quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ato pela paz reúne 5 mil pessoas no Centro de Niterói




 




Caminhada entre a Câmara Municipal e a Praça Arariboia, contou com a participação da sociedade civil, representantes da Prefeitura e entidades religiosas

Cerca de 5 mil pessoas se reuniram às 17h desta quinta-feira na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, em uma caminhada contra a violência. Com o objetivo de apontar a necessidade de combater a criminalidade na cidade e cobrar mais ações de segurança pública, representantes da sociedade civil, entidades representativas, vereadores, secretários municipais e o prefeito Rodrigo Neves marcharam da Câmara de Vereadores até a Praça Arariboia, na Rua Visconde do Rio Branco.

Com faixas e cartazes que traziam as mensagens ‘Niterói pede socorro, violência não’, moradores da cidade caminharam de mãos dadas pela via, enquanto guardas municipais e agentes da NitTrans orientavam motoristas, que aguardavam pacientemente a marcha. Pessoas que estavam nos prédios da Avenida Amaral Peixoto também se manifestaram balançando lenços brancos.

O prefeito Rodrigo Neves disse que Niterói precisa entrar de vez no Plano Integrado de Segurança Pública do Estado. Segundo ele, os programas desenvolvidos pela administração municipal no âmbito da prevenção à violência, como o Patrulha Escolar e aumento no efetivo da Guarda Municipal, não são suficientes para impedir o aumento no índice da criminalidade.

“Toda essa mobilização da OAB, dos vereadores, dos secretários, dos Diretórios Acadêmicos das universidades e, principalmente, dos moradores mostram o nosso comprometimento para mudar esse quadro negativo na cidade. Precisamos nos mobilizar e fazer aquilo que está ao nosso alcance, mas precisamos de mais”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com Rodrigo Neves, a diminuição no efetivo da Polícia Militar da cidade e as implantações das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades do Rio de Janeiro, contribuíram para a migração de bandidos para Niterói.

“O 12º Batalhão de Niterói está com o programa das Companhias Destacadas, os policiais estão nas ruas, blitzes estão sendo feitas, mas está sendo insuficiente. Niterói vai ser a segunda cidade a receber mais turistas para a Copa do Mundo e não teremos mais segurança?”, desabafou o prefeito.

Além da caminhada, foi elaborada uma carta que será enviada ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Entre as demandas apresentadas no texto, está a solicitação de inclusão da cidade no plano de segurança para a Copa do Mundo, que inclui o envio de homens das Forças Armadas para ocupar comunidades de Niterói.

O deputado federal Sergio Zveiter, morador da cidade, elogiou a mobilização e disse que exigir segurança pública também é papel do prefeito.

“O município não pode se omitir. Precisamos nos unir, porque a bandidagem está vindo para Niterói e não vamos permitir isso”, disse.

A moradora do Cubango, Rosilda Nunes, de 53 anos, fez coro: “A gente precisa se juntar para acabar com a violência. Está insuportável”.

A caminhada terminou por volta das 18h, na Praça Arariboia, em frente à Estação das Barcas. O manifesto foi finalizado com um ato ecumênico na Praça Arariboia, comandado pelo pastor Roberto, da Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos de Niterói (Oplen); pelo padre Bruno Guimarães de Miranda e por Cláudia Dutra, representante do Instituto Espírita Bezerra de Menezes. Moradores da cidade soltaram centenas de balões de gás e em uma só voz pediram por dias melhores em Niterói.
Fonte: O Fluminense


---------------------------------------------------------
Leia também:
Sociedade de Niterói vai às ruas pedir paz

Saiba o que a Prefeitura tem feito para colaborar com o Estado na segurança de Niterói:
Guardas municipais são treinados para participarem do programa "Crack é possível vencer"
Prefeitura propõe medidas na área de segurança e pede audiência com o secretário Beltrame
Obra da Companhia Destacada do Morro do Estado está pronta e será inaugurada nesta sexta feira
Campanha de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes no Carnaval é lançada em Niterói
Projeto de lei pode garantir nova sede para SEOP e GM em Niterói
Inaugurada a Cia Destacada da PM em Pendotiba. 150 homens e 14 viaturas
Nova realidade e mais segurança na Praça do Vital Brazil
Obras da Companhia Destacada da PM em Pendotiba na reta final
Inaugurada a nova Delegacia de Homicídios: mais reforço na segurança para Niterói e São Gonçalo
Prefeitura de Niterói anuncia plano de carreira para a Guarda Municipal
Choque de ordem após ocupação das comunidades de Niterói
Prefeitura de Niterói intensifica oferta de serviços públicos nos morros do Estado e do Palácio
Segurança: comunidades de Niterói ganham companhia destacada
Forças de segurança implantam Companhias Destacadas em três comunidades de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.