sábado, 28 de julho de 2018

Seminário no Rio marca 20 anos do Projeto Grael











Rio de Janeiro, 26 de julho de 2018 - Entre os dias 16 e 27 de julho, acontece no Rio, o Seminário Barcos como Instrumento de Educação que é promovido pelo Projeto Grael em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

O evento, que marca a comemoração histórica de 20 anos do Projeto Grael, conta com palestras, oficinas e aulas teórico-práticas de vela, canoagem e remo.

A programação do Seminário inclui oficinas práticas, palestras e mesas com profissionais renomados, especialistas em pedagogia do esporte, psicologia do esporte, esporte educacional, aulas teórico-práticas de canoagem, remo e vela, além da importante participação dos irmãos Grael: Lars, Torben e Axel, que são integrantes de uma tradicional família do iatismo brasileiro (que inclui o irmão Lars Grael). Lars participou de 4 Olimpíadas, levando 2 medalhas de bronze. Foi campeão brasileiro 10 vezes, campeão sul-americano 5 vezes e 1 vez campeão mundial (em 2015). Em 1998, em Vitória, Lars foi atropelado por uma lancha, que invadiu a área de uma regata, e teve a perna direita amputada. Afastado do mar, ele entrou para a política, dedicado a continuar sua missão de incentivar o esporte.



Em 1998 os irmãos Grael deram início ao Projeto Grael, por onde já passaram 14.000 jovens. À época, a perspectiva era de formar jovens profissionais para o mercado náutico, que é um mercado carente de mão-de-obra capacitada. Com o tempo, o projeto avançou muito no ensino técnico profissionalizante e atualmente oferece a esses jovens aulas de elétrica de embarcação, carpintaria e marcenaria naval, reparos em fibra de vidro, reparos de velas e confecção de capas e toldos, manutenção de motores, preparação de marinheiros de convés. Esses jovens saem do projeto com a chancela de terem passado pelas oficinas do projeto e acabam tendo uma grande aceitação no mercado dos clubes, da frota pesqueira, dos estaleiros, das marinas.

A iniciativa do Seminário Barcos como Intrumento de Educação foi financiada pelo Programa Global de Implementação da Declaração de Doha ( Global Programme on the Implementation of the Doha Declaration), que oferece um programa de treinamento em habilidades para a vida para melhorar a inclusão dos jovens em risco e reduzir o comportamento antissocial. Emprega o ensino de habilidades para fortalecer o comportamento adaptativo e positivo para lidar com fatores de risco relacionados à violência, ao crime e ao uso de drogas.

Para mais informação:

Doha Declaration Global Programm

Fonte: UNODC



-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

O Globo Niterói celebra os 20 anos do Projeto Grael com destaque de primeira página






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.