sábado, 15 de fevereiro de 2014

Troca de conhecimento e visão estratégica são fundamentais no ambiente corporativo, afirma Lars Grael


Lars Grael compartilhou sua história como atleta, além das conquistas e dificuldades ao longo da carreira

O medalhista olímpico participou da abertura da 3ª Convenção de Vendas do Sistema Fiep e falou sobre sua carreira, desafios enfrentados e valores deixados pelo esporte

Uma carreira com muitos desafios, força de vontade, superação e conquistas. Essas são algumas marcas da trajetória do medalhista olímpico Lars Grael que esteve nesta quarta-feira (12) no Campus da Indústria do Sistema Fiep para realizar palestra de abertura da 3º Convenção de Vendas da instituição. Com o tema “Desafios do Sistema Aplicados ao Negócio”, Grael fez uma analogia entre os desafios do esporte e o trabalho realizado pelos agentes de relacionamento com o mercado do Sistema Fiep, que envolve atuação em rede e espírito de equipe.

Confira mais fotos do evento.

“Lars é um grande campeão e trouxe sua história de vida para compartilhar com nossa equipe. Os valores e o conhecimento que envolvem o esporte também são aplicáveis no trabalho realizado pelos colaboradores do Sistema Fiep e a trajetória deste atleta é uma inspiração e exemplo para todos nós”, destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, durante a abertura do evento.

Grael abordou a importância do espírito de equipe e atuação em rede para a conquista de resultados tanto no esporte, como no mundo corporativo. “Busquei passar essa inspiração de uma carreira esportiva para o público da Fiep. Muitos desafios do esporte são parecidos com o trabalho realizado por equipes no ambiente de trabalho, entre eles, a preparação de uma competição, a logística, a capacitação, definição e reavaliação de metas, saber ganhar e perder, aprender com uma derrota”, relatou Grael.

A história de Grael como velejador começou cedo. Ele cresceu vendo a paixão do seu avô Preben Schmidt pelo esporte e se inspirou para seguir o mesmo caminho. Algumas dificuldades apareceram em sua trajetória, como falta de patrocinadores no início de carreira. Mesmo assim Grael nunca deixou de sonhar e buscar seus objetivos. Conquistou duas medalhas de Bronze, em Seoul 1988 e Atlanta 1996. Foi pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha, além de representar o Brasil também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º).

Durante a palestra, ele contou que viu sua vida mudar em instantes, quando sofreu um acidente envolvendo uma lancha em 1998. “Agora não era mais uma luta por vitórias e medalhas, mas sim uma luta pela vida”, disse ele, lembrando os momentos difíceis que passou no hospital durante sua recuperação. “Pensei em desistir algumas vezes, mas muitas pessoas me inspiraram para continuar minha carreira no esporte. Seis meses após o ocorrido retornei às competições. Hoje minha motivação é superar obstáculos e ser exemplo para outras pessoas. Quando mais eu precisei, também tive referências para seguir em frente”, afirmou.


Palestra abriu as atividades da terceira convenção de vendas do Sistema Fiep.


Segundo o velejador, a interdependência por meio de competências definidas e o compartilhamento do conhecimento no esporte são outros exemplos que podem ser trazidos para o ambiente de trabalho. “É preciso conhecer a competência de cada um e ver que elas se complementam para o alcance de resultados. Aqui existem pessoas com diferentes competências e que podem auxiliar umas às outras, compartilhando conhecimentos”, disse. Ele acrescentou que é importante sempre estar atento à realidade e demandas do mercado, assim como no esporte.  “O pessimista reclama do vento, os otimistas esperam ele mudar e o realista ajusta as velas para a realidade”.

Grael finalizou sua palestra afirmando que a felicidade é um estado de espírito. “Ela não está no sucesso, na fama ou na remuneração, mas sim na essência da vida, nas coisas simples, como poder respirar, contemplar a natureza. A vida é o que interpretamos dela e por mais dura que ela seja, é melhor sempre olhar pelo lado positivo. Isso é ser feliz”, finalizou. Mais sobre a história de Grael está disponível no site www.larsgrael.com.br

Convenção de Vendas – A 3º Convenção de Vendas do Sistema Fiep continua com programação nesta quinta-feira (13). Participam do evento os colaboradores que são agentes de relacionamento com o mercado (ARMs) do Sistema Fiep e que fazem a ponte entre o trabalho realizado pela entidade e as indústrias do estado. Durante o evento, eles irão conhecer os principais desafios que envolvem a Fiep, o Sesi, Senai e IEL durante o ano de 2014 e participarão de um “jogo de negócios” elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular o atendimento em rede no Sistema S, alinhados aos desafios de crescimento e desenvolvimento da indústria.

“A convenção de vendas tem como objetivo fortalecer a equipe de vendas e definir a função de mercado e formação de rede entre esses profissionais. Essa é a 3ª convenção e buscamos incentivar os colaboradores para agirem em rede e atingir os objetivos da instituição”, relatou o coordenador da área de vendas do Sistema Fiep, Robson Alexandre Gravena.

Fonte: Agência FIEP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.