quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A honra de ser finalista do Prêmio Empreendedor Social 2010

Os seis empreendedores sociais finalistas. Da direita para a esquerda: Carlos Zuma, Roberto Kikawa, Axel Grael, Márcia Rolon, Sueli de Lima e o representante de José Júnior, do AfroReggae, que não pode comparecer devido a sua atuação de mediação comunitária nos conflitos que assolaram o Rio de Janeiro naqueles dias.

No dia 25 de novembro, foram anunciados em cerimônia no MASP, em São Paulo, os vencedores do Prêmio Empreendedor Social 2010 e do Prêmio Empreendedor Social do Futuro (atividades iniciadas de 12 a 36 meses), iniciativa da Folha de São Paulo e da Fundação Schwab,  Para chegar aos vencedores, os organizadores analisaram o trabalho de 266 inscritos, de 23 estados e do Distrito Federal, selecionando como finalistas, seis candidatos ao Prêmio Empreendedor Social e quatro a Empreendedor Social do Futuro.

Mirjam Schoening, diretora executiva da Fundação Schwab disse que o Brasil foi recordista de inscrições e teve o processo mais competitivo de seleção para o Prêmio, dentre todos os 47 países participantes.

Foi com muito orgulho que recebemos a confirmação que o PROJETO GRAEL estava entre os finalistas da categoria principal. Mostra a boa repercussão do trabalho que desenvolvemos.

RJ TEVE MAIS DA METADE DAS ORGANIZAÇÕES FINALISTAS

É bastante significativo que quatro dos seis empreendedores finalistas tenham sido do Rio de Janeiro. O resultado mostra a importância e a qualidade do terceiro setor fluminense, que deve ser visto como uma grande esperaça para que o estado consiga reverter a grave crise social que enfrenta, que cuminou com os conflitos armados que puseram fim a ocupação das comunidades do Complexo do Alemão. Por coincidência, e por forte simbolismo, o conflito teve o seu início justamente no dia da premiação, o que impossibilitou a participação no evento de um dos mais importants nomes dentre os participantes, o José Júnior, do AfroReggae, que estava envolvido nos esforços de resolução de conflitos naquelas comunidades.

A construção de um futuro de paz e justiça social no Rio de Janeiro dependerá dos esforços governamentais, mas, sobretudo, da capacidade de reação, mobilização e organização da sociedade civil. Consideramos que a forte presença do Rio de Janeiro em um seleto grupo de excelência em empreendedorismo social, como conseguiu-se reunir no presente Prêmio, mostra que a sociedade fluminense tem este potencial e esta vocação.

PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2010

Os finalistas do Prêmio são listados, a seguir, em ordem alfabética:
  • Axel Grael:  engenheiro florestal e ambientalista, presidente do  Projeto Grael, com sede em Niterói, RJ.
  • Carlos Eduardo Zuma: psicólogo, fundador do Instituto Noos de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais. Rio de Janeiro, RJ.
  • José Júnior: líder comunitário, fundador do Grupo Cultural AfroReggae, Rio de Janeiro, RJ.
  • Márcia Rolon: bailarina e formada em educação física, lidera o Instituto Homem Pantaneiro/Escola de Artes Moinho Cultural, Corumbá, MS.
  • Roberto Kikawa: médico, idealizador do Projeto CIES. São Paulo, SP.
  • Sueli de Lima: artista plástica e educadora, fundadora da Casa da Arte de Educar. Rio de Janeiro, RJ.

VENCEDOR


Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010.

Centro Médico Móvel, pronto para receber o público.

O vencedor de 2010, escolhido pelo Juri, foi o médico gastroenterologista Roberto Kikawa, idealizador do impressionante Projeto CIES - Centro de Integração Educação e Saúde, uma bem estruturada iniciativa que leva atendimento médico preventivo, especializado e de alta tecnologia a comunidades carentes. O atendimento é feito por meio de um centro médico móvel avançado: a chamada "Carreta da Saúde", como é conhecido um caminhão com 100 m2 de área útil quando aberto e que atende até dez especialidades. O CIES já beneficiou mais de 24 mil pessoas, atingiu 15 cidades de três Estados e atraiu o interesse de outras 50 no Brasil e no exterior (Angola, Colômbia, Itália, Níger, Panamá e Venezuela).


PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO


Wagner Gomes de Souza, fundador da ADEL

O vencedor do Prêmio, que é concedido a empreendedores dedicados a iniciativas em formação, de 1 a 3 anos de existência, foi o economista Francisco Wagner de Souza, fundador da ADEL - Agência de Desenvolvimento Econômico Local, de Pentecoste, Ceará. Trata-se de uma jovem e bem sucedida iniciativa de apoio aos agricultores do sertão daquela região do Ceará.

Os outros candidatos finalistas foram:
  • Karina Rehavia, do Ninui Informação na Internet e Comércio de Artesanato, de Parati, RJ.
  • Marcelo Feijó de Mello, do Instituto Prove, São Paulo, SP.
  • Ricardo Cardim, da Associação Amigos das Árvores, de São paulo, SP.
PARABÉNS AOS VENCEDORES E QUE O SUCESSO CONTINUE PARA TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.