domingo, 28 de setembro de 2014

Combate ao crack em Niterói será sobre rodas com atenção especial ao Centro


Ônibus, dois carros e duas motos farão o patrulhamento em pontos considerados críticos e levarão assistência aos usuários de drogas. Kátia Silene será a motorista. Foto: Maurício Gil


Prefeitura colocará em breve nas ruas coletivo equipado com câmeras que facilitarão abordagem de dependentes de drogas, através do Programa “Crack é Possível Vencer”

Uma ação conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Ordem Pública de Niterói promete reorganizar em breve pontos da cidade dominados por usuários de crack, com atenção especial ao Centro da cidade. Através do programa “Crack é Possível Vencer”, coordenado pelo Ministério da Justiça, 48 agentes da Guarda Municipal foram treinados e 16 vão atuar nas ruas com o apoio de ônibus, dois carros e duas motos que farão o patrulhamento em pontos considerados críticos da cidade. A data para início ainda não foi definida.

Equipado com quatro câmeras, o ônibus será composto por agentes que farão a triagem dos usuários e os encaminharão a outros setores de acordo com as necessidades. A ação é um planejamento de ação integrado para evitar que grupos de usuários da droga possam migrar para outros locais da cidade. Jovens usuários de crack com idades entre 12 e 18 anos serão abordados e levados para as Unidades de Acolhimento. Lá, ficarão por até seis meses acompanhados de outros profissionais de saúde.

Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e agentes sociais já atua junto aos usuários da droga, com a estratégia de redução de danos. Através dos “Consultórios de Rua” (CR) e da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), parceria da Fundação Municipal de Saúde de Niterói e o Ministério da Saúde, as pessoas são atendidas integralmente, variando de acordo com cada necessidade. Até agora cerca de 130 pessoas já foram atendidas pelo projeto.

Com 13 anos dedicados à Guarda Municipal, Kátia Silene Bastos, de 39 anos, terá a responsabilidade de comandar a tropa. Ela vai dirigir o ônibus durante as operações das abordagens.

“É a primeira vez que vou trabalhar com uma tecnologia desse porte em um veículo. Já dirijo há bastante tempo e fui a escolhida pra essa tarefa. Estou feliz em poder ajudar”, conta Kátia ao lado do ônibus que virou seu xodó. A equipe já está pronta e depende apenas de algumas questões burocráticas para começar as ações, o que não deve demorar muito.

O programa “Crack é possível vencer” é coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios uma ação integrada onde atua em três frentes: prevenção, cuidado e autoridade.

Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

A ação é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo para a redução dos índices de consumo de drogas.

Fonte: O Fluminense


------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura recebe Unidade Móvel com 20 câmeras para auxiliar no combate ao crack
Prefeitura recebe automóveis e motocicletas que auxiliarão no trabalho de combate ao crack
Prefeitura implanta nas escolas da rede municipal projeto inovador de prevenção ao uso do crack
Parceria de R$ 5 milhões para enfrentar o crack em Niterói
Guardas municipais são treinados para participarem do programa "Crack é possível vencer"
Consultório de Rua: 188 moradores em situação de rua já foram atendidos na unidade móvel em bairros da cidade
Prefeitura de Niterói e Senasp assinam termo de adesão da cidade ao programa "Crack, é possível vencer"
Prefeitura de Niterói inaugura equipamentos para atendimento a dependentes químicos
Niterói apresenta projeto de integração ao legado olímpico e garante recursos para a Guarda Municipal em Brasília
Secretaria de Assistência Social de Niterói implementa ações para população em situação de rua




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.