quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Uma visão para a sustentabilidade

Por Haroldo Mattos de Lemos


O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD) lançou em fevereiro passado o relatório: Visão 2050 – A Nova Agenda para os Negócios (Vision 2050 – The New Agenda for Business). Ele foi produzido por 29 empresas do WBCSD, discutido em 20 países com centenas de empresas e especialistas, e apresenta as condições e ações necessárias para que em 2050 o mundo esteja caminhando para atingir a sustentabilidade. O relatório já foi traduzido para o português pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.

Para a sustentabilidade, precisaremos adotar mudanças fundamentais nas estruturas de governança, na economia, nos negócios e no comportamento humano. Essas mudanças são necessárias, factíveis e oferecem grandes oportunidades de negócios para empresas que adotem a sustentabilidade como estratégia. Mas as mudanças não serão de responsabilidade apenas das empresas. O nosso futuro depende, como nunca antes na história, do que empresas, governos e cidadãos fizerem agora, de forma coordenada e integrada.Em virtude das tendências das mudanças climáticas, do aumento da população global, da urbanização e das melhores ações das empresas, governos e sociedade, Visão 2050 reflete o melhor resultado possível para a população humana e para o planeta onde viveremos nas próximas quatro décadas. O objetivo final é que, em 2050, os 9 bilhões de habitantes que teremos na Terra vivam todos bem – com alimentos suficientes, moradia, água potável, saneamento, transporte, educação e saúde –, mas dentro dos limites do que este pequeno e frágil planeta pode oferecer e renovar a cada dia.

Vision 2050 enfatiza que “business as usual” não vai atingir a sustentabilidade nem assegurar prosperidade econômica e social. A sustentabilidade vai exigir mudanças radicais, começando agora, e as empresas devem fazer o que fazem melhor: inovar, adaptar, colaborar e executar. Uma das certezas que temos hoje é que em 2050 a vida será muito diferente para a humanidade. Nesse caminho para atingir sustentabilidade, a mudança de comportamento e a inovação social serão tão importantes quanto inovações tecnológicas.

Entre as ações necessárias para atingir os objetivos do Vision 2050, estão:

1) Atender as necessidades de desenvolvimento de bilhões de pessoas, possibilitando educação e realização econômica, desenvolvendo soluções, estilos de vida e comportamentos radicalmente mais ecoeficientes.
2) Incorporar o custo das externalidades, começando com carbono, serviços prestados pelos ecossistemas e água.
3) Dobrar a produção agrícola sem aumentar a quantidade de terra ou de água usados.
4) Cessar os desmatamentos e aumentar o rendimento das florestas plantadas.
5) Reduzir à metade, até itemIntroText, as emissões de carbono no mundo inteiro (base: nível de emissões de 2005), com as emissões de gases-estufa atingindo seu máximo até 2020, através da mudança para sistemas de energia com baixo carbono.
6) Prover acesso universal ao transporte com baixo carbono.
7) Atingir uma melhoria de eficiência de quatro a dez vezes no uso de recursos e materiais.

A análise dessas ações necessárias nos dá uma indicação de quão árduo e espinhoso será o caminho para a sustentabilidade. Se continuarmos com “business as usual”, em 2050 a humanidade estará consumindo os recursos naturais de 2,3 planetas para atender a suas necessidades. O WBCSD acredita que o mundo já tem o conhecimento, ciência, tecnologias, habilidades e recursos financeiros necessários para alcançar os objetivos do Vision 2050. As fundações para grande parte do que será necessário fazer deverão ser construídas já na próxima década.

Fonte: Associação Comercial do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.