segunda-feira, 25 de março de 2019

Prefeitura e UFF discutem parceria nas áreas de sustentabilidade e resiliência



Abertura do Diálogo Prefeitura de Niterói - UFF, com o reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega e o vice-reitor Fábio Barboza Passos.


Equipes da Prefeitura de Niterói e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) reuniram-se na última sexta-feira (22/03) no Diálogo sobre Sustentabilidade e Resiliência, no Auditório da Faculdade de Economia, no Campus Gragoatá.

O evento foi aberto pelo reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, pelo vice-reitor Fábio Barboza Passos e pelo secretário executivo da Prefeitura de Niterói Axel Grael. O objetivo do encontro foi o intercâmbio de informações visando identificar as sinergias entre os projetos da Prefeitura e o trabalho de pesquisa da UFF e promover uma maior parceria entre as duas instituições.

Conforme foi combinado, após o evento, as áreas afins ficaram de se encontrar para desenvolver projetos de parcerias. Posteriormente, outros encontros serão agendados para a alinhar parcerias em outros temas de interesse.

Os assuntos debatidos foram:


Dionê Marinho Castro apresentou o PRO-Sustentável.


Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré

A geógrafa Dionê Marinho Castro, coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), apresentou o conjunto de investimentos em sustentabilidade e infraestrutura, realizados com financiamento da Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF. O foco da apresentação de Dionê foi o Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré, que já conta com a parceria do Instituto de Geociências e o Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana - CERSU, que também será implantado no Jacaré. Para esse projeto, há entendimentos para uma parceria com a Faculdade de Engenharia Agrícola e Ambiental.

A professora Deise Nunes, da UFF, apresentou as iniciativas de sustentabilidade em desenvolvimento nos diversos campi da universidade. 


Valéria Braga e o Programa Enseada Limpa


Turismo de Base Comunitária - Programa Enseada Limpa

A engenheira florestal Valéria Braga, da Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, apresentou o Programa Enseada Limpa (despoluição da Enseada de Jurujuba) e a iniciativa de integração comunitária aproveitando as potencialidades do turismo de base comunitária nas comunidades de Jurujuba.

Em seguida, falou o professor João Evangelista, da Faculdade de Turismo, que apresentou as iniciativas da UFF no setor. Já há uma boa experiência de parceria entre a Faculdade de Turismo e a Prefeitura, através da NELTUR, que já produziu interessantes estudos do impacto econômico em Niterói de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos. Identificou-se novas possibilidades de parcerias no tema do turismo.



Apresentando o Desafio da Macrodrenagem de Icaraí.


Macrodrenagem do Rio Icaraí

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, apresentou os desafios, os estudos e projetos para solucionar o problema das inundações recorrentes em situações de chuvas fortes no bairro de Icaraí. Foram apresentados os pontos críticos de alagamento, como é o caso da Avenida Roberto Silveira, principalmente nas proximidades do Campo de São Bento e do Caio Martins.

Dentre os desafios, está a densidade urbana do bairro, a grande quantidade de prédios construídos sobre o Rio Icaraí - o que dificulta a drenagem e a manutenção. 

A seguir, houve a interessante apresentação do professor Paulo Luiz da Fonseca, que apresentou todos os estudos da Faculdade de Engenharia sobre o problema. Os estudos serão muito úteis para definir a melhor solução técnica para resolver o problema.  


Cel. Walace Medeiros: Defesa Civil de Niterói


Soluções tecnológicas para gestão de áreas de risco

O Cel. Walace Medeiros, responsável pela Defesa Civil de Niterói, apresentou o Plano Niterói Mais Resiliente, que inclui o Mapeamento das Áreas de Risco de Niterói e os avanços em tecnologia e gestão que fizeram com que a Defesa Civil seja considerada uma das melhores do país atualmente.

A UFF foi representada pelo Prof. Elson Antônio do Nascimento, Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Há alguns anos, o Prof. Elson vem desenvolvendo estudos sobre as áreas de risco na cidade de Niterói. As duas equipes combinaram de se encontrar para verificar a possibilidade de parceria na área de mapeamento de risco e o SIGEO.


Filipe Simões, apresentou o Niterói de Bicicleta


Niterói de Bicicleta: Circuito Cicloviário Universitário

O Niterói de Bicicleta foi representado por Filipe Simões, que apresentou as iniciativas do programa, as obras em andamento e previstas. Foi dada especial atenção ao Circuito Universitário, que integra os principais campi da UFF e de outras universidades.

O Prof. Levy Salvi, da UFF, apresentou vários resultados de pesquisas e de Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCC que já abordaram a mobilidade por bicicleta em Niterói.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




----------------------------------------



Prefeitura e UFF discutem parceria nas áreas de sustentabilidade e resiliência

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, apresentou para professores e alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) os principais projetos da administração municipal nas áreas de sustentabilidade e resiliência, durante um workshop, nesta sexta-feira (22), no Campus do Gragoatá. Ele também destacou o potencial de uma parceria da Prefeitura com a universidade nas áreas de Turismo, Defesa Civil e Engenharia. Participaram do evento o reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, o vice-reitor Fábio Barboza Passos e o secretário de Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros.

Grael destacou a importância de uma parceria do município com setores da UFF, para a integração de estudos e pesquisas, tanto para cooperação no processo estratégico de criação e implementação, como na parte operacional dos projetos, em prol do desenvolvimento da cidade.

“A UFF tem uma grande contribuição a dar para Niterói através dos seus mestres, corpo técnico e alunos. Por isso buscamos essa parceria que será muito benéfica para a solução dos desafios da administração pública, principalmente na área ambiental”, destacou Axel Grael.

Entre os projetos em discussão no workshop estão o programa Enseada Limpa, a macrodrenagem do Rio Icaraí, soluções tecnológicas para gestão de áreas de risco, turismo de base comunitária e manutenção do circuito cicloviário universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.