quarta-feira, 23 de abril de 2014

Relatório posiciona América Latina e Caribe como o próximo celeiro mundial


www.iadb.org/foodsecuritystudy
 
 
De acordo com um novo relatório divulgado hoje pela Global Harvest Initiative (GHI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a região da América Latina e do Caribe poderá ajudar a alimentar uma população global de nove bilhões de pessoas em 2050, desde que implemente políticas chave para reforçar a produtividade agrícola.
 
Baseando-se em conhecimento e experiência de mais de 30 parceiros do setor público e privado, o relatório O próximo celeiro global: Como a América Latina pode alimentar o mundo apresenta desafios, recomendações e itens de ação para as autoridades políticas, a comunidade doadora, agricultores, agronegócio e sociedade civil.
 
O crescimento da população e mudanças dramáticas na dieta irão, nas próximos décadas, causar grande pressão na agricultura em todo o mundo. O Próximo Celeiro Global descreve o papel da América Latina e Caribe (ALC) para enfrentar esse desafio, bem como a oportunidade que tem de com isso aumentar o desenvolvimento, reduzir a pobreza e apoiar o progresso social em toda a região.
 
"A América Latina tem um potencial enorme para ajudar a atender à crescente demanda do planeta por alimentos, rações, fibras e combustível, de forma sustentável e produtiva. Ao colocar em prática uma agenda abrangente de políticas pró-agrícolas, a região pode atrair os investimentos e inovações para se tornar o celeiro global do século 21 ", de acordo com a Dra. Margaret M. Zeigler, diretora executiva da GHI.
 
Atualmente, a América Latina e o Caribe contribuem com 11% do valor da produção de alimentos do mundo e representam 24% das terras aráveis . A região tem cerca de 28% das terras do mundo que foram identificadas como tendo médio a alto potencial para a expansão sustentável da área cultivada, e 36 % da participação de terra que está ao alcance do mercado em um máximo de seis horas de mercados locais.
 
"Embora já seja a maior região exportadora de alimentos do mundo, a ALC alcançou apenas uma fração de seu potencial para expandir a produção agrícola para o consumo regional e exportação global, " afirma Ginya Truitt Nakata , Especialista Sênior de Operações do BID . "Os próximos 10 a 20 anos oferecem uma janela crítica de oportunidade para avançar em novas formas de agricultura produtiva e ambientalmente sustentável na região. "
 
As principais áreas de ação política e de investimento, nas quais os setores público e privado podem e devem avançar juntos, incluem:
  • Agricultura Científica, Investigação e Desenvolvimento
  • Conhecimento e Serviços de Extensão para agricultores
  • Transporte e Infra-estrutura logística
  • Irrigação, Gestão da Água e Tecnologia de Mecanização
  • Comércio Regional e Global
  • Acesso dos Agricultores a Serviços Financeiros: Gestão de Risco e disponibilidade de crédito
  • Cooperativas e Associações de Produtores
  • Redução de perdas pós-colheita
 
 
 
O relatório completo, aqui. www.iadb.org/foodsecuritystudy


Fonte: BID



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.