domingo, 9 de fevereiro de 2014

Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados


O fogo iniciado na vertente de Icaraí/Santa Rosa atingiu a área de mata do lado de São Francisco. Foto Axel Grael.

Outro foco na encosta de São Francisco e com a mesma origem. Foto Axel Grael.

Com o vento nordeste forte que temos tido todas as noites, os focos de incêndio ganham intensidade e aumentam o poder de destruição. Foto Axel Grael.


Muitos focos de incêndio em Niterói. As fotos acima são de um incêndio em São Francisco, no Morro do Cavalão, iniciado na vertente de Icaraí/Santa Rosa. O vento nordeste todas as noites tem piorado muito a situação. Estamos mobilizados mas é muito difícil combater todas as frentes.
 
Infelizmente, criminosos e descuidados continuam causando estes incêndios. A Prefeitura de Niterói está investindo em comunicação, em ações preventivas, mobilização de equipes de emergência e união de esforços com os Bombeiros, INEA, IBAMA/PrevFogo.
 
O PROBLEMA

A Região Sudeste do Brasil está sofrendo com uma longa estiagem, combinada com uma forte onda de calor e baixa umidade do ar. Situação atípica para o verão. Como resultado, estamos tendo uma ocorrência recorde de queimadas.

Em Niterói, vários focos de incêndio em vegetação estão sendo verificados, principalmente nas áreas de encostas. Registramos ocorrências em todas as regiões da cidade, mas principalmente nos morros da Zona Norte: Barreto e Fonseca. Justamente as áreas em estudo para implantação do Mosaico Norte do PARNIT, o que é mais um motivo para se lamentar.

DIFICULDADES

Seguindo todas as previsões meteorológicas, a Prefeitura de Niterói havia se preparado para um verão muito chuvoso e, ao longo de 2013, empreendeu um grande esforço para que a Defesa Civil da cidade, revertesse a sua defasagem tecnológica e contasse com recursos adequados. Foram implantados: a primeira estação meteorológica da cidade, uma rede de pluviômetros, uma rede de sirenes de alerta, foram implantados 13 NUDEC's, desenvolvidos treinamentos, etc. Niterói hoje é uma das cidades mais preparadas para enfrentar emergências causadas pela chuva.

Surpreendidos por uma situação oposta (em vez de chuvas, uma forte estiagem), foi necessário antecipar as ações que estavam programadas para o período de seca, ou seja, de junho a agosto.

Como a estiagem não era prevista, o programa PrevFogo - do IBAMA, que contrata equipes de brigadistas toda temporada de seca, não o fez para essa ocasião. A Superintendência do Rio de Janeiro não conta com efetivo para ajudar a cidade na atual emergência.

PROVIDÊNCIAS

Na sexta feira, dia 7 de fevereiro, promovi uma reunião com o objetivo de integrar os esforços da Prefeitura com outras órgãos com responsabilidade de atuar na questão das queimadas. Foi estabelecida uma Estratégia de Enfrentamento dos Incêndios em Vegetação, com as seguintes providências principais a serem tomadas imediatamente:
  • Treinamento pelo Corpo de Bombeiros para integrantes do núcleo de patrulhamento ambiental da Guarda Municipal para atuar em combate a incêndio.
  • Estabelecer o sobreaviso dos guardas municipais do núcleo de patrulhamento ambiental no intuito de apoio aos bombeiros no combate aos focos de incêndio;
  • Requerer ao Governo do Estado a disponibilidade de aeronaves e outros equipamentos de combate por terra;
  • Compra emergencial de abafadores e saco costal, bem como uniforme de proteção;
  • Mobilização dos NUDECs - Núcleos de Defesa Civil nas comunidades para atuar em ações educativas e alertas contra incêndios.
  • Ação conjunta do Poder Público (Defesa Civil, FAMNIT, SMARHS, médico de família) e voluntariado para prevenção de incêndios.
  • Campanha na mídia de conscientização contra práticas que resultem em incêndios em vegetação.
  • Instaurar investigações nos órgãos competentes (Bombeiros e Polícia Civil) para identificar responsáveis por incêndios criminosos.
  • Avaliar a viabilidade de estabelecer um chamamento de voluntários.

Solicitamos a todos que ajudem a mobilizar a população para a prevenção de incêndios.
Reiteramos o pedido para que todos ajudem na prevenção dos incêndios, evitando acender fogueiras, acender velas, queimar lixo, queimar o mato e SOLTAR BALÕES. Lembramos que todas essas práticas são consideradas crimes ambientais e seus responsáveis podem ser até condenados à prisão.


Axel Grael

--------------------------------------

Saiba mais sobre queimadas e iniciativas de prevenção/controle em Niterói:

LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Queimadas: mitos e verdades
Incëndio controlado no Parque Estadual da Serra da Tiririca



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.