terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Niterói em alerta contra incêndios florestais


Incêndios vêm deixando a população de Niterói em alerta Foto: André Redlich

Patricia Vivas

Primeiros meses do ano têm sido os mais críticos em relação à queimadas. Grande quantidade de ocorrências vêm causando preocupação a moradores de diversos bairros

Niterói está em alerta máximo por conta da grande quantidade de incêndios que tem atingido a cidade. Segundo dados da defesa civil, no mês de janeiro foram registradas 87 ocorrências, enquanto fevereiro teve 90 ocorrências em apenas 10 dias. Na tarde de ontem, 10 focos de incêndio foram registrados. Bairros da Zona Norte, como Fonseca e Barreto, são os mais atingidos.

Para controlar o fogo, e tentar impedir qualquer tipo de prejuízo ou vítima, helicópteros do corpo de bombeiros e da polícia militar fazem parte das atuações, e um sobrevôo é realizado no final da tarde para um balanço geral, que tem como objetivo verificar se a cidade possui novos focos de incêndio, e planejar a operação do dia seguinte.

Entre os incêndios ocorridos ontem, o que mais chamou a atenção do Corpo de Bombeiros foi no Morro do Cavalão, em São Francisco, Zona Sul de Niterói. O foco está no local há pelo menos 10 dias, e tem alertado moradores da localidade e autoridades, que passaram a manhã e a tarde de ontem (11) acompanhando o fogo que era apagado por bombeiros, com ajuda de um helicóptero da polícia militar.

Segundo o vice-prefeito, Axel Grael, esse incêndio foi iniciado em Santa Rosa, passou por Icaraí e parou em São Francisco graças ao vento à noite. Axel afirmou ainda que o incêndio não começou sozinho. “Essa história de combustão espontânea não existe, é lenda. A única forma de um incêndio começar naturalmente é caso algum raio atinja um local específico. Existe alguém por trás desse caso, só não sabemos quem foi e se a ação foi intencional.”

Segundo um antigo morador de São Francisco, José Augusto Pantaleão, 73 anos, não é comum ver fogo no Morro do Cavalão, nem mesmo nas épocas com menos chuva. “Geralmente os incêndios acontecem na época de seca, em julho/agosto, mas essa área não é atingida. Nunca imaginei que o fogo chegaria aqui com tanta intensidade”, afirmou.

Axel Grael afirmou que a última vez que o local sofreu um incêndio foi há aproximadamente 20 anos, e ainda assim, não foi com a dimensão de ontem. Ainda assim, o vice-prefeito afirmou que o foco não oferece risco às casas ao redor do local. “No início ficamos preocupados, mas não há nenhum risco. Estamos mobilizados para não deixar o fogo se alastrar, e só vamos parar com as ações quando as chuvas retornarem”, finalizou.

Campanhas – Visando conscientizar a população de Niterói sobre os riscos causados pelos incêndios, a Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido ações de mídia e redes sociais sobre as chamadas queimadas urbanas, que podem ser originadas de lixo, resíduos verdes, culto de velas e guimba de cigarros. Já o Inea mantém a campanha permanente “Queimada é Fogo – Vamos apagar essa ideia”.

Providências – No último dia 07, foi estabelecida uma Estratégia de Enfrentamento dos Incêndios em Vegetação, com providências a serem tomadas imediatamente. Entre elas estão: Treinamento pelo Corpo de Bombeiros para integrantes do núcleo de patrulhamento ambiental da Guarda Municipal para a atuar em combate a incêndio; Requerer ao Governo do Estado a disponibilidade de aeronaves e outros equipamentos de combate por terra; Mobilização dos Núcleos de Defesa Civil nas comunidades para atuar em ações educativas e alertas contra incêndios; e Instaurar investigações nos órgãos competentes (Bombeiros e Polícia Civil) para identificar responsáveis por incêndios criminosos.

Fonte: O Fluminense

--------------------------------

Saiba mais sobre as queimadas que têm assolado a cidade de Niterói e outros municípios:
Danos causados pelo fogo nas encostas de Niterói (sobrevoo de 10/02/2014)
Incêndio criminoso na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu
Estado cria força-tarefa para combater incêndios florestais
Controlado incêndio na Reserva de Poço das Antas
Alerta máximo contra incêndios
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Queimadas: mitos e verdades
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Fumaça de queimadas causa a morte de 339 mil pessoas/ano no mundo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.