quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeitura inaugura UMEIs no Maceió e Jacaré


 



A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta quarta-feira (2/4) duas novas UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil): a Almir Garcia da Silva, no bairro de Maceió, e a Lizete Fernandes Maciel, no Jacaré, na Região Oceânica.

Com as duas novas creches, chega a oito o número de UMEIs inauguradas no atual governo. Desde o ano passado, foram implantadas unidades na Vila Ipiranga e Magnólia Brasil (ambas no Fonseca), Itaipu, Sapê, Caramujo e Santa Rosa. Além disso, houve uma reforma em uma UMEI de Pendotiba. 

A UMEI do Maceió homenageia o ex-combatente de guerra Almir Garcia da Silva, falecido em 2007, e que presidiu por anos a associação de moradores do bairro.

A unidade era uma creche comunitária que foi municipalizada e transformada em UMEI. Ela terá capacidade para atender até 94 crianças de dois a cinco anos e 11 meses. A creche foi reformada e ampliada. Ganhou uma rampa de acessibilidade, um parquinho e grama sintética.

A escola conta com um ambiente climatizado, cinco salas de aula, além de uma sala multifuncional onde os alunos terão acesso à leitura, escrita, vídeos, cinema, dança, teatro, dentre outras atividades.

"Agradecemos pela sensibilidade do prefeito. Meu pai é merecedor, tem uma história. Sempre foi um defensor da educação e essa escola é a realização de um sonho dele. Onde quer que ele esteja, com certeza, vai estar feliz. A comunidade também está muito agradecida", disse.


A família de Almir Garcia estava presente na inauguração, como a viúva Odete Francisca da Silva e os filhos. Primogênito do ex-combatente, Valmir Garcia, agradeceu a homenagem ao seu pai.

A UMEI Lizete Maciel foi inaugurada no final da tarde. A unidade também era uma creche comunitária e foi municipalizada. Atende 100 crianças de dois a cinco anos e 11 meses. Foi reformada e ampliada, ganhando novas salas e uma quadra esportiva coberta. A escola conta com oito salas de aula e uma sala multimeios.
 

 
 

Ela homenageia a professora mineira Lizete Maciel, que veio morar em Niterói com os filhos e o marido nos anos 70 e faleceu em 1991 nos Estados Unidos.

O prefeito da cidade destacou que os investimentos em UMEIs integram o Programa Mais Infância, que tem a parceria do governo federal, e tem como o objetivo a qualificação e a expansão da educação infantil no município pelos próximos quatro anos.

"Somente a educação promove a emancipação e o aumento do repertório de informações para que as pessoas possam transformar a sociedade. A educação também é uma ferramenta poderosa na prevenção à violência. Estamos consolidando a política estatal de educação em Niterói. É extraordinário o que fizemos em tão pouco tempo", declarou.

O secretário Waldeck Carneiro destacou o compromisso do atual governo com a área de educação.

"As novas UMEIs traduzem um compromisso, um entendimento de que isso é fundamental para que Niterói se desenvolva. Representa um salto de qualidade do ponto de vista administrativo e pedagógico", afirmou.

Waldeck citou outros investimentos feitos em escolas, como a municipalização de um Ciep no Caramujo, a implantação de dois Núcleos Avançados de Educação Infantil no Cafubá e Capim Melado e a inauguração da primeira escola de ensino fundamental integral, além de iniciativas futuras como UMEIs no centro e no Barreto.

Além da inauguração das unidades do Maceió e Jacaré, a Prefeitura entregou na última terça-feira (1/4) a reforma da UMEI Elenir Ramos Meirelles, em Pendotiba, que conta com 100 crianças.


Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.