terça-feira, 15 de março de 2016

Vice-prefeito Axel Grael foi homenageado com a Medalha Legislativa João Batista Petersen Mendes



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

Me senti muito honrado, ontem (14 de março), por ser agraciado com a Medalha Legislativa Municipal do Mérito "João Batista Petersen Mendes", concedido pela Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do vereador Bira Marques, a quem sou muito grato. Segundo o vereador, a homenagm foi "Em reconhecimento à sua dedicação na defesa do Meio Ambiente e nas causas dos Direitos Humanos" (Decreto Legislativo 1843, publicado em 30 de dezembro de 2015).

Na cerimônia, também foram homenageados o pastor Silas Esteves, o professor Armando Arosa, o vice-prefeito Axel Grael, o senhor Lincoln Thomaz, a doutora Ilza Fellows, o doutor Alair Augusto Sarmet e a professora Cleonice Queiroz Nery, representada pelo seu filho, Ricardo Nery.


Medalha João Batista Petersen Mendes.


Lembrando de João Batista Petersen

Ao fazer o uso da palavra, pude explicar aos presentes o motivo pelo qual a homenagem tem um valor especial para mim. Dr. João Batista Petersen Mendes foi promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do RJ e foi responsável por muitas iniciativas pioneiras.

Em 1986, foi nomeado Curador de Meio Ambiente do MP-RJ, o primeiro do país a criar um órgão especializado na matéria ambiental. (Conheça a biografia de João Batista Petersen)

Como não contava com uma estrutura de apoio técnico, Dr. Petersen arregimentou um corpo de voluntários para apoia-lo. Eram todos ambientalistas e profissionais em início de carreira. Eu era um deles e, junto comigo, estava uma geração de ambientalistas de Niterói, como Paulo Bidegain da Silveira Primo, Alba Simon, Jorge Antônio Lourenço Pontes e outros.

Atuamos em diversas causas e aprendemos muito. A causa mais importante que atuei, foi a primeira Ação Civil Pública do Brasil (Processo 18.026), movida por Petersen em 06 de abril de 1987, contra a empresa Imobiliária Ubá e a Prefeitura de Niterói. A empresa pretendia implantar um loteamento em terras da Serra da Tiririca (divisa entre Niterói e Maricá), na localidade conhecida como Córrego dos Colibris. Saiba mais sobre o caso em "Aspectos ambientais e legais da conservação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Estudo de Caso: Córrego dos Colibris, Niterói, RJ, Brasil".

Petersen logrou êxito e a Serra da Tiririca foi salva. Daquele esforço inicial, surgiu a campanha pela criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, liderada inicialmente por aquele grupo de voluntários, reunidos no grupo ambientalista Movimento de Resistência Ecológica (MORE), além de outras importantes adesões. O Parque foi finalmente criado em 1991, pela Lei Estadual nº 1.901, de 29 de novembro de 1991. Na ocasião eu já era o presidente do Instituto Estadual de Florestas - IEF-RJ, e tive a atribuição de tomar as primeiras medidas para a implantação do parque.

Atuação ambientalista

O MORE foi criado em 1980, tendo como campanha inicial a luta contra a poluição causada pelas fábricas de sardinha, que eram muitas, localizadas em Jurujuba e nas proximidades da Ponte Rio-Niterói. Todas as fábricas juntas, lançavam à Baía de Guanabara, naquela época, uma carga orgânica equivalente ao esgoto produzido por toda a cidade de Niterói.

Além da campanha pela Baía de Guanabara, desenvolvemos no MORE várias outras ações pioneiras, como, por exemplo, uma campanha por ciclovias em Niterói (meados da década de 1980).

Depois do MORE, fundamos o Movimento de Resistência Ecológica, militamos no Instituto Baía de Guanabara (presidi a organização entre 1998 e 1999), fundamos o Projeto Grael, participei como conselheiro de organizações como a REBRAF, PRESERVALE, FBCN e por ai tem ido a nossa militância socioambiental...

Atuação na administração pública

Em 1991, fui nomeado presidente do Instituto Estadual de Florestas, tendo cumprido a gestão até o final de 1994. Posteriormente, fui presidente da FEEMA em duas ocasiões (1999-2000 e 2007-2008), exerci o cargo de subsecretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (2000) e, em 2012, fui eleito vice-prefeito de Niterói.

Axel Grael
Engenheiro florestal, ambientalista
Vice-Prefeito de Niterói


Saiba mais sobre a trajetória de Axel Grael




--------------------------------------------------------



Vice-prefeito Axel Grael foi homenageado com a Medalha Legislativa João Batista Petersen Mendes







O plenário da Câmara de Vereadores de Niterói recebeu, ontem pela manhã, a solenidade “Personalidades de Niterói”. O evento, presidido pelo vereador Bira Marques, homenageou representantes de diversos setores da sociedade, que se destacaram em suas funções em prol da cidade.

Na ocasião, o vice-prefeito Axel Grael foi homenageado com a Medalha Legislativa João Batista Petersen Mendes. Axel, que também é coordenador-geral do Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, falou sobre o trabalho de sustentabilidade que vem sendo feito no município, e destacou o “Plano Niterói de Bicicleta”, que será ampliado ainda mais com as obras de mobilidade que a administração pública vem executando.

“A construção da Transoceânica será importante para que a cultura sustentável do uso de bicicletas seja ampliada na cidade. O túnel Charitas-Cafubá terá duas galerias e essas galerias terão ciclovias dentro delas, permitindo que você venha de Itaipu e chegue ao Barreto de bicicleta e em ciclovias planas”, afirmou o vice-prefeito.

A medalha João Batista Petersen também foi oferecida ao pastor Silas Esteves, responsável pela Igreja Palavra Viva – Monte Sião, em Niterói.

Foram homenageados ainda a professora Cleonice Queiroz Nery, com a Medalha Zilda Arns; o engenheiro Lincoln Thomaz da Silveira, com a medalha Oscar Niemeyer; o professor Armando Cerqueira Arosa, com a medalha Felisberto de Carvalho; o médico Alair Sarmet Moreira com a medalha Albert Sabin; e a médica Ilza Fellows, com a medalha Vital Brazil.

Anfitrião da Sessão Solene, o vereador Bira Marques reiterou a importância dos grandes valores do município.

“Dentro do ambiente da Câmara, que é de muita luta, disputa, retórica e fiscalização, me orgulha muito, dentre as várias atuações, realizar essas homenagens intersetoriais na função legislativa. É sempre muito importante reconhecer na nossa sociedade aqueles que se doam, se envolvem e contribuem para fazer de Niterói uma cidade cada vez melhor”.

Fonte: O Fluminense



-----------------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

PRÊMIO CREA-RJ DE MEIO AMBIENTE 2015 - Torben Grael me representou em homenagem
ORGULHO E GRATIDÃO: Fui escolhido para o PRÊMIO CREA-RJ DE MEIO AMBIENTE
Muita emoção na entrega da Medalha Pedro Ernesto a Axel Grael
Cenas do evento de entrega da Medalha Pedro Ernesto para Axel Grael









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.