domingo, 24 de março de 2019

Espaço Nova Geração começa a funcionar no 2º semestre



Segundo a Prefeitura de Niterói, o cronograma das intervenções nos dois Cieps está dentro do previsto. Foto: Divulgação/Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói



Cieps Anísio Teixeira e Ester Botelho estão sendo reformados para oferecer o programa


No início do segundo semestre começam a funcionar em Niterói os dois primeiros Espaços Nova Geração, onde crianças e jovens terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer. A informação é do secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael. Segundo ele, os Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e Ester Botelho, no Cantagalo, os primeiros a oferecer o Nova Geração, estão com as obras de reforma na reta final. Os dois Cieps foram municipalizados ano passado.

“As obras nos dois Cieps estão seguindo o cronograma. Serão as primeiras unidades de educação de Niterói a receber os Espaços Nova Geração, um programa importante para o desenvolvimento de crianças e jovens, oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro deles. O Espaço Nova Geração também será levado a outras regiões da cidade”, diz Axel Grael.

O projeto da reforma dos Cieps Anísio Teixeira e Ester Botelho inclui a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação serão trocados. Também serão substituídos os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. As unidades também receberão tratamento paisagístico nas áreas externas.


No início do segundo semestre começam a funcionar em Niterói os dois primeiros Espaços Nova Geração, onde crianças e jovens terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer. A informação é do secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael. 
“As obras nos dois Cieps estão seguindo o cronograma. Serão as primeiras unidades de educação de Niterói a receber os Espaços Nova Geração, um programa importante para o desenvolvimento de crianças e jovens, oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro deles. O Espaço Nova Geração também será levado a outras regiões da cidade”, diz Axel Grael.


O Ciep Anísio Teixeira também vai abrigar uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), disponibilizando cerca de 80 vagas para crianças com idades entre 3 e 5 anos.

Municipalizações – Abandonado há mais de 10 anos, o Ciep localizado na comunidade Buraco do Boi, no Barreto, foi o primeiro a ser municipalizado pela atual gestão da Prefeitura de Niterói e, há dois anos, abriga a Umei Jacy Pacheco. Já o Ciep Antinéia Silveira Miranda, no Caramujo, foi totalmente reformado pelo Município e está em funcionamento com 280 crianças matriculadas em horário integral.

Nova Geração – Os Cieps Anísio Teixeira e Ester Botelho serão clubes-escola no contraturno escolar com pratica de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.