domingo, 23 de fevereiro de 2014

Projeto prevê multa para quem jogar lixo nas ruas da cidade de Niterói


Lixo e folhas são os principais agentes que atrapalham o escoamento da água, criando bolsões pela cidade. Foto: André Redlich

Leonardo Sodré

Apesar da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realizar limpezas, bueiros entupidos atrapalham a dinâmica urbana. Mudança no código da Clin prevê multa.

Com as chuvas que caíram sobre a cidade na última semana, os problemas com os bueiros entupidos apareceram. Em diversos locais do Centro e da Zona Sul da cidade, o acúmulo de lixo e de folhas impediram o escoamento da água, criando bolsões que atrapalhavam a travessia. A situação piora próximo aos pontos de ônibus, que o acúmulo de água molha quem espera a condução. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) diz que realiza a limpeza de forma periódica e que um projeto de lei será enviado à Câmara de Vereadores de Niterói para que multas sejam aplicadas em quem jogar lixo nas ruas.

“É horrível essa situação. Percebi, quando estava indo para o trabalho, que tinham várias poças pela rua. É muito ruim, porque a gente tem que ficar pulando para não enfiar o pé na vala. Pior quando a poça está na frente do ponto de ônibus e os carros passam molhando todo mundo. Sempre tomo cuidado, porque já vi muita gente se molhar e ter que voltar para casa para trocar a roupa”, conta a auxiliar de serviços gerais, Tatiana Bernardo Barcelos, de 35 anos.

O problema causado com os bueiros entupidos é algo que fica mais evidente quando chove. Em épocas de estiagem, como ocorreu no mês de janeiro, fica difícil perceber, mas o acúmulo de lixo acontece. A reportagem de O FLUMINENSE flagrou diversos tampões sem nenhuma brecha para o escoamento da água em ruas do Centro, como na Avenida Rio Branco e nas vias no entorno do Jardim São João. Até na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na orla de Icaraí, haviam bueiros entupidos.

“Eu moro na esquina das ruas Sete de Setembro com João Pessoa, em Icaraí. Antes não havia limpeza e sempre ficava alagado lá. Agora, eles estão limpando e não têm se formado mais tantas poças. O problema é que ainda tem gente mal educada que joga lixo nas ruas e não percebe que está criando um problema para ela mesma. Se não tiver lugar para a água escoar, ela volta”, alerta o aposentado Edson Segrilo, de 75 anos.

De acordo com Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, o trabalho de limpeza dos ralos e bueiros de água pluvial de toda a cidade é cotidiano. Desde outubro de 2013 acontece a “Operação Chuvas de Verão”, que consiste na intensificação destes serviços e na limpeza dos rios e canais municipais. Além disso, a secretaria conta com a ajuda de duas motos para a vistoria destes bueiros e ralos, o que agiliza o deslocamento do funcionário e facilita a ação. 

Conscientização – A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, ressalta a importância da conscientização da população para não jogar lixo nas vias públicas e informa que haverá mudança no código da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), permitindo multa para quem jogar lixo nas ruas.

“Todos nós devemos ter a consciência de que jogar lixo na rua não apenas suja a cidade, como resulta no entupimento dos ralos e bueiros, ajudando nas enchentes ocasionadas pelas chuvas. É muito importante que cada cidadão faça sua parte para manter nossa cidade limpa e minimizar o impacto das tempestades. Nós (Seconser) realizamos a ação preventiva de limpeza. Com o projeto de lei que será enviado à Câmara pelo prefeito, a Clin irá realizar ações educativas, com direito a multa. Quem jogar lixo fora das lixeiras estará sujeito a pagar pelo ato”, adiantou.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.