sábado, 22 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Niterói lança projeto Agente Ambiental Escolar



As secretarias municipais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e a de Educação, Ciência e Tecnologia lançaram neste sábado (22/2), no Parque da Cidade, em São Francisco, o projeto Agente Ambiental Escolar, que tem como um dos objetivos promover a sustentabilidade socioambiental nas unidades da rede municipal de ensino junto às comunidades do entorno.

O vice-prefeito Axel Grael participou da solenidade, ao lado dos secretários municipais Daniel Marques (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade), Waldeck Carneiro (Educação) e Fabiano Gonçalves (Desenvolvimento Econômico).

O programa será aplicado em nove escolas e envolve 29 alunos do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, orientados por nove professores da rede municipal treinados por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e instituições parceiras.

Após o evento, os novos agentes ambientais receberam um kit com o material que será utilizado no levantamento que farão nos locais onde residem, contendo boné, máquina fotográfica e cantil. Os estudantes participantes foram selecionados por meio de uma redação cujo tema foi qual seria a responsabilidade de cada um quanto à Educação Ambiental.

Axel Grael destacou a importância da iniciativa e disse que o lançamento do programa é um momento simbólico.

"Reunimos neste evento hoje as secretarias de Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento Econômico, que trabalham com os temas que vão salvar o planeta e construir um futuro melhor. Para isso precisamos trabalhar com as novas gerações, que vão nos ajudar a aperfeiçoar as ações de prevenção. Esse será o papel desses jovens agentes que participam do programa, que é de integração para fazer com que mais jovens se mobilizem pela questão ambiental. Esse programa tem tudo para ser mais uma marca na nossa cidade", afirmou Grael.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, explicou que o kit entregue aos alunos foi preparado para dar meios para que os estudantes realizem o trabalho de diagnóstico ambiental das comunidades. O monitoramento e coordenação dos agentes será feito pelos professores, que receberam capacitação.

Já o secretário Daniel Marques, de Meio Ambiente, ressaltou a parceria inovadora com a área de educação municipal, e informou que o projeto tem duas concepções. "A primeira é traçar um diagnóstico para termos indicadores das áreas onde os estudantes vivem. Assumimos o governo sem dados para fazer um trabalho técnico para solucionar diversos problemas ambientais que existem no município. Nada melhor do que ter a contribuição das crianças e dos pais para identificar áreas de plantio, onde há risco de escorregamento de terra, onde há problemas na coleta de lixo, identificar ausência de esgoto e onde há poluição. O outro ponto importante é que esses jovens passarão a ter sensibilidade com relação à proteção do meio ambiente e serão multiplicadores", disse Daniel.

Fonte: Prefeitura de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.