quarta-feira, 23 de abril de 2014

Reforço de mais cem homens e Companhia Destacada no Fonseca


Reunião de emergência foi convocada pelo governador após os ataques realizados em Niterói por facções criminosas durante feriado prolongado. Foto: Marcelo Feitosa



Reunião de emergência foi convocada pelo governador após ataques realizados por facções criminosas na cidade durante feriado, que foram ordenados por traficantes do Rio

O governador Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, anunciou ontem reforço de cerca de cem policiais militares para as companhias destacadas de Niterói e reafirmou que uma nova unidade será implantada no Fonseca, nos próximos dias. As declarações foram feitas durante visita à Prefeitura de Niterói, após uma reunião com o prefeito Rodrigo Neves, que contou ainda com as presenças do chefe de polícia Fernando Veloso e do coronel Paulo Henrique Noronha, chefe do Estado-Maior Operacional da Polícia Militar (PM).

A reunião de emergência foi convocada pelo governador após os ataques realizados por facções criminosas na cidade durante o feriado prolongado, que foram ordenados por traficantes oriundos do Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Seseg). Segundo Beltrame, os ataques às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio e a necessidade de ocupar o Complexo da Maré fizeram com que o planejamento para a região de Niterói fosse atrasado. No entanto, ele acredita que as medidas previstas - a instalação de uma Companhia Destacada no Fonseca, bem como a reestruturação da unidade já implantada no Morro do Cavalão - serão suficientes para reduzir a escalada de violência na cidade nos últimos meses.

“Estamos fazendo uma leitura concreta da criminalidade em todo o estado. Para Niterói, o plano é a ocupação e a instalação de uma Companhia Destacada no Fonseca e a reestruturação da que já existe, hoje, no Cavalão para fazer uma reocupação naquela área. São medidas imediatas e permanentes. Nos próximos dias, também haverá uma série de ações da Polícia Militar e da Polícia Civil em Niterói”.

A Companhia Destacada do Fonseca não servirá para a ocupação de uma comunidade específica. Assim como ocorreu em Pendotiba, os homens devem atuar em toda a região. A sede ficará no Horto do Fonseca.

Exército em Niterói – O governador Luiz Fernando Pezão afirmou que, por hora, não será feito o pedido de envio de forças federais para Niterói. No entanto, ele afirmou que essa possibilidade não foi descartada. Ela será novamente avaliada em cerca de 15 dias, quando a área de segurança vai avaliar o efeito das ações anunciadas ontem.

“Se precisar pedir, nós vamos pedir. Mas achamos que, com essas medidas, vamos dar uma resposta à população de Niterói”, afirmou, prometendo a continuidade dos investimentos: “A segurança pública vai continuar sendo um mantra em nosso governo”.

O prefeito Rodrigo Neves informou que o lançamento do edital de convocação do concurso público para a contratação de mais 350 guardas municipais deve ocorrer amanhã. As provas devem ser realizadas já em julho, segundo ele.

O chefe de Polícia Fernando Veloso determinou que todos os delegados responsáveis por Niterói e São Gonçalo apresentem, até amanhã, um planejamento detalhado para combater a criminalidade. Ele disse, no entanto, que os homens da Polícia Civil não atuarão no policiamento ostensivo. As delegacias de área vão receber o suporte da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

“A Polícia Civil vai seguir atuando em uma repressão qualificada”, declarou.

Fonte: O Fluminense

---------------------------------------------------

Leia também:
RJTV 2a EDIÇÃO: "Governo anuncia reforço no policiamento em Niterói"
Beltrame anuncia novas companhias da PM em Niterói para conter onda de violência




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.