COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:
Desde o início da gestão 2013, uma das prioridades do prefeito Rodrigo Neves à frente da Prefeitura de Niterói foi aportar tecnologia, método e novos procedimentos para a modernização da administração pública em Niterói.
Os resultados dos esforços da Prefeitura tem obtido resultados práticos e o reconhecimento de diversos órgãos técnicos e de análise de políticas públicas, como pode ser visto nos links ao final da presente postagem.
Em 2013, começamos a idealizar no Gabinete da Vice-Prefeitura, o Sistema de Gestão da Informação (Sigeo), uma plataforma que integra todas as informações geográficas da cidade e permite o cruzamento de dados para o suporte das políticas públicas.
O SIGEO encontra-se em fase final de implantação, mas mesmo assim, foi reconhecido, em maio de 2017, como a melhor iniciativa do país em geoprocessamento no país.
Como mostra a matéria abaixo, o SIGEO está ajudando a subsidiar com informações estratégicas os órgãos que atuam na área de segurança em Niterói, de forma a aprimorar a inteligência no combate à criminalidade.
É Niterói atuando de forma cada vez mais integrada e tecnologicamente atualizada, para melhorar os serviços que presta à população da cidade.
Vamos em frente!
Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói
--------------------------------------------------------------
Segurança: acordo integra dados das forças que atuam em Niterói
A reunião foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, na Região Oceânica. Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói |
Informações servirão como base para estratégias de combate à criminalidade na cidade
A Prefeitura de Niterói e o Instituto de Segurança Pública (ISP) firmaram um acordo de cooperação, nesta terça-feira (09), para agilizar a troca de informações a respeito das ocorrências registradas na cidade. Com a iniciativa, será possível o compartilhamento diário dos registros da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil.
Durante reunião no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, explicou que a iniciativa tem papel fundamental no combate à violência ao integrar ainda mais as forças de segurança que atuam na cidade. “Essa integração se traduzirá em importante ferramenta a serviço dos setores de inteligência, permitindo ações cada vez mais estratégicas e a comparação de dados da cidade com outras regiões do Estado”, explica o secretário.
Para Joana Monteiro, presidente do ISP, a troca de dados permitirá um maior planejamento das ações de segurança. “Niterói é um município com uma visão bastante arrojada sobre as questões de Segurança e de Ordem Pública, que boa parte das vezes são negligenciadas. É uma cidade que hoje tem a visão do que é o planejamento de ordenamento urbano e seu papel na ajuda às forças integradas de segurança. O início deste trabalho hoje será uma base que ampliará ainda mais o planejamento que vem sendo feito”, explicou.
Para o coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança, a troca de informações através do Sistema de Gestão da Informação (Sigeo) permite uma análise mais aprofundada dos impactos das ações de segurança.
“O cruzamento de dados é importante não apenas para o planejamento, mas para avaliar os impactos de uma determinada ação. Dessa forma, se for o caso, poderemos buscar uma resolução melhor para determinadas situações”.
Também participaram da reunião o diretor do Cisp, Nilson Cunha; o coordenador do Observatório de Segurança de Niterói, Luciano Santos, e a coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica do Governo municipal, Glaucia Macedo.
Fonte: O Fluminense
--------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
GESTÃO
Situação fiscal é 'crítica' ou 'difícil' em 86% das prefeituras do país, aponta Firjan
NITERÓI NO PRIMEIRO LUGAR DO RANKING DA TRANSPARÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DÁ NOTA 10 PARA TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE NITERÓI
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DÁ NOTA 10 PARA TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE NITERÓI
Niterói tem a melhor gestão fiscal entre as prefeituras do RJ, aponta Firjan
POLÍTICA EDUCACIONAL DE NITERÓI É RECONHECIDA: Niterói é 1º lugar em ranking de cidades que mais investiram em educação entre 2013 e 2015
SIGEO
SiGEO é escolhido o melhor projeto de gestão de geoinformação do Brasil
CIDADES INTELIGENTES E HUMANAS: matéria na Folha de Londrina cita o exemplo do SIGEO-Niterói
CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO: Prefeitura terá informações georreferenciadas centralizadas em banco de dados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.