quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Revista Náutica: Três alunos do Projeto Grael são selecionados para correr Cape Town-Rio

08/12/2010 - 12:33

Três alunos foram convidados para correr a famosa regata internacional

Da Velassessoria
Assessoria de imprensa

Três alunos do Projeto Grael, em Niterói foram selecionados para participar da regata Cape Town-Rio, que acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2011. O convite partiu do comodoro do Royal Cape Yacht Club, John Martin, durante visita ao Rio de Janeiro para tratar da realização da Regata Cidade do Cabo-Rio, em parceria com o Iate Clube do Rio de Janeiro.

Samuel Gonçalves, Alex Sandro Mattos e Hallan Batista embarcam no dia 1° de janeiro para a África do Sul graças ao patrocínio da empresa Wellstream, que atua no setor offshore. A largada da competição está prevista para acontecer no dia 15 de janeiro. Os três jovens atravessarão o Atlântico a bordo de um veleiro de 41 pés da Marinha da África do Sul. Eles virão acompanhados por outros três tripulantes sul-africanos. A estimativa é que a travessia até o Rio de Janeiro dure entre 15 e 20 dias, sem escalas. Antes da viagem, os meninos entraram numa rotina de treinamentos: o presidente do Projeto Grael, Axel Grael, fez uma parceria com a academia Niterói Swim, em Icaraí, onde os alunos fazem uma série de exercícios voltados aos movimentos a bordo.

Além de participar com jovens na competição, o Projeto Grael dará apoio à organização da prova. A regata, além de se tornar um marco na história do Projeto Grael, vai marcar também o resgate de um evento tradicional da vela oceânica para o Rio de Janeiro. Nas duas últimas edições, a prova foi realizada com chegada em Salvador, na Bahia. O Rio havia perdido eventos importantes para outras cidades, como aconteceu recentemente com a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race (VOR), vencida na última edição pelo brasileiro Torben Grael.

“Ao longo do tempo, a Baía de Guanabara foi perdendo espaço como palco da vela para lugares como Búzios (RJ), Ilhabela (SP) e Salvador (BA). Neste contexto, esperamos que a volta da Regata Cidade do Cabo-Rio seja um marco do resgate da tradição do Rio de Janeiro em sediar eventos da vela oceânica internacional”, destaca Axel Grael.

Conheça os alunos do Projeto Grael que vão participar da Cape Town-Rio:

Samuel Gonçalves, 23 anos, morador do Fonseca, em Niterói/RJ, estuda Desenho Industrial na Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem o certificado da Federação Brasileira de Vela como gerente de regatas. Já participou de várias competições de alto nível como o Campeonato Mundial da Juventude da Isaf (órgão máximo da vela), em Búzios, Rio de Janeiro, em 2009, e no XV Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Samuel ganhou muitos títulos na vela nacional, como o tricampeonato brasileiro da classe Ranger 22, e conta com 4.025 milhas náuticas navegadas. Para ele, a Cape Town-Rio será um passo para um sonho maior, que é dar a volta ao mundo. Atualmente, Samuel faz parte da tripulação do ídolo Torben Grael no barco S40.

Alex Sandro Mattos, 21 anos, morador da comunidade do Preventório, em Charitas/Niterói, entrou para o Projeto Grael em 2002, onde se formou em mecânica diesel, marcenaria, eletrônica, fibra de vidro e vela avançada. Atualmente, se prepara para o concurso da FAETEC no curso de Construções Navais. Alex Sandro sonha em ser velejador, mas devido às dificuldades de patrocínio no Brasil, esse sonho se torna mais distante e teme que a vela acabe se tornando apenas um hobby. O jovem está ansioso para a primeira viagem internacional e acredita que através dessa experiência muitas outras oportunidades virão.

Hallan Batista, 22, também morador do Preventório, já participou de várias competições como o Campeonato Estadual de Ranger, em 2009 e 2010, Regata Santos-Rio, em 2009 e 2010, e do Circuito Rio de 2008 a 2010. Hallan entrou para o Projeto Grael em 2006, onde cursou capotaria, refrigeração e eletrônica. No projeto foi também monitor de vela. Ele sonha em ser oceanógrafo e está ansioso para ver o barco no qual irá velejar na Cape Town-Rio.

Saiba mais sobre o Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há doze anos por uma iniciativa dos irmãos Torben e Lars Grael e o velejador Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente da instituição.

Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras.

Fonte: Site da Revista Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.