quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Manobras perigosas de lanchas e jet ski ameaçam prática de stand up na Barra


Difícil convivência: jet skis e lanchas ameaçam praticantes de stand up paddle Bárbara Lopes / Agência O Globo

Adeptos do pranchão na saída do Canal do Marapendi reclamam

RIO - O convívio entre praticantes de stand up paddle (SUP) e donos de lanchas e jet skis tem sido difícil na saída do Canal do Marapendi, na Barra. A área, que também atrai banhistas, é passagem obrigatória para os veículos que querem chegar ao mar. E esportistas acusam pilotos de projetarem suas embarcações contra quem está se equilibrando sobre suas pranchas, a fim de inibir a prática do SUP no local.

Adepta do pranchão, a jornalista Fernanda Villas-Bôas afirma já ter presenciado acidentes e provocações.

- Muitos donos de lanchas e jet skis trafegam em alta velocidade no canal, que é uma área de lazer. Eles acham que o espaço é privativo deles e reclamam da nossa presença, provocam ondas para nos derrubar, aproximam as embarcações de nós perigosamente e nos xingam, porque acham que devem ter algum tipo de preferência por estarem aqui há mais tempo. Não respeitam nosso esporte, que é um dos que mais crescem em toda a cidade - protesta.

Por meio de nota, a Capitania dos Portos esclareceu que a velocidade máxima permitida no canal é de 5 nós (cerca de 10km/h) e que as embarcações devem trafegar no centro da via, enquanto praticantes de SUP e banhistas devem se manter afastados da área de tráfego. O órgão informou que intensifica a fiscalização durante o verão e que abordou 541 embarcações entre dezembro e janeiro. Destas, 46 foram notificadas e cinco, apreendidas.

Fonte: O Globo




Um comentário:

  1. Difícil convivência: jet skis e lanchas ameaçam praticantes de stand up paddle Bárbara Lopes / Agência O Globo ... jetskistand.blogspot.com

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.