quarta-feira, 16 de abril de 2014

INEA FARÁ CAMPANHA DE FISCALIZAÇÃO CONTRA BALÕES


Balão cai sobre a Baía de Guanabara. Foto de Axel Grael.
 
Balões causam incêndios florestais.


Campanha contra soltura de balões começa dia 15 e vai incluir ações de fiscalização

A Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro lança amanhã, dia 15 de abril, uma campanha de conscientização sobre os perigos de soltar balões. A prática é crime (artigo 41 de Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98) e causa acidentes graves nas florestas e é um risco constante aos moradores do estado.

Apesar do monitoramento diário das unidades de conservação do Estado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), um estudo da SEA constatou que grande parte destes incêndios florestais acontece em locais de difícil acesso e atinge parte considerável da Mata Atlântica.

Outro dado que merece atenção diz respeito ao número de chamados que chegam ao Disque-Denúncia do Projeto Linha Verde. Em 2013 foram registradas 252 denúncias. A maioria das denúncias trata dos locais onde os balões são confeccionados e onde serão soltos. Deste total, a maior parte das incidências ocorre na Zona Oeste, nos bairros de Campo Grande e Jacarepaguá, Niterói e São Gonçalo.

SOLTAR BALÃO É CRIME E UMA IRRESPONSABILIDADE - AMEAÇA FLORESTAS, MORADIAS, INDÚSTRIAS, AVIAÇÃO, ETC.


Apesar dos registros de 2013 serem menores que os computados em 2012 (375 denúncias), comprovando que a campanha vem apresentando resultados positivos, há ainda muitos casos contabilizados entre os meses de abril e julho, período que inicia os preparativos em homenagem a São Jorge, comemorado dia 23 de abril, e também das festas juninas.

A campanha, lançada em 1999, visa conscientizar a população sobre os perigos da prática de soltar balões e desestimular os atos de baloeiros a partir de ações de prevenção e repressão, combatendo a confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. A 15ª edição da campanha vai abranger todo o estado e se estender até 15 de setembro.

Além da campanha, a Secretaria do Ambiente vai intensificar as operações de combate a este tipo de crime ambiental. Agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, com apoio de técnicos do INEA, do Comando de Polícia Ambiental (Polícia Militar) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Polícia Civil), irão percorrer o estado com megaoperações na tentativa de inibir a soltura de balões. As ações levam em conta, principalmente, as denúncias que chegam a central do Linha Verde.

O Disque-Denúncia tem no projeto Linha Verde o braço especializado no atendimento de informações sobre crimes ambientais. Quem fizer a denúncia tem a garantia de sua identidade preservada, do anonimato. Para fazer as denúncias sobre crimes ambientais é só ligar para 2253-1177, pessoas que estão no município do Rio de Janeiro. Já o número 0300 253-1177, que tem custo de uma ligação local, é para quem se encontra em outros municípios.

Vale lembrar que são oferecidas recompensas, com valores entre R$ 300,00 e R$ 2 mil, por informações feitas ao Disque-Denúncia Linha Verde que levem a apreensão de balões e/ou identificação e localização de baloeiros.

Fonte: INEA

--------------------------------------
Leia também:

SOLTAR BALÃO É CRIME:
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Crime ambiental: hoje de manhã, 20 balões sobre Niterói
Incêndio criminoso na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu


QUEIMADAS EM NITERÓI - LEMBRANDO OS RECENTES INCÊNDIOS DESTE VERÃO:
Danos causados pelo fogo nas encostas de Niterói (sobrevoo de 10/02/2014)
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor
Incëndio controlado no Parque Estadual da Serra da Tiririca
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem
FORTE ESTIAGEM QUE ASSOLA A REGIÃO ESTÁ MUITO MAIS SEVERA EM NITERÓI
Niterói em alerta contra incêndios florestais
Incêndio assusta moradores do Morro da Penha no bairro Ponta D’Areia

DANOS AMBIENTAIS E À SAÚDE CAUSADOS PELAS QUEIMADAS:
Queimadas: mitos e verdades
NASA: Fogo na Amazônia (2010) gerou mais CO2 para a atmosfera que as emissões anuais da India
Câmara dos Deputados discutirá poluição atmosférica nas grandes cidades
Como o Brasil, toda a América Latina passa por sérios problemas climáticos
Brasil deve esquentar pelo menos 3°C até 2100
Guarda-parques empossados fazem treinamento para atuar em UC estaduais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.