério ao longo dos últimos anos em Niterói; começamos a obra da Avenida do Contorno, cuja primeira etapa será concluída já em 2014; e a nova estação Araribóia. Queria agradecer ao governo federal, ao ministro Crivella, porque sem essa união isso não seria possível. Isso é muito importante porque estamos numa região que tem uma atividade intensa de pesca e esse terminal é um suporte, um apoio definitivo e fundamental para que a cadeia produtiva possa gerar mais empregos, mais renda e produzir mais riquezas. Enquanto prefeito, agradeço a todos que lutaram por essa realização e desejo um ano de 2014 muito mais promissor para os trabalhadores da pesca do Rio de Janeiro e especialmente da região de Niterói", disse o prefeito.
 
O ministro Marcelo Crivella também ressaltou a parceria do governo federal com o município de Niterói na gestão do prefeito Rodrigo Neves. Crivella destacou o potencial de Niterói como segunda maior cidade do estado. “Todos nós estamos ao seu lado prefeito, pode contar conosco para ajudar esse município. Esse terminal pesqueiro é uma pequena parcela de tudo o que vai ocorrer. Nós já estamos vendo no horizonte a perspectiva gloriosa de Niterói, que é a segunda cidade do estado”, afirmou o ministro.
 
Crivella relembrou a trajetória percorrida até a concretização do terminal pesqueiro, que se iniciou no governo do ex-prefeito Godofredo Pinto, quando Rodrigo Neves foi secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, cargo que depois foi ocupado pela atual deputada federal Jandira Feghali.
 
“Durante esse processo, muitos obstáculos foram superados para fazer com que a coisa andasse. Hoje estamos aqui celebrando esse momento com um terminal que vai ajudar os pescadores dessa região. Em breve essa área estará totalmente apta a receber grandes embarcações”, disse.
 
A cerimônia contou com a presença de prefeitos de municípios fluminense, de representantes de instituições estaduais e federais que fomentam o setor e de entidades ligadas aos pescadores.
 
 
Fotos: Luciana Carneiro
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.