sexta-feira, 18 de abril de 2014

Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil


(Foto: Lucas Sampaio)

Luíza Zottis

Embora muitas vezes negligenciados, os pedestres – ou seja, todos nós – também são parte do trânsito. Só na região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, 12 milhões de viagens a pé são feitas diariamente. E os pedestres são os mais vulneráveis: todos os anos, 270 mil perdem a vida, correspondendo a 22% de todas as fatalidades no trânsito. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pensando nas pessoas em primeiro lugar no trânsito, a OMS lançou a cartilha “Segurança para Pedestres”. Voltado a gestores públicos e técnicos da área, o documento visa garantir a segurança de quem caminha como parte dos esforços para reduzir lesões e mortes no trânsito. A cartilha traz boas práticas numa abordagem holística, que inclui elementos como engenharia de trânsito, fiscalização, legislação e medidas de conscientização.

A publicação, que foi traduzida para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde, o escritório da OMS na América Latina, visa contribuir com a implantação de medidas de segurança para os pedestres em todo o mundo. A cartilha traz dados relevantes sobre mortes e lesões, fatores de risco ao pedestre no trânsito, formas de avaliar o ambiente viário, entre outras.

Acesse aqui o manual completo.


http://www.paho.org/bra../index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1494&Itemid=423


Fonte: The City Fix Brasil

----------------------------------

Leia também:
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.