COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou a conclusão do processo licitatório para a contratação do Centro de Controle de Tráfego Inteligente (CCO Mobilidade), sistema que controlará a sinalização semafórica nas principais avenidas e regiões da cidade.
Serão 10 Controles de Tráfego de Área (CTA), que também serão interligados operacionalmente entre si.
Localização dos 10 CTA's. |
Equipamentos que comporão o sistema do CCO. |
O CCO Mobilidade permitirá à Prefeitura: o monitoramento intensivo do trânsito, resposta rápida aos incidentes, controle das áreas de maior movimento de trânsito da cidade, orientar os usuários quanto às rotas alternativas de melhor tráfego.
A base operacional do CCO Mobilidade será no mesmo prédio do CISP e compartilhará parte da tecnologia. O planejamento e a implantação do CCO Mobilidade é um dos componentes do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS), financiado pelo BID e coordenado pela Vice-Prefeitura.
Prédio do CISP, onde será instalado o CCO Mobilidade. |
Exemplo de uma sala de controle de um CCO. |
O objetivo do CCO Mobilidade é produzir o efeito das "ondas verdes", que permitem que o trânsito evolua com mais fluidez, evitando-se que se pare no sinal vermelho a cada esquina. Com a maior fluidez no trânsito, o tempo de deslocamento na cidade será muito menor.
O importante é que uma maior fluidez no trânsito não significa uma maior velocidade. Pelo contrário. A velocidade média do trânsito será menor mas o motorista chegará mais rápido ao seu destino. Isso ocorre pois se o motorista insistir em se deslocar mais rápido do que o previsto, perderá a vantagem da cronometragem dos sinais e terá que parar mais a frente.
Ganhos também ambientais e de segurança
Com uma velocidade do trânsito mais lenta e com a redução do número de frenagens, paradas e aceleração dos veículos, o risco de acidentes será minimizado, a emissão de poluentes pelos veículos será muito menor (o transporte é a maior fonte de poluição do ar em Niterói) e a cidade também terá muito menos poluição sonora.
O maior controle remoto das áreas de cruzamentos nas ruas permitirá também a prevenção de ações criminosas nestes locais onde os veículos parados deixam seus ocupantes mais vulneráveis à ação dos bandidos.
Plano de Mobilidade e ciclovias
A matéria abaixo também se refere à iniciativa de desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) que será lançado na próxima semana pelo Prefeito Rodrigo Neves. O PMUS atualizará os planos atualmente existentes e incorporará novas tecnologias e iniciativas em andamento, como a implantação da TransOceânica, do sistema cicloviário da cidade e os serviços de VLT.
Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói
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O Globo Niterói, 11 de março de 2016.
Cruzamentos em Niterói terão sinais de trânsito inteligentes
Centro. Sinal do cruzamento da Avenida Marquês do Paraná e Rua Marechal Deodoro - Barbara Lopes / Agência O Globo |
Central define automaticamente o tempo de abertura e fechamento
Marco Stamm
NITERÓI — Niterói será a primeira cidade do Rio de Janeiro a contar com um centro de controle de tráfego inteligente, que vai permitir definir o tempo dos sinais de trânsito automaticamente de acordo com o fluxo de veículos em cada cruzamento. A previsão é que o contrato com a Ineo do Brasil, subsidiária do grupo francês Engie, fornecedor do sistema, seja assinado terça-feira no gabinete do prefeito Rodrigo Neves (PT), e o prazo de execução é de oito meses. Na mesma data, será lançado o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que estabelece metas de deslocamento urbano pelos próximos dez anos, dando prioridade para o transporte público coletivo e não motorizado.
Ao todo serão instalados 190 sensores semafóricos inteligentes nos principais cruzamentos de Centro, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa e Região Oceânica. Os locais também receberão câmeras filmadoras que auxiliarão na segurança. O investimento é de R$ 19,5 milhões, recurso adquirido por empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Embora a conclusão total dos trabalhos esteja prevista para novembro, a intenção de Rodrigo Neves é que até 30 de junho o sistema comece a operar parcialmente.
14 PAINÉIS DARÃO PANORAMA DO TRÂNSITO
O sistema é semelhante ao já utilizado em Paris e Dijon, na França. Em Niterói, os 190 sensores vão enviar informações para dez computadores instalados no Centro de Controle Operacional de Mobilidade (CCO), que será construído no segundo andar do prédio onde funciona o Centro de Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga. Com as informações dos sensores, um software pode definir o tempo de abertura e de fechamento dos sinais de acordo com a quantidade de veículos que passa em cada cruzamento.
— O sistema identifica e se adapta à realidade do dia, do horário e do local. Se houver necessidade, ele deixará a sinalização verde por mais tempo, onde tenha maior fluxo de veículos, e vermelha onde ele for menor — explica o prefeito.
Apesar de a operação ser automática, o centro de operações também contará com mão de obra humana, que além de observar as condições do trânsito, transmitirá informações em tempo real para os 14 novos painéis que serão instalados em pontos estratégicos.
Rodrigo diz que o principal objetivo é reduzir o tempo de deslocamento, embora ele ainda não saiba calculá-lo. Ele também espera diminuir os custos com manutenção dos sinais e o consumo de combustível, além da emissão de gases poluentes, assim como o número de acidentes.
— O que se pode discutir é se os benefícios são suficientes diante do investimento que é feito.
Um sistema semelhante (desenvolvido por outra empresa) foi instalado em Mogi das Cruzes (SP), onde a agilidade do trânsito cresceu de 40% a 50%, segundo o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol. Lá, o preço da tecnologia ficou 40% mais alto: ao passo que um sinal de trânsito tradicional novo custa R$ 40 mil, um inteligente sai por cerca de R$ 60 mil.
PLANO VAI PRIORIZAR TRANSPORTE COLETIVO
Também será lançado oficialmente na terça-feira o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Niterói, que vai estabelecer a meta de deslocamento dentro do município pelos próximos dez anos. O projeto terá cooperação técnica do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês) e da World Resources Institute (WRI), duas das mais importantes ONGs do mundo ligadas ao transporte nas cidades, e terá patrocínio de US$ 100 mil do Banco de Desenvolvimento da América Latina. A conclusão do plano está prevista para novembro.
A elaboração do PMUS é uma exigência do Ministério das Cidades desde 2012. O subsecretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explica que o plano deve priorizar o transporte público coletivo e o não motorizado; para pedestres e ciclistas:
— Niterói já teve vários planos de mobilidade, mas, historicamente, o foco é no transporte público e no carro. Desta vez não faremos um plano apenas para o transporte, faremos um plano de mobilidade.
INCENTIVO AO VLT
Para favorecer o transporte público coletivo, o plano vai priorizar a implantação de faixas exclusivas para ônibus e incentivar a construção de VLT, cujo estudo de viabilidade está em fase de elaboração. Para incentivar o transporte não motorizado, o plano pretende ressaltar a construção de calçadas e ciclovias.
Outros pontos importantes que devem ser abordados pelo PMUS são a logística de mobilidade, como carga e descarga de mercadorias; a melhor forma de atender os moradores de comunidades carentes; e a integração metropolitana.
Niterói tem três projetos de transporte em curso. Além do estudo para o VLT no Centro, há a construção da Transoceânica e o Programa Niterói de Bicicleta.
— O desafio é integrar o que temos com o que está em implantação — define Barandier.
Fonte: O Globo Niterói
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