terça-feira, 1 de abril de 2014

Prefeitura e Secretaria Estadual de Cultura discutem ações para fazer de Niterói a cidade dos museus




A Prefeitura de Niterói e a Secretaria Estadual de Cultura discutiram nesta segunda-feira (31/3) sobre uma série de ações integradas entre Estado e prefeitura na área cultural. A estruturação de um circuito integrado, um dos temas do encontro, poderá transformar Niterói na “Cidade dos Museus”.

“Esse encontro é uma reunião de trabalho para tratar de uma série de iniciativas da área cultural que serão desenvolvidas entre a prefeitura e o governo estadual. A estruturação do circuito de museus, por exemplo, vai permitir a integração dos acervos e programações conjuntas dos equipamentos estaduais e municipais. A ideia é transformar Niterói na cidade dos museus, para receber visitantes do estado, do Brasil e de outros países, pelas características específicas dos acervos dos museus que temos na cidade. Esses são programas importantes na retomada cultural de Niterói”, afirmou o prefeito da cidade.

Outros assuntos abordados foram a inserção da Companhia de Ballet de Niterói no circuito de apresentações na cidade do Rio de Janeiro e em municípios do Estado; o desenvolvimento do projeto de qualificação e de ampliação das atividades da Biblioteca Parque de Niterói; e a municipalização da Biblioteca Anísio Teixeira, no Campo de São Bento, que efetivamente passa a ser administrada pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, Ciência e Tecnologia.

A secretária Adriana Rattes, que estava acompanhada das superintendentes estaduais de Museus, Mariana Varzea, e de Leitura e do Conhecimento, Vera Saboya, destacou que Niterói tem uma característica cultural peculiar por ter sido ex-capital do estado e que tem um potencial enorme.

“Niterói tem um grande número de equipamentos culturais, tem história e tradição nessa área, muitos artistas e, especialmente, uma rede de museus que poucas cidades do tamanho de Niterói têm em qualquer outro lugar do Brasil. A gente tem uma oportunidade muito grande de marcar o município como sendo uma cidade central do ponto de vista da cultura do estado, uma capital cultural mesmo por causa desse grande patrimônio. Acredito muito no projeto do circuito de museus, porque pode atrair uma quantidade muito grande de visitantes e chamar a atenção para esse potencial da cidade, mudando a percepção de como Niterói será vista pelos brasileiros”, disse Adriana, que aproveitou a visita para conhecer a exposição que está em cartaz no Museu Janete Costa.

O encontro também contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia; do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz; do subsecretário de Cultura, Claudio Salles; e do subsecretário de Planejamento Cultural, Kiko Albuquerque. “Foi uma reunião muito produtiva de integração e de reforço da parceria entre a prefeitura e o estado. Discutimos ações em que realmente será necessária essa união”, disse o secretário Arthur Maia.

Fonte: Prefeitura de Niterói

------------------------------------------

Leia também:
Prefeitura vai criar sistema integrado de museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.