sexta-feira, 4 de abril de 2014

Prefeitura propõe medidas na área de segurança e pede audiência com o secretário Beltrame

 



Governo municipal anuncia concurso para dobrar o efetivo da Guarda Municipal e convoca uma caminhada contra violência unindo sociedade, instituições, prefeitura, Câmara e ativistas

O prefeito de Niterói se reuniu na tarde desta quinta-feira (3/4) com representantes da sociedade civil, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), UFF (Universidade Federal Fluminense) e representantes de igrejas, Câmara, e cobrou medidas na área de segurança pública.

Uma das iniciativas será a publicação do edital de um concurso público para a Guarda Municipal para dobrar o efetivo da corporação, atualmente com 350 homens. As provas serão realizadas em julho e os novos guardas começarão a atuar no segundo semestre. De acordo com o prefeito, esse será o maior concurso público da história da corporação. 

A outra medida anunciada foi o envio de uma carta ao secretário estadual de Segurança Pública , José Mariano Beltrame, solicitando uma audiência e propondo uma série de medidas como a ampliação do efetivo policial na cidade, implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e a integração de Niterói ao planejamento dos grandes eventos internacionais que vão acontecer no Rio de Janeiro, com a possibilidade de utilização das Forças Armadas, também em Niterói, nestas ações.

"Como as Força Nacional de Segurança está apoiando a Secretaria de Segurança Pública no planejamento dos eventos internacionais, por que não apoiar as forças estaduais de segurança em Niterói tendo em vista a Copa e as Olimpíadas? Niterói será o segundo município, depois do Rio, a receber mais visitantes internacionais. Na Jornada Mundial da Juventude recebemos 200 mil visitantes. Mas isso é uma decisão que caberá à Secretaria de Segurança Pública. Ela que poderá fazer a solicitação formal da presença da Força Nacional de Segurança, explicou.

Movimento nas ruas

No encontro ficou decidida a realização de uma grande caminhada nas ruas no próximo dia 10, que contará com a participação da sociedade civil, igrejas, instituições e ativistas em defesa da tranquilidade dos cidadãos niteroienses e para dizer um não à violência. A ação está programada para começar às 17h em frente à Câmara Municipal.

"Apesar de a segurança pública ser uma atribuição dos Estados, a sociedade civil e as prefeituras não podem se negar a debater o assunto e precisam cooperar e cobrar ações na segurança no sentido de melhorar o convívio social e superar a intranquilidade e a insegurança", disse.

O prefeito destacou que, nos últimos meses, foram tomadas importantes medidas na área de segurança como a ampliação dos efetivos das polícias militar e civil, a implantação de Companhias Destacadas da PM em Pendotiba e no Morro do Estado, e a inauguração da nova sede da Delegacia de Homicídios, entre outras. No entanto, segundo ele, essas ações não foram suficientes.

"As medidas implementadas foram importantes, mas insuficientes. A sociedade e a Prefeitura esperam e demandam ações mais amplas por parte da Secretaria de Segurança Pública. Niterói hoje vive uma escalada crescente da criminalidade. Apesar da redução no número de homicídios, houve crescimento dos roubos a transeuntes e de veículos. Por isso, acredito que a ampliação dos efetivos, a implantação de UPPs e a integração da cidade ao planejamento dos eventos internacionais do Rio são fundamentais para que esses índices criminais diminuam nos próximos meses", explicou.

O prefeito anunciou que, paralelamente à solicitação de medidas na área de segurança, a Prefeitura prepara uma série de ações sociais nas comunidades.

Segundo ele, é preciso também uma união de esforços entre a sociedade civil, trabalhadores, empresários e sindicatos no sentido de desenvolver programas e ações sociais junto à população carente, como cursos técnicos para promover a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Participaram da reunião o reitor da UFF, Roberto Salles, o arcebispo emérito de Niterói, dom Alano Maria Pena, o presidente da OAB-Niterói, Antônio José Barbosa da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, o coordenador do DCE (Diretório Central de Estudantes da UFF), Felipe Garcez, o presidente da Associação de Pastores da Assembleia de Deus, Marcos Raposo e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, Leandro Santiago, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, Édson Rocha, militantes das redes sociais dos grupos SOS São Francisco e AME Pendotiba, o presidente do Sindlojas, Charbel Tauil, e os secretários municipais de Ordem Pública, Marcus Jardim, Executiva, Maria Célia Vasconcellos, e de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, além dos administradores dos movimentos SOS São Francisco, Oscar Motta e Lafaiete Álvares do AME Pendotiba, Ricardo Garcia.


Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.