quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projetos ambientais ajudam a conhecer e melhorar a Baía de Guanabara

Registro de grande aglomeração de lixo flutuante na Baía de Guanabara. Foto da equipe do Projeto Grael participante do Projeto Baía de Guanabara

Lixo na Baía de Guanabara. Foto Projeto Baía de Guanabara.


Localização do ponto onde a mancha de lixo foi localizada a mancha de lixo acima.

Embarcação Coral, especialmente adquirida para o trabalho de monitoramento das correntes da Baía de Guanabara. Na foto, a tripulação composta por ex-alunos do Projeto Grael (que registrou as imagens acima) simula a atividade de lançamento de derivadores, equipamentos que registram as correntes. A bordo, Marina Silva (homônima da ex-candidata à presidência), madrinha do barco.


As fotos acima registram parte da rotina dos ex-alunos do Projeto Grael, hoje contratados para atuar no Projeto Baía de Guanabara que visa levantar dados coletados in loco que ajudem no conhecimento e na divulgação da qualidade ambiental da aía.

O Projeto Baía de Guanabara é uma iniciativa da BG Brasil, da Prooceano, do Projeto Grael e dos laboratórios LAMMA (UFRJ) e LAMCE (COPPE-UFRJ).

Através do Projeto, são gerados dados semanais sobre as correntes, coletados com o auxílio de derivadores, em jornadas de 12 horas, correspondentes a um ciclo de maré. Os dados são disponibilizados ao público através do site http://www.projetobaiadeguanabara.com.br/, onde pode-se também obter mais informações sobre a metodologia utilizada.

Além do Projeto Baía de Guanabara, o Projeto Grael também desenvolve outra iniciativa envolvendo os seus alunos, visando retirar das águas da Baía o lixo flutuante. Trata-se do Projeto Águas Limpas, que tem a parceria da empresa Águas de Niterói - concessionária de águas e esgoto da cidade - e a CLIN, empresa municipal responsável pela limpeza de Niterói, além do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Embarcação Águas Limpas, operado por ex-alunos do Projeto Grael, treinados para retirar o lixo flutuante da Baía de Guanabara. 

2 comentários:

  1. A baia de guanabara precisa de ajuda!!110 mil pessoas passam pelas barcas s/a todos os dias...precisamos fazer uma açao socioecológica para mudar isso...é só uma ideia.

    ResponderExcluir
  2. Temos que concientizar as pessoas...um porto gigante que será usado bilhões dos cofre nacional para ser concluido e nem 1% direcionado a recuperação de nossa baia de guanabara!!
    será que vai ser mas uma vergonha construida de baixo de nosso nariz??

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.