terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prefeitura inaugura Umei no Barreto


O prefeito Rodrigo Neves percorreu instalações da Umei Jacy Pacheco, inaugurada ontem no Buraco do Boi, no Barreto. Foto: Divulgação / Luciana Carneiro


Unidade de Educação Infantil Jacy Pacheco, na comunidade Buraco do Boi, tem capacidade para atender 560 alunos

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou ontem a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jacy Pacheco, na comunidade Buraco do Boi, no Barreto, na Zona Norte da cidade. É a décima Umei inaugurada pelo programa “Mais Infância”, uma parceria entre o município e o Governo Federal, cujo objetivo é a expansão da educação infantil em Niterói. Até o fim de 2016, a meta é chegar a 20 novas creches.

A Umei Jacy Pacheco, que funcionará em um antigo Ciep e em período integral, tem capacidade para atender 560 alunos, sendo 160 de educação infantil para crianças de dois a seis anos e outros 400 para o ensino fundamental (1º e 2º ciclos). As aulas de educação infantil começam na semana que vem. Já o ensino fundamental somente em 2015.

A creche possui 16 salas de aula, sala de artes, sala de recursos e sala multimeios, além dos laboratórios de Informática e de Ciência. Conta ainda com sala de leitura, auditório, parque, biblioteca, refeitório e duas quadras poliesportivas. O projeto prevê ainda a climatização de todas as dependências e condições de acessibilidade para alunos com necessidades especiais.




O prefeito Rodrigo Neves afirmou que a inauguração da Umei do Barreto reforça o compromisso do governo em cuidar dos que mais precisam.

“Niterói será a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com todas crianças na educação infantil. Temos uma visão holística e integrada da nossa cidade e das políticas públicas. A educação é uma ferramenta poderosa para elevar a qualidade de vida e para prevenção à violência. As mães terão a oportunidade de procurar um emprego e as crianças frequentando escola de boa qualidade. Se temos uma escola de educação infantil de qualidade, temos um bom desempenho no ensino fundamental e no médio. O Maruí Grande e a comunidade Buraco do Boi há anos abandonados mereciam esse investimento”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que a história da educação em Niterói está sendo reescrita. “Estamos reescrevendo a história da educação em Niterói. Neste Ciep temos um belo projeto de educação integral, com qualidade, infraestrutura física e pedagógica e recursos humanos adequados”, opinou.

Além de destacar a importância do equipamento para a população, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, pediu apoio dos pais.

“A presença dos pais diariamente na escola, conversando com os professores e coordenadores vai garantir o aprendizado dos filhos”.

O presidente da Câmara de Niterói, vereador Paulo Bagueira, afirmou que a inauguração da creche é a realização de um sonho.

“Há anos, a principal pauta desta comunidade era essa creche. Hoje, o compromisso está sendo realizado”, disse.

O presidente da Associação dos Moradores do Buraco do Boi, Pedro Almeida, afirmou que a luta pela creche era antiga.

“Tem 15 anos ou mais que vinha lutando pela creche. A escola vai ser o cartão-postal da comunidade. É uma obra de primeira”, disse.

Além da Umei do Buraco do Boi, já foram inauguradas creches nos bairros do Fonseca (Vila Ipiranga e Magnólia Brasil), Caramujo, Maceió, Sapê, Itaipu, Santa Rosa e Jacaré (Piratininga) e também no Centro da cidade.

A universitária Melissa Cândido comemorou a inauguração da escola.

“Estou muito feliz. Agora vou poder deixar minha filha de dois anos em um local seguro para poder estudar”, contou.


Fonte: O Fluminense


-------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Niterói inaugura na comunidade do Buraco do Boi, Barreto, a décima unidade de educação infantil da atual gestão
Programa Mais Infância ganha reconhecimento internacional
PARCERIAS PREFEITURA - UFF: Prefeitura vai construir creche no Morro do Preventório em terreno doado pela UFF

SAIBA MAIS SOBRE O TRABALHO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO NA ÄREA DE EDUCAÇÃO:
Nova sede da UMEI de Santa Rosa é inaugurada
Governo inaugura mais uma escola de Educação Infantil em Santa Rosa
Prefeitura inaugura UMEIs no Maceió e Jacaré
Prefeitura inaugura maior creche da cidade
Prefeitura inaugura UMEI no Sapê, a quarta este ano
Prefeito em exercício e secretário de Educação visitam obras da UMEI do Caramujo, que estão na reta final
Prefeitura de Niterói inaugura a UMEI da rua Magnólia Brasil, a terceira em seis meses 

OUTRAS AÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
Prefeitura de Niterói inaugura Plataforma Urbana Digital no Morro do Palácio
Morro do Céu ganha Telecentro, novo centro social e tem rua principal recuperada
Telecentro da Clin é reinaugurado
Cidade terá duas Plataformas Urbanas Digitais






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.