sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Estado inaugura Mamógrafo Móvel: equipamento poderá zerar a fila por exames em Niterói


O prefeito Rodrigo Neves também esteve presente durante o lançamento do Mamografo Movel no Centro de Niterói. Foto: André Redlich

Foi inaugurado esta manhã (27), o primeiro Mamógrafo Móvel do Estado do Rio de Janeiro. Fotógrafo: Natasha Montier

Governo do Estado apresenta mamógrafo móvel

Unidade poderá beneficiar mensalmente cerca de 2 mil mulheres

O governador Sérgio Cabral entregou, na manhã desta sexta-feira (27/12), o mamógrafo móvel, à população fluminense. A unidade foi inspirada nos tomógrafos e ressonância magnética móveis, projetos da Secretaria de Saúde que realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. A unidade vai circular por todo o estado permitindo a realização de exames digitais de mamografia e ultrassonografia, além de biópsias mamárias, a pacientes do Sistema Único de Saúde. O investimento no equipamento foi de R$ 2.397.780. Também participaram da solenidade, que aconteceu em Niterói, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura Luiz Fernando Pezão, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

- O prefeito me disse que há uma demanda reprimida de 600 exames em Niterói. É exatamente que vamos oferecer. Tenho muita alegria em poder levar saúde para a mulher de todo o estado. Aqui ela vai fazer o exame e ter o diagnóstico – disse o governador Sérgio Cabral.

O governador também anunciou a construção de uma clínica da família, no bairro do Fonseca. Cabral também falou da Segurança Pública, na cidade, que ganhará uma Companhia Destacada de Pendotiba, 150 policiais civis para Delegacia de Homicídios já instalada na cidade, mas que ganhará nova sede em cinco meses.


Foi inaugurado esta manhã (27), o primeiro Mamógrafo Móvel do Estado do Rio de Janeiro. Na foto, Pérla Mesquita, técnica em mamografia. Fotógrafo: Natasha Montier
Foi inaugurado esta manhã (27), o primeiro Mamógrafo Móvel do Estado do Rio de Janeiro. Na foto, a técnica em mamografia Dahiannny Luz. Fotógrafo: Natasha Montier


Mamógrafo fará avaliação e liberação de laudo

Assim como nos dois serviços, o mamógrafo móvel foi instalado em uma carreta especial, que é composta por dois aparelhos de mamografia, um de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. A previsão é de que o projeto beneficie mensalmente cerca de 2 mil mulheres, realizando mais de 1,5 mil mamografias, 600 estudos ultrassonográficos e 100 procedimentos de biópsias. O serviço vai permanecer cerca de 15 dias em cada município.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.