quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ÓTIMA INICIATIVA: INEA homenageia pioneiros da conservação da fauna ameaçada no RJ


Professor Adelmar Coimbra (à direita), ao lado do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Guido Gelli, foi homenageado por projetar a atividade científica do Brasil no cenário internacional. Foto - Cezar Muller

Professor Alcides Pissinati, ao lado da presidente do Inea, Isaura Frega, é outro homenageado. Foto - Cezar Muller


Cientistas recebem homenagem do Governo do Estado por reconhecimento internacional

16/09/2014 Ascom Sea

Os professores Alcides Pissinati e Adelmar Coimbra foram homenageados pelo governo do Estado nesta terça (16/09), por projetar a atividade científica do Brasil no cenário internacional. Os dois têm animais e plantas batizados com seus nomes. A homenagem aconteceu no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), em Guapimirim, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

- Homenagear os professores Coimbra e Pissinatti é reconhecer, também, a importância dos quadros técnicos do estado do Rio de Janeiro para as pesquisas científicas do Brasil e do Mundo. É um orgulho muito grande para nós trabalhar junto de dois dos maiores nomes da biodiversidade mundial – afirmou o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Portinho.

Fundado por Coimbra e chefiado por Pissinatti, o CPRJ guarda 23 diferentes espécies e é a primeira instituição mundial voltada exclusivamente à preservação de primatas. Agora, entre os cativeiros e laboratórios, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pelos cientistas faz lembrar toda uma vida dedicada ao estudo da fauna e da flora. Noventa anos de vida, mais precisamente, no caso de Adelmar Coimbra, que iniciou suas expedições ambientais na década de 40.

- O trabalho de conservação das espécies de fauna e flora é essencial para preservação da humanidade. Agradeço pela homenagem e sigo empenhado na construção de grupos de trabalho que contribuam para a biodiversidade – declarou Adelmar Coimbra.



Coimbra dá nome a um percevejo, um cacto, uma bromélia e um primata. E foi justamente trabalhando na preservação que Coimbra conseguiu resultados expressivos, tendo salvado três espécies de mico-leão da extinção.

Considerado o herdeiro intelectual de Coimbra, Alcides Pissinati, este ano, repetiu o feito que seu incentivador atingiu em outras quatro oportunidades. Durante o Congresso Internacional de Primatologia, em agosto, no Vietnã, foi anunciada a descoberta de cinco novas espécies de primatas amazônicos. Laura Marshall, a cientista norte-americana responsável pela descoberta, batizou uma das espécies de Pithecia pissinatti. O reconhecimento mundial ao trabalho de Pissinatti motivou a cerimônia organizada pelo governo, que também reverenciou Adelmar Coimbra, considerado o ‘pai’ da primatologia no Brasil.

Dar sequência ao trabalho do professor Coimbra aqui no CPRJ é uma responsabilidade e satisfação enorme. Começamos com um trabalho de formiguinha, na década de 70. Receber o reconhecimento da comunidade científica internacional reforça a certeza da importância de nossas atividades – comemorou Alcides Pissinatti.

Em 2014, o CPRJ completa 35 anos e segue misturado à história de protagonismo do Brasil nas pesquisas primatológicas.

Fonte: INEA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.