sábado, 23 de março de 2019

NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário Arariboia completa dois anos



Equipe do programa Niterói de Bicicleta e do Bicicletário Arariboia. Foto Cinthia Martins.

Participantes do evento de celebração do aniversário do Bicicletário Arariboia. Foto Cinthia Martins.


COMENTÁRIO:

Na manhã de hoje, comemoramos dois anos do Bicicletário Arariboia, equipamento projetado, implantado e operado pelo programa Niterói de Bicicleta, da Prefeitura de Niterói.

Dias após a sua inauguração, o Bicicletário Arariboia já alcançava a sua lotação completa e o número de usuários cresceu rapidamente e o equipamento hoje é uma referência para outras cidades e tem atraído a atenção de planejadores e gestores de políticas públicas para bicicletas. Temos recebido visitantes do Brasil e de outros países.

Segundo os dados, 50% dos usuários passaram a vir ao Centro da cidade de bicicleta após a disponibilidade dos serviços do bicicletário.

Para saber mais sobre o programa Niterói de Bicicleta, acesse os seguintes links:

Site do Niterói de Bicicleta
Bicicletário Arariboia
Relatórios e Pesquisas

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



----------------------------------------



Bicicletário Arariboia completa dois anos

Moradora do Fonseca, a bailarina Thamires Costa, de 22 anos, utiliza o bicicletário duas vezes por semana. Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói


Número de ciclistas cadastrados já ultrapassa 7 mil. Sábado será de programação especial

Neste sábado, o bicicletário Arariboia, no Centro de Niterói, completa dois anos de funcionamento e chega à marca de 7.686 ciclistas cadastrados. No primeiro ano de operação, essa marca era de 4.003 ciclistas. Para celebrar a data, será realizada uma série de eventos neste domingo (24), na Praça Arariboia.

A programação, organizada pelo Programa Niterói de Bicicleta, Nittrans, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e Bike Anjo, começa às das 10 horas. Terá café da manhã, roda de conversa com as Bike Anjas, oficinas de reparos, feira ciclística, estandes de cicles, entre outras atividades.

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, enfatiza que a experiência do programa Niterói de Bicicleta mostra que a melhoria da infraestrutura cicloviária produz o aumento do número de ciclistas na cidade, com benefícios para a mobilidade e a sustentabilidade.

“Poucos dias após a sua inauguração, o bicicletário já estava cheio e o número de usuários cresceu rapidamente. Hoje, não há dúvidas de que o bicicletário aumentou o número de usuários da bicicleta. A Prefeitura já se prepara para implantar mais cinco bicicletários aos moldes do Arariboia, na Região Oceânica, como parte do Sistema Cicloviário da Região Oceânica, que terá mais de 60 quilômetros”, diz o secretário.

Já é possível perceber o aumento do número de bicicletas circulando pelos diferentes pontos da cidade. E este crescimento é bastante significativo entre as mulheres. Um levantamento feito pelo programa Niterói de Bicicleta, em 2018, mostra a adesão do sexo feminino ao transporte. O aumento da frequência feminina no bicicletário Arariboia foi de 30% no ano passado.

Moradora do Fonseca, a bailarina Thamires Costa, 22 anos, utiliza o bicicletário duas vezes por semana reforçando esta estatística, e conta como o espaço contribuiu para facilitar a sua rotina.

“Eu trabalho e estudo no Rio, e ainda faço aulas de inglês em Niterói. Foi incrível esta iniciativa de ter um bicicletário público com toda esta estrutura, que oferece mais segurança para o ciclista deixar a bike. Sem falar que ainda tem como fazer pequenos reparos aqui”, conta Thamires.

O bicicletário no Centro de Niterói funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h. Após ganhar mais 30 vagas no ano passado, agora o espaço disponibiliza 446 vagas. Os usuários não pagam nada para estacionar as bikes.

Fonte: O Fluminense













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.