sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Força-tarefa combate dez focos de incêndio em Niterói, um deles na Ilha da Boa Viagem


Entre os locais que tiveram focos ontem, estão Boa Viagem, Cafubá, Sapê, Largo da Batalha e São Francisco. Foto: Maurício Gil


Patrícia Vivas

Incêndio atinge Ilha da Boa Viagem na Zona Sul de Niterói

Até a tarde desta quinta, dez queimadas foram registradas em diversos pontos da cidade. Tempo deve mudar no fim de semana e segundo o Inpe choverá na região

O Corpo de Bombeiros de Niterói continua em operação para combater os focos de incêndio na cidade. Até a tarde de ontem, dez queimadas foram registradas, e os helicópteros que haviam sido suspensos da operação na parte da manhã voltaram a atuar na parte da tarde.

Um sobrevoo foi realizado ontem por volta das 7h30, percorrendo Niterói, Maricá, e parte de São Gonçalo. Entre os locais que tiveram incêndios, estavam o Cafubá, Sapê, Largo da Batalha, Boa Viagem e São Francisco, sendo três focos no Cafubá e dois em São Francisco.

Segundo o vice-prefeito, Axel Grael, os focos de incêndio no Sapê e no Largo da Batalha não eram em vegetação e sim em lixos que foram encontrados próximos à mata. No Cafubá, as chamas precisaram ser apagadas com a ajuda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros, que foi liberado em seguida. No entanto, por volta das 16h, o helicóptero voltou a atuar no Morro do Cavalão, em São Francisco.


Os bombeiros estão atuando para garantir a segurança dos moradores. Foto: Maurício Gil


Equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando durante toda a semana para garantir que os incêndios não atinjam nenhuma residência, nem causem nenhum tipo de dano para a população. As operações contam ainda com o apoio do grupamento de socorro florestal, especializados em focos de incêndio em vegetação.

Segundo o vice-prefeito, nenhum morador foi atingido nessas operações, mas dois bombeiros acabaram feridos. Um foi atacado por abelhas e outro queimou a mão. Em relação às residências próximas a locais de incêndio, apenas uma casa na zona norte precisou ser vistoriada, mas não sofreu nenhum dano por conta das chamas.

"Axel Grael garantiu, ao longo da semana, que todos os recursos disponíveis estão sendo empregados para conter o avanço dos focos de incêndio".


Axel afirmou que a estratégia usada atualmente é a melhor que poderia ser feita, e que está usando todos os recursos que existem para combater os incêndios.

“Não tenho um plano B, mas não acho que será necessário, até porque, pior do que a situação estava há dois dias, não tem como ficar. Ou seja, já estávamos na pior condição possível e a estratégia não falhou”, afirmou.

Previsão de chuva – Axel Grael garantiu, ao longo da semana, que todos os recursos disponíveis estão sendo empregados para conter o avanço dos focos de incêndio.

Segundo ele, o clima quente e seco tem favorecido a expansão das chamas e que dias chuvosos podem ajudar a acabar com o problema. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este fim de semana reserva chuva para os niteroienses. Amanhã, a expectativa é de pancadas de chuva de curta direção acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, com umidade relativa do ar em 90%. Já no domingo, a cidade deve ter tempo nublado e chuvas periódicas, cenário que se mantém inalterado também na segunda-feira. O tempo só deve voltar a ficar ensolarado, ainda de acordo com os dados do Inpe, no fim da semana que vem.

Fonte: O Fluminense

-------------------------------------

Leia também:

Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem
Cidade de Niterói ganha reforço no combate contra incêndios
Danos causados pelo fogo nas encostas de Niterói (sobrevoo de 10/02/2014)
Niterói em alerta contra incêndios florestais
Incêndio criminoso na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu
Estado cria força-tarefa para combater incêndios florestais
Controlado incêndio na Reserva de Poço das Antas
Alerta máximo contra incêndios
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Queimadas: mitos e verdades
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Fumaça de queimadas causa a morte de 339 mil pessoas/ano no mundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.