sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ciclovia da Rua Timbiras, em São Francisco, é inaugurada

 


Ciclovia da Rua Timbiras. Fotos Luciana Carneiro, divulgação Prefeitura de Niterói.


O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, e o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, inauguraram na manhã desta sexta-feira (26/9) a ciclovia da Rua Timbiras, em São Francisco, na zona sul da cidade.

Axel e Argus percorreram de bicicleta os 1.200 metros de extensão da ciclovia, que servirá de modelo para outras que serão implantadas na cidade. Ao longo dos próximos meses, a Prefeitura vai criar uma ciclovia na Rua Benjamin Constant, no Barreto, e vai promover alterações nas ciclofaixas da Estrada Leopoldo Fróes e na Avenida Roberto Silveira, que terão mudança de lado.

A pista da ciclovia da Timbiras tem 2,80 de largura. Conta com vários tipos de segregadores (olho de gato, jardim, tachões ou para rodas, concreto com diferentes alturas, rampa e calçada) e quatro traffic calmings nos cruzamentos mais perigosos (ruas General Rondon, Goitacazes, Tapajós e Tupinambás).

O vice-prefeito destacou a importância da iniciativa para a cidade.

“A ciclovia da Timbiras será didática para o restante da cidade. É uma ciclovia segura, com vários tipos de segregadores e traffic calmings. Niterói tem um número expressivo de usuários de bicicleta. Na atual gestão, praticamente dobramos esse número. Mais gente usando bicicleta, mais o trânsito melhora e teremos uma cidade mais saudável e sustentável. Niterói se tornará uma referência nacional no uso da bicicleta para a mobilidade”, observou.

"A ciclovia da Timbiras é um marco do Programa Niterói de Bicicleta e será didática para o restante da cidade".


Argus Caruso afirmou que Niterói já conta com cerca de 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, sendo metade implantada pela nova administração da Prefeitura. Segundo ele, outros dez quilômetros estão em construção, na Região Oceânica e na Estrada Velha de Maricá.

Entre as vias criadas pela atual gestão, destaca-se o Circuito Universitário, com extensão de sete quilômetros, Ele começa na estação das barcas e vai até o MAC (Museu de Arte Contemporânea), na Boa Viagem. Passa também por ruas no Ingá e Gragoatá, como José Bonifácio, Nilo Peçanha, Tiradentes e Lara Vilela. O circuito conecta alguns campi da UFF (Universidade Federal Fluminense) e museus como o Solar do Jambeiro, MAC e Janete Costa.

Argus afirmou que em todos os projetos, a Prefeitura ouve moradores e ciclistas. Disse ainda está em fase de elaboração um Plano Cicloviário para a cidade e pede conscientização.

“O programa Niterói de Bicicleta não tem como objetivo apenas a construção de ciclovias. É preciso que os pedestres, motoristas e ciclistas se respeitem”, salientou.

Moradora de São Francisco, a pedagoga Marluce Silvany de Araújo, de 63 anos, pedalou com Axel e Argus na inauguração da ciclovia e apoia a iniciativa.

“Sempre adorei andar de bicicleta, desde criança. Uso para ir à hidroginástica, ao mercado e na casa de amigos. São Francisco é um bairro com muitas casas. A maioria dos moradores tem bicicleta. E a ciclovia dá mais segurança. Vamos aproveitar”, disse.

No próximo domingo (28/9), está marcado um passeio ciclístico na cidade. A concentração será às 8h30 na Concha Acústica e o percurso seguirá pela orla até São Francisco.

Fonte: Prefeitura de Niterói


---------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Niterói de Bicicleta no Facebook
Bicicleta/ciclovias no Blog do Axel Grael

Postagens sobre o programa Niterói de Bicicletas
PARCERIA NITERÓI DE BICICLETA + SETRERJ: Lançado segundo vídeo da Campanha "Motorista Amigo do Ciclista" - Episódio 2:"Motorista Amigo do Ciclista - Ep.2: A distância que protege"
Prefeitura de Niterói inicia obras de mudança na ciclovia da Estrada Fróes
Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa “Motorista Amigo do Ciclista”
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa Motorista Amigo do Ciclista. Amanhã, 200 motoristas receberão treinamento no Caminho Niemeyer
NITERÓI DE BICICLETA: Ciclovia da Roberto Silveira vai mudar de lado
NITERÓI DE BICICLETA: Alguns dos bicicletários instalados ao longo da semana
NITERÓI DE BICICLETA. Bicicletas são necessárias como uma opção limpa e eficaz de mobilidade
CICLOVIAS: OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA
Ciclovia da Rua Timbiras será inaugurada em setembro
Prefeitura de Niterói contrata empresa paulista para elaborar plano cicloviário para a cidade
Ciclistas de Niterói reconhecem resultados do programa Niterói de Bicicleta e cobram mais avanços
NITERÓI DE BICICLETA: monitorando o crescimento do uso de bicicletas na cidade
Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"
Semana da Mobilidade de Niterói e as Ciclovias Temporárias
Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
O desafio da bicicleta: editorial do jornal O Fluminense
Prefeitura promove 1º Workshop do Programa Niterói de Bicicleta
Prefeitura de Niterói promete quatro projetos novos de ciclovia

Outras postagens
Banco Mundial: Pedestres e ciclistas ainda são excluídos de espaços públicos na América Latina
Após crescer 18% nos últimos 4 anos, licenciamento de veículos desacelera em Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.