sábado, 22 de fevereiro de 2014

Plano vai tornar Niterói cidade referência nacional em acessibilidade


Com a secretária municipal de Acessibilidade vistoriando a Praça Dom Orione. Foto Janaína Gouvêa, 2013.


Entre as metas está transformar a Moreira César, em Icaraí, em modelo de rua totalmente adaptada
 
A Prefeitura de Niterói vai lançar em março o Plano Municipal de Acessibilidade (PMA). Município mais adaptado do Estado do Rio e nono do país, a atual gestão tem como prioridade  transformar a cidade na primeira do Brasil em acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos. O PMA é coordenado pela Coordenadoria de Acessibilidade e tem em seu grupo de trabalho as secretarias de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Urbanismo e Mobilidade, Assistência Social e Direitos Humanos, Conservação e Serviços Públicos e Executiva.
 
O PMA tem como objetivo principal desenvolver ações integradas entre os diversos órgãos envolvidos para a promoção de condições de igualdade para que toda a população possa acessar e usufruir dos equipamentos, bens e serviços públicos da cidade. De acordo com censo 2010 do IBGE, Niterói tem uma população de 37.305 pessoas com deficiência e 82.150 idosos.
 
A secretária e coordenadora do plano, Tânia Rodrigues, explica que, a partir de diagnósticos da situação do município, cada secretaria terá metas de curto, médio e longo prazos a serem cumpridas até 2016.
 
“A acessibilidade é uma prioridade do governo municipal e Niterói tem todas as condições de ser referência nacional de cidade adaptada. Vamos fazer com os deficientes, idosos e as pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir da cidade como qualquer morador”, afirma.
 
Transformar a Rua Moreira César, em Icaraí, em modelo de acessibilidade, é uma das metas na área de urbanismo e mobilidade, projeto que está inserido no programa Viver sem Limites, do governo federal. A Alameda São Boaventura, no Fonseca, e a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, também serão transformadas em rotas acessíveis, com a construção de novas rampas e adequação das já existentes aos padrões normativos de acessibilidade, além de cuidados com as calçadas e travessias.
 
A implantação de um consultório odontológico adaptado para atendimento de pessoas com deficiência de alta complexidade é meta para a área de saúde. Já na Assistência Social, uma das iniciativas que serão tomadas é a criação de um Centro de Referência para pessoas com deficiência. Na educação, um dos principais compromissos é tornar todas as unidades escolares acessíveis até 2016.
 


-------------------------------------

Leia também:

Evento "Brincando com as Diferenças" promove socialização entre crianças com e sem deficiência
Praça Dom Orione terá brinquedos adaptados para portadores de deficiênci​a física
Praça Dom Orione, em São Francisco, foi aberta ao público após revitalização
Projeto Cadeiras na Quadra passa a ter treinos na Concha Acústica de Niterói
Terminal recebe fiscais de acessibilidade em Niterói
Portadores de necessidades especiais terão mais facilidades nas praias
Prefeitura de Niterói apresenta ao COB plano de integração da cidade às Olimpíadas de 2016
Prefeito Rodrigo Neves cria Grupo de Trabalho para elaborar Plano Municipal de Acessibilidade
Niterói vai aderir à campanha internacional para o banimento do uso do mercúrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.