Motoristas estacionaram em local proibido e trafegaram pela faixa. Foto: Marcelo Feitosa |
Desrespeito à faixa especial na Avenida Amaral Peixoto foi a causa das infrações. A mudança pegou muitos ciclistas de surpresa e ocasionou no reboque de seis veículos
Teve início ontem o funcionamento da ciclofaixa implantada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, com início na altura da Câmara de Vereadores, seguindo até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes. A mudança, que faz parte do projeto de mobilidade da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), pegou muitos ciclistas de surpresa e ocasionou no reboque de seis veículos e suas motos, que desrespeitaram a faixa especial e as placas de proibido estacionar.
Para o casal de ciclistas, Rubens Silveira e Fabiana Marques, a ciclofaixa vem para contribuir com aqueles que optam por um meio de transporte mais saudável e ambientalmente sustentável. Acostumados a utilizar a bicicleta principalmente próximo a Icaraí, onde moram, os dois foram surpreendidos com a implantação da faixa especial. Contudo, eles alertam para o desrespeito dos motoristas, mesmo com a determinação de um espaço específico para o tráfego de ciclistas.
“Utilizamos a bicicleta por conta do trânsito. Em Icaraí nós temos algumas ciclofaixas e ciclovias, mas aqui na Avenida Ernani do Amaral Peixoto não sabíamos que seria implantada. Ajuda, mas o risco ainda é muito grande, porque os motoristas não respeitam, é preciso um reforço na fiscalização para que o ciclista possa desfrutar dessa via”.
De acordo com a NitTrans, para a fiscalização da ciclovia na avenida, que fica ao lado esquerdo da circulação, foram destinados três agentes e operadores de trânsito para orientar os motoristas, juntamente com três reboques, para evitar o estacionamento irregular no local e liberar a via, se necessário. Tendo sido retirados no primeiro dia de funcionamento seis carros e duas motos por pararem na ciclofaixa.
Para a criação da faixa para ciclistas foi necessária a remoção dos estacionamentos existentes à esquerda da avenida, no sentido da mão da via. Para o motorista Bruno Freire Teixeira Valdas, a mudança ainda não faz muito sentido, por não ver uma movimentação efetiva de ciclistas utilizando o espaço. No entanto, se é para melhoria da mobilidade, ele concorda com a implantação, mas solicita, em contrapartida, quanto a área de estacionamento na via e próximo a ela.
“A maioria dos carros que ficavam estacionados aqui são de pessoas que trabalham na avenida e achar vaga no Centro de Niterói, até mesmo em estacionamento, está cada vez mais difícil, espero que nesse projeto eles elaborem um planejamento para melhorar essa situação”, diz Valdas.
Vagas – Quanto aos estacionamentos, a NitTrans informou que foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marques de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, 9 para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.
Para o casal de ciclistas, Rubens Silveira e Fabiana Marques, a ciclofaixa vem para contribuir com aqueles que optam por um meio de transporte mais saudável e ambientalmente sustentável. Acostumados a utilizar a bicicleta principalmente próximo a Icaraí, onde moram, os dois foram surpreendidos com a implantação da faixa especial. Contudo, eles alertam para o desrespeito dos motoristas, mesmo com a determinação de um espaço específico para o tráfego de ciclistas.
“Utilizamos a bicicleta por conta do trânsito. Em Icaraí nós temos algumas ciclofaixas e ciclovias, mas aqui na Avenida Ernani do Amaral Peixoto não sabíamos que seria implantada. Ajuda, mas o risco ainda é muito grande, porque os motoristas não respeitam, é preciso um reforço na fiscalização para que o ciclista possa desfrutar dessa via”.
De acordo com a NitTrans, para a fiscalização da ciclovia na avenida, que fica ao lado esquerdo da circulação, foram destinados três agentes e operadores de trânsito para orientar os motoristas, juntamente com três reboques, para evitar o estacionamento irregular no local e liberar a via, se necessário. Tendo sido retirados no primeiro dia de funcionamento seis carros e duas motos por pararem na ciclofaixa.
Para a criação da faixa para ciclistas foi necessária a remoção dos estacionamentos existentes à esquerda da avenida, no sentido da mão da via. Para o motorista Bruno Freire Teixeira Valdas, a mudança ainda não faz muito sentido, por não ver uma movimentação efetiva de ciclistas utilizando o espaço. No entanto, se é para melhoria da mobilidade, ele concorda com a implantação, mas solicita, em contrapartida, quanto a área de estacionamento na via e próximo a ela.
“A maioria dos carros que ficavam estacionados aqui são de pessoas que trabalham na avenida e achar vaga no Centro de Niterói, até mesmo em estacionamento, está cada vez mais difícil, espero que nesse projeto eles elaborem um planejamento para melhorar essa situação”, diz Valdas.
Vagas – Quanto aos estacionamentos, a NitTrans informou que foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marques de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, 9 para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.
Fonte: O Fluminense
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